sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Preview - Fundamentos bíblicos para relacionamentos saudáveis


Olá, hoje começamos mais um novo trimestre de Lições Bíblica Jovens, com novos assuntos e discussões. Então aperte morfar e bons estudos.

No quarto trimestre de 2015, os jovens vão trabalhar com a temática geral “Estabelecendo relacionamentos saudáveis: vivendo e aprendendo a viver” com o comentarista Esdras Costa Bentho. Na primeira aula teremos os moldes, os fundamentos e os princípios para estabelecer um relacionamento. Dessa forma a aula é distribuída em três partes.

Na primeira sessão da aula, o comentarista fala dos relacionamentos construídos por Deus a partir de Gênesis. Sendo primeiro o relacionamento com Deus, pois toda humildade é a imagem do Criador e isso nos garante uma aproximação ainda maior com Ele, é necessário apenas estabelecer contato verdadeiro e genuíno com o Senhor, Ele está aberto para todos. O segundo relacionamento é com a criação, Deus ordenou que o ser humano cuida-se e preserva-se do planeta estreitando uma aproximação. E por fim, o relacionamento com o próximo, semelhante ou o outro, para que o humano não se sentisse só e que tivesse alguém de igual para promover tipos diferentes de relacionamentos. E é nesse assunto que se trata o segundo tópico.

Em seguida o autor fala dos fundamentos de um relacionamento, em outras palavras, do amor que é usado para a construção dessa comunhão. São três: o fraterno – conhecido também como amor entre irmãos – um relacionamento construído com pessoas consanguíneos e parentes próximos, porém dependendo do introrsamento terceiros são somados neste tipo de relacionamento. Ágape, um amor tão puro que apenas Deus é digno, pois é um amor de sacrifício, de altruísmo, um amor voluntário, e infelizmente nem todos os humanos tem essa qualidade. Porém Jesus – terceiro – foi o maior exemplo deste amor e demonstrou como as pessoas podem desenvolver esse relacionamento tão verdadeiro e puro, no entanto, é necessário em primeiro lugar uma entrega a Cristo e o abandono completo do mundo para que esse amor possa enfiem entrar no coração do cristão e florescer.

No final, o terceiro tópico é abordado os princípios básicos para se estabelecer relacionamentos. É necessário respeito, ética e alteridade. Veja a tabela para compreensão melhor.

Respeito
O respeito é um valor moral necessário ao convívio saudável e harmônico. Por meio dele apreciamos e reconhecemos o próximo e os seus direitos: à vida, à felicidade; ao trabalho; ao culto; à livre expressão de ideias. No mundo globalizado e multicultural de hoje, o respeito é uma necessidade para a boa convivência
Ética
Em aspecto prático, a ética refere-se às normas de conduta sob as quais a sociedade e o indivíduo vivem. Todavia, a base da ética cristã não são os costumes sociais, mas o caráter santo e misericordioso de Deus, os ensinos de Jesus, e as Escrituras.
Alteridade
Ele vive em comunidade e interage com o outro, que lhe é diferente. Isto cria uma relação de interdependência e solidariedade, que são necessárias ao desenvolvimento pessoal e coletivo do ser humano. Por meio da alteridade a pessoa se coloca no lugar da outra, procurando entendê-la, respeitando as diferenças que existem entre ambas.

Concluímos que para estreitar um relacionamento saudável e necessário a presença de Deus sempre em todas situações: na família, no trabalho, na escola, na faculdade. Porque apenas com Cristo é possível conviver com as pessoas – inclusive animais e plantas – de forma altruísta e verdadeira, estabelecendo laços longos e duradouros de amor e respeito.


Ficha Técnica
Material:
Lições Bíblicas Jovens
Distribuição:
CPAD
Duração:
4º trimestre 2015 – out, nov, dez – (13 aulas)
Temática:
Estabelecendo relacionamentos saudáveis: vivendo e aprendendo a viver
Comentarista:
Pr. Esdras Costa Bentho
Carta do editor

A vida é feita de relacionamentos. Quem não deseja se relacionar com o próximo, não pode viver bem em sociedade. Porém, atualmente, temos visto o quanto os relacionamentos estão distantes, frios e até doentios. As pessoas estão cada dia mais superficiais em suas relações. Isso se deve, em grande parte, ao uso das redes sociais que nos permitem conhecer e comunicar com várias pessoas, porém sempre de forma virtual. Mas na realidade do dia a dia, como anda nossos relacionamentos? O tema desse trimestre é bem relevante para os nossos dias. Gostaríamos de convidá-lo para uma reflexão a respeito de seus relacionamentos nas diversas esferas da vida. Quantos, atualmente, não estão fora da igreja, feridos, magoados, por causa de relacionamentos!

O homem, criatura de Deus, é um se gregário. Por isso, Deus deseja nos ajudar a ter relacionamentos saudáveis e duradouros.

Que Deus o abençoe.
Até o próximo trimestre.

Telma Bueno, editora.

Então curtiu a lição de hoje? Sugestões ou dúvidas comente logo abaixo, e até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário