sexta-feira, 18 de março de 2016

Preview - O jovem e o Estado


Olá, hoje trazemos a resenha da penúltima lição do trimestre sobre a carta aos Romanos. Aperte morfar e bons estudos.

Na 12° aula do trimestre na Escola Dominical, os jovens vão estudar a relação dos cristãos da época com o Império Romanos (o Estado). Para tanto, o Pastor Natalino das Neves divide o trabalho em três partes sendo abordado temáticas como: as autoridades, relação igreja e Estado, punições, medo de castigo, impostos e tributos, e muito mais.

No primeiro tópico, o autor da lição expressa precisamente sobre as autoridades, apontando sua importância, seu papel e sua correlação com Deus e com os cidadãos comuns e cristãos. Veja o quadro.

Igreja de Roma e o Estado: Naquela época tudo estava agindo numa relativa paz entre as partes, porém isso não duraria muito, pois Nero era o imperador atualmente e mesmo o Judaísmo/Cristianismo estando protegido por lei, muitos dos membros não ficavam sossegados quando o assunto era pagar os impostos e tributos cobrados pelo Estado/Império. Causando claro, grande problema para os cristãos em Roma.
Autoridades colocadas por Deus: Essa perspectiva de Paulo atualmente é vista como duvidosa entre os cristãos e cidadãos comum do Brasil, por exemplo, porém na época da carta, o apóstolo deixa claro que todas as autoridades atuantes no Estado foram colocadas por Deus e que deviam ser respeitadas. No entanto, Paulo continua afirmando que a obediência não é absoluta, pois dependendo do caso certas decisões são contra os ensinamentos de Cristo, e sobre isso Deus não se agrada.
Insubmissão as autoridades: o Judaísmo/Cristianismo eram religiões legais no Império Romano, assim não havia perseguição por parte dos Estado em cima dos participantes, porém o legalismo judaico prejudicou muito os cristãos, porque estes não se agradavam das decisões e cobranças impostas pelo Império e assim provocando revolta entre o povo. O apóstolo orienta aos justificados que tenham boa relação com o Estado para garantir a liberdade e o culto a Deus de forma pacífica e legal.

Na segunda sessão do estudo, o Pastor das Neves fala sobre o serviço prestado pelas autoridades para com Deus. Veja o quadro.

Para proteger os bons cidadãos: um dos papeis das autoridade é garantir proteção e liberdade ao povo, porém os cidadãos teriam que fazer a sua parte. Na época do Império, o Cristianismo era visto como uma ramificação do Judaísmo, garantindo assim uma liberação ao culto como forma legal, no entanto os judeus sempre vinham e causavam confusão, podendo colocar tudo a perde em ambas as partes – os cristãos e os judeus –. Isso provocaria a perseguição ao povo de Deus por parte das autoridades.
Para punir os maus cidadãos: enquanto as autoridades protegiam os bons cidadãos – aqueles que andavam na linha e conforme as leis romanas – eles castigavam quem era rebelde e desordeiro. Paulo pede cuidado por parte dos cristãos, pois sabiam que muitos dos novos convertidos ainda estavam no pecado e determinados atos poderiam prejudicar além dele, como toda a comunidade cristã romana. E o apóstolo deixa claro, a punição era tanto com Estado como para com Deus, devido os delitos e os pecados cometidos.
Submissão não por medo de castigo: Paulo quando escreve aos cristãos em Roma ratifica que a obediência a Deus e as autoridades não devia vir por medo das punições, mas por respeito e gratidão por tudo que é dado a eles, como a justificação e a liberdade de culto.

Já no terceiro e último ponto da lição, o Pastor aborda a questão envolvendo o jovem e as autoridades, mas precisamente os deveres como cidadãos. Veja o quadro.

Impostos e tributos: O apóstolo quando escreve aos romanos sobre o assunto sabe qual é a conduta dos judeus da época, por essa razão esclarece que todo cristão tem o dever de pagar suas contas, no caso os impostos e tributos do Império Romano. Se tiver dúvidas ainda é apenas lembrar da clássica frase de Jesus: dê a Cesar, o que é de Cesar, e de Deus, o que é de Deus!
Pagar a todos, o que é devido: Aqui entra o temor e a honra de todo ser humano, cristão ou não, ninguém gosta de ser acusado de devedor entre as pessoas, nesse sentido Paulo recomenda o pagamento de tudo que é devido, pois estará apresentando uma conduta digna e cristã tanto para os semelhantes, quanto para Deus.

Resumindo, essa questão envolvendo política, autoridades e comunidade cristã é algo difícil de conversar principalmente na realidade atual que vivemos no Brasil, mas como citado pelo apóstolo Paulo nós temos obrigação de respeitar nossos representantes, mesmo que eles não sejam boas pessoas. E sobre esse caso, se eles não estão servindo de forma correta e justa, principalmente como representante de Deus, o próprio Senhor irá resolver o problema, claro, em seu tempo. Então não murmure pelas paredes sobre as autoridades do país, estado ou cidade, peça misericórdia e sabedoria para agir neste mundo tal bagunçado pela política. #ServindoADeusComDignidade!

Está foi nossa preview da Escola Dominical, esperamos você na próxima. Se tiver dúvidas ou sugestões comente logo abaixo, inter!

Nenhum comentário:

Postar um comentário