Olá, hoje começamos mais um novo trimestre de Lições Bíblica Jovens, com novos assuntos e discussões. Então aperte morfar e bons estudos.
No quarto trimestre de
2015, os jovens vão trabalhar com a temática geral “Estabelecendo
relacionamentos saudáveis: vivendo e aprendendo a viver” com o
comentarista Esdras Costa Bentho. Na primeira aula teremos os moldes,
os fundamentos e os princípios para estabelecer um relacionamento.
Dessa forma a aula é distribuída em três partes.
Na primeira sessão da
aula, o comentarista fala dos relacionamentos construídos por Deus a
partir de Gênesis. Sendo primeiro o relacionamento com Deus, pois
toda humildade é a imagem do Criador e isso nos garante uma
aproximação ainda maior com Ele, é necessário apenas estabelecer
contato verdadeiro e genuíno com o Senhor, Ele está aberto para
todos. O segundo relacionamento é com a criação, Deus ordenou que
o ser humano cuida-se e preserva-se do planeta estreitando uma
aproximação. E por fim, o relacionamento com o próximo, semelhante
ou o outro, para que o humano não se sentisse só e que tivesse
alguém de igual para promover tipos diferentes de relacionamentos. E
é nesse assunto que se trata o segundo tópico.
Em seguida o autor
fala dos fundamentos de um relacionamento, em outras palavras, do
amor que é usado para a construção dessa comunhão. São três: o
fraterno – conhecido também como amor entre irmãos – um
relacionamento construído com pessoas consanguíneos e parentes
próximos, porém dependendo do introrsamento terceiros são somados
neste tipo de relacionamento. Ágape, um amor tão puro que apenas
Deus é digno, pois é um amor de sacrifício, de altruísmo, um amor
voluntário, e infelizmente nem todos os humanos tem essa qualidade.
Porém Jesus – terceiro – foi o maior exemplo deste amor e
demonstrou como as pessoas podem desenvolver esse relacionamento tão
verdadeiro e puro, no entanto, é necessário em primeiro lugar uma
entrega a Cristo e o abandono completo do mundo para que esse amor
possa enfiem entrar no coração do cristão e florescer.
No final, o terceiro
tópico é abordado os princípios básicos para se estabelecer
relacionamentos. É necessário respeito, ética e alteridade. Veja a
tabela para compreensão melhor.
Respeito
|
O respeito é um valor moral
necessário ao convívio saudável e harmônico. Por meio dele
apreciamos e reconhecemos o próximo e os seus direitos: à vida,
à felicidade; ao trabalho; ao culto; à livre expressão de
ideias. No mundo globalizado e multicultural de hoje, o respeito é
uma necessidade para a boa convivência
|
Ética
|
Em aspecto prático, a ética
refere-se às normas de conduta sob as quais a sociedade e o
indivíduo vivem. Todavia, a base da ética cristã não são os
costumes sociais, mas o caráter santo e misericordioso de Deus,
os ensinos de Jesus, e as Escrituras.
|
Alteridade
|
Ele vive em comunidade e interage
com o outro, que lhe é diferente. Isto cria uma relação de
interdependência e solidariedade, que são necessárias ao
desenvolvimento pessoal e coletivo do ser humano. Por meio da
alteridade a pessoa se coloca no lugar da outra, procurando
entendê-la, respeitando as diferenças que existem entre ambas.
|
Concluímos que para
estreitar um relacionamento saudável e necessário a presença de
Deus sempre em todas situações: na família, no trabalho, na
escola, na faculdade. Porque apenas com Cristo é possível conviver
com as pessoas – inclusive animais e plantas – de forma altruísta
e verdadeira, estabelecendo laços longos e duradouros de amor e
respeito.
Ficha Técnica
|
|
Material:
|
Lições Bíblicas Jovens
|
Distribuição:
|
CPAD
|
Duração:
|
4º trimestre 2015 – out, nov, dez – (13
aulas)
|
Temática:
|
Estabelecendo relacionamentos saudáveis:
vivendo e aprendendo a viver
|
Comentarista:
|
Pr. Esdras Costa Bentho
|
Carta do editor
A vida é feita de
relacionamentos. Quem não deseja se relacionar com o próximo,
não pode viver bem em sociedade. Porém, atualmente, temos visto
o quanto os relacionamentos estão distantes, frios e até
doentios. As pessoas estão cada dia mais superficiais em suas
relações. Isso se deve, em grande parte, ao uso das redes
sociais que nos permitem conhecer e comunicar com várias pessoas,
porém sempre de forma virtual. Mas na realidade do dia a dia,
como anda nossos relacionamentos? O tema desse trimestre é bem
relevante para os nossos dias. Gostaríamos de convidá-lo para
uma reflexão a respeito de seus relacionamentos nas diversas
esferas da vida. Quantos, atualmente, não estão fora da igreja,
feridos, magoados, por causa de relacionamentos!
O homem, criatura de Deus, é um
se gregário. Por isso, Deus deseja nos ajudar a ter
relacionamentos saudáveis e duradouros.
Que Deus o abençoe.
Até o próximo trimestre.
Telma Bueno, editora.
|
|
Então curtiu a lição
de hoje? Sugestões ou dúvidas comente logo abaixo, e até a
próxima.


Nenhum comentário:
Postar um comentário