Olá, hoje trazemos a
resenha da penúltima lição do trimestre sobre a carta aos Romanos.
Aperte morfar e bons estudos.
Na 12° aula do
trimestre na Escola Dominical, os jovens vão estudar a relação dos
cristãos da época com o Império Romanos (o Estado). Para tanto, o
Pastor Natalino das Neves divide o trabalho em três partes sendo
abordado temáticas como: as autoridades, relação igreja e Estado,
punições, medo de castigo, impostos e tributos, e muito mais.
No primeiro tópico, o
autor da lição expressa precisamente sobre as autoridades,
apontando sua importância, seu papel e sua correlação com Deus e
com os cidadãos comuns e cristãos. Veja o quadro.
Igreja de Roma e o Estado: Naquela época
tudo estava agindo numa relativa paz entre as partes, porém isso
não duraria muito, pois Nero era o imperador atualmente e mesmo o
Judaísmo/Cristianismo estando protegido por lei, muitos dos
membros não ficavam sossegados quando o assunto era pagar os
impostos e tributos cobrados pelo Estado/Império. Causando claro,
grande problema para os cristãos em Roma.
|
Autoridades colocadas por Deus: Essa
perspectiva de Paulo atualmente é vista como duvidosa entre os
cristãos e cidadãos comum do Brasil, por exemplo, porém na
época da carta, o apóstolo deixa claro que todas as autoridades
atuantes no Estado foram colocadas por Deus e que deviam ser
respeitadas. No entanto, Paulo continua afirmando que a obediência
não é absoluta, pois dependendo do caso certas decisões são
contra os ensinamentos de Cristo, e sobre isso Deus não se
agrada.
|
Insubmissão as autoridades: o
Judaísmo/Cristianismo eram religiões legais no Império Romano,
assim não havia perseguição por parte dos Estado em cima dos
participantes, porém o legalismo judaico prejudicou muito os
cristãos, porque estes não se agradavam das decisões e
cobranças impostas pelo Império e assim provocando revolta entre
o povo. O apóstolo orienta aos justificados que tenham boa
relação com o Estado para garantir a liberdade e o culto a Deus
de forma pacífica e legal.
|
Na segunda sessão do
estudo, o Pastor das Neves fala sobre o serviço prestado pelas
autoridades para com Deus. Veja o quadro.
Para proteger os bons cidadãos: um dos
papeis das autoridade é garantir proteção e liberdade ao povo,
porém os cidadãos teriam que fazer a sua parte. Na época do
Império, o Cristianismo era visto como uma ramificação do
Judaísmo, garantindo assim uma liberação ao culto como forma
legal, no entanto os judeus sempre vinham e causavam confusão,
podendo colocar tudo a perde em ambas as partes – os cristãos e
os judeus –. Isso provocaria a perseguição ao povo de Deus por
parte das autoridades.
|
Para punir os maus cidadãos: enquanto
as autoridades protegiam os bons cidadãos – aqueles que andavam
na linha e conforme as leis romanas – eles castigavam quem era
rebelde e desordeiro. Paulo pede cuidado por parte dos cristãos,
pois sabiam que muitos dos novos convertidos ainda estavam no
pecado e determinados atos poderiam prejudicar além dele, como
toda a comunidade cristã romana. E o apóstolo deixa claro, a
punição era tanto com Estado como para com Deus, devido os
delitos e os pecados cometidos.
|
Submissão não por medo de castigo:
Paulo quando escreve aos cristãos em Roma ratifica que a
obediência a Deus e as autoridades não devia vir por medo das
punições, mas por respeito e gratidão por tudo que é dado a
eles, como a justificação e a liberdade de culto.
|
Já no terceiro e
último ponto da lição, o Pastor aborda a questão envolvendo o
jovem e as autoridades, mas precisamente os deveres como cidadãos.
Veja o quadro.
Impostos e tributos: O apóstolo quando
escreve aos romanos sobre o assunto sabe qual é a conduta dos
judeus da época, por essa razão esclarece que todo cristão tem
o dever de pagar suas contas, no caso os impostos e tributos do
Império Romano. Se tiver dúvidas ainda é apenas lembrar da
clássica frase de Jesus: dê a Cesar, o que é de Cesar, e de
Deus, o que é de Deus!
|
Pagar a todos, o que é devido: Aqui
entra o temor e a honra de todo ser humano, cristão ou não,
ninguém gosta de ser acusado de devedor entre as pessoas, nesse
sentido Paulo recomenda o pagamento de tudo que é devido, pois
estará apresentando uma conduta digna e cristã tanto para os
semelhantes, quanto para Deus.
|
Resumindo, essa questão
envolvendo política, autoridades e comunidade cristã é algo
difícil de conversar principalmente na realidade atual que vivemos
no Brasil, mas como citado pelo apóstolo Paulo nós temos obrigação
de respeitar nossos representantes, mesmo que eles não sejam boas
pessoas. E sobre esse caso, se eles não estão servindo de forma
correta e justa, principalmente como representante de Deus, o próprio
Senhor irá resolver o problema, claro, em seu tempo. Então não
murmure pelas paredes sobre as autoridades do país, estado ou
cidade, peça misericórdia e sabedoria para agir neste mundo tal
bagunçado pela política. #ServindoADeusComDignidade!
Está foi nossa preview
da Escola Dominical, esperamos você na próxima. Se tiver dúvidas
ou sugestões comente logo abaixo, inter!

Nenhum comentário:
Postar um comentário