quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Morphin #07 - Comunhão X Desigrejados: o cristão na atualidade


Olá, o assunto desta vez é muito interessante. Espero que nossa comunhão para com esta conversa esteja boa! Então aperte morfar e vamos começar esse papo.

O tema levantado aborda dois pontos importantes para a vida cristã e que vem afetando os cristãos atualmente, a comunhão e o movimento dos desigrejados. Você tem noção o que são eles? Para começar vamos explicar basicamente o que são.

Primeiramente, a comunhão é o fator ou laço que unir os cristãos – conhecidos também metaforicamente como irmãos em Cristo – por um interesse em comum, que aqui seria o amor/sacrifício de Jesus pela humildade. A comunhão está acima da união de membros de uma igreja local, porém sua existência é melhor compreendida ou vista dentro de um denominação, espiritualmente falando, pois a comunhão é incrementada pelo amor fraterno, dessa maneira imaginasse que o “companheirismo celeste” aconteça com os irmãos atuantes e presentes na Casa de Deus. Mas e quando a frequência, ou melhor, a comunhão é quebrada? O cristão se torna um desigrejado?

Veja mais em nossa página no Facebook
Basicamente os desigrejados é um movimento que surgiu nos Estados Unidos e vem ganhando força pelo mundo, no caso do Brasil o índice já são altos. Eles são cristãos que simplesmente cansaram dos rituais litúrgicos e da comunhão da igreja. Os fatores que provocam esse distanciamento são muitos, mas o principal é acreditar que a igreja instituição é ultrapassada e errônea e que o importante é a igreja quanto indivíduo. No Brasil, por exemplo, um dos motivos que vem surgindo muitos desigrejados é devido, particularmente, por causa dos problemas no cristianismo apresentado por algumas igrejas com presença midiática ou não.

Por certo ponto eles estão corretos, enquanto igreja (indivíduo) sendo Templo de Cristo, porém assim como está na Bíblia nada é feito sozinho deve sempre se procurar comunhão, pois quem age só tem mais facilidade de cair e a dificuldade de levantar é maior. Continuando sobre os desigrejados, muitos cristãos do Brasil confundem o movimento com o pessoal que se denomina “sem igreja” – basicamente são as pessoas ateias ou sem nenhuma influência religiosa em sua moralidade, que são representados neste termo em estudos principalmente do IBGE – inclusive existe muitos usam isto como forma de desculpa para se desviar totalmente dos caminhos do Senhor e até atacar os ensinamentos de Cristo e os próprios cristãos.

Siga-nos no Twitter e no Google+
Para encerrar quero lembrar que o movimento pode ter aspectos culturalmente diferentes se comparar o Estados Unidos com o Brasil, por exemplo, os desigrejados de cada país tem características e motivações distintas por razão dos padrões culturais das nações citadas. E por fim gostaríamos deixar alguns versículos para a reflexão sobre a comunhão com a igreja (instituição) e inclusive com Cristo – acima de tudo – o primeira foi escrito pelo apóstolo Paulo em 1 Coríntios 10.16 e o segundo pelo Rei Salomão em Eclesiastes 4.9,10. Esperamos que leia e reflita, e que possa fortalecer sua comunhão ainda mais. #PazdoSenhor!

Assim finalizamos mais esta conversa do quadro Morphin, se tiver sugestões ou dúvidas comente logo abaixo. E agora nos despedimos, mas depois voltaremos com outro bate-papo, pode confiar. Inter.

Um comentário: