Olá, o assunto desta
vez é muito interessante. Espero que nossa comunhão para com esta
conversa esteja boa! Então aperte morfar e vamos começar esse papo.
O tema levantado aborda
dois pontos importantes para a vida cristã e que vem afetando os
cristãos atualmente, a comunhão e o movimento dos desigrejados.
Você tem noção o que são eles? Para começar vamos explicar
basicamente o que são.
Primeiramente, a
comunhão é o fator ou laço que unir os cristãos – conhecidos
também metaforicamente como irmãos em Cristo – por um interesse
em comum, que aqui seria o amor/sacrifício de Jesus pela humildade.
A comunhão está acima da união de membros de uma igreja local,
porém sua existência é melhor compreendida ou vista dentro de um
denominação, espiritualmente falando, pois a comunhão é
incrementada pelo amor fraterno, dessa maneira imaginasse que o
“companheirismo celeste” aconteça com os irmãos atuantes e
presentes na Casa de Deus. Mas e quando a frequência, ou melhor, a
comunhão é quebrada? O cristão se torna um desigrejado?
![]() |
| Veja mais em nossa página no Facebook |
Basicamente os
desigrejados é um movimento que surgiu nos Estados Unidos e vem
ganhando força pelo mundo, no caso do Brasil o índice já são
altos. Eles são cristãos que simplesmente cansaram dos rituais
litúrgicos e da comunhão da igreja. Os fatores que provocam esse
distanciamento são muitos, mas o principal é acreditar que a igreja
instituição é ultrapassada e errônea e que o importante é a
igreja quanto indivíduo. No Brasil, por exemplo, um dos motivos que
vem surgindo muitos desigrejados é devido, particularmente, por
causa dos problemas no cristianismo apresentado por algumas igrejas
com presença midiática ou não.
Por certo ponto eles
estão corretos, enquanto igreja (indivíduo) sendo Templo de Cristo,
porém assim como está na Bíblia nada é feito sozinho deve sempre
se procurar comunhão, pois quem age só tem mais facilidade de cair
e a dificuldade de levantar é maior. Continuando sobre os
desigrejados, muitos cristãos do Brasil confundem o movimento com o
pessoal que se denomina “sem igreja” – basicamente são as
pessoas ateias ou sem nenhuma influência religiosa em sua
moralidade, que são representados neste termo em estudos
principalmente do IBGE – inclusive existe muitos usam isto como
forma de desculpa para se desviar totalmente dos caminhos do Senhor e
até atacar os ensinamentos de Cristo e os próprios cristãos.
![]() |
| Siga-nos no Twitter e no Google+ |
Para encerrar quero
lembrar que o movimento pode ter aspectos culturalmente diferentes se
comparar o Estados Unidos com o Brasil, por exemplo, os desigrejados
de cada país tem características e motivações distintas por razão
dos padrões culturais das nações citadas. E por fim gostaríamos
deixar alguns versículos para a reflexão sobre a comunhão com a
igreja (instituição) e inclusive com Cristo – acima de tudo – o
primeira foi escrito pelo apóstolo Paulo em 1 Coríntios 10.16 e o
segundo pelo Rei Salomão em Eclesiastes 4.9,10. Esperamos que leia e
reflita, e que possa fortalecer sua comunhão ainda mais.
#PazdoSenhor!
Assim finalizamos mais
esta conversa do quadro Morphin, se tiver sugestões ou dúvidas
comente logo abaixo. E agora nos despedimos, mas depois voltaremos
com outro bate-papo, pode confiar. Inter.



No meu caso sou desigrejado de denominação , mas não da comunhão
ResponderExcluir