Olá, hoje temos mais uma resenha das aulas da Escola Dominical sobre relacionamentos voltadas para os jovens. Aperte morfar e bons estudos.
Na nona lição o
Pastor Esdras Bentho fala um pouco das razões que podem prejudicar
os relacionamentos, para tanto o estudo é separado em três partes
sendo abordado assuntos como: construção do sujeito, de
relacionamentos, relacionamento doentio e bons relacionamentos.
Na primeira parte o
autor comenta sobre relacionamentos saudáveis e a afetividade. Para
começar o Pastor descreve a formação intelectual e emocional do
sujeito afirmando que a construção do ser é realizada
continuamente, em outras palavras, durante toda vida. Sobre isso, os
relacionamentos também são da mesma maneira, porém havendo sempre
seus altos e baixos, o recomendado é procurar o cultivo de boas
amizades e o distanciamento das más. E para tanto, a afetividade é
a razão ou motivo que provoca aproximação tão qual a separação
entre as pessoas durante a estada na Terra.
No segundo ponto da
lição, o comentarista Esdras Bentho se expressa em relação aos
relacionamentos doentios, neste caso usando o exemplo de figuras
bíblicas que tiveram tal problema. Para tanto, vale ressaltar que
esse tipo de relacionamento afeta a pessoa por completo, sendo
atingido fisicamente, psicologicamente e emocionalmente, tirando
inclusive a alegria de viver – aqui lembramos de Saul, que
perseguiu Davi por razão de ciúmes devido a popularidade do músico.
Resultado encontrou a morte em sua próprias mãos – neste sentido,
tanto o salmista Davi, quando o apóstolo Paulo recomenda a busca
pelo Fruto do Espírito equivalente ao “Domínio Próprio”. Na
lição ficamos sabendo de indivíduos que não tinha o domínio e
sofreram na vida, alguns são: Caim, Sansão e o próprio Saul já
citado anteriormente.
E para encerrar a
lição, o Pastor Esdras Bentho descreve no terceiro tópico sobre
bons relacionamentos. Neste caso, a construção do indivíduo como
visto no primeiro tópico do estudo é responsável para a criação
de laços interpessoais, sendo caracterizados em diferentes níveis:
social, cultural, religioso e etc. Seguindo essa linha de pensamento,
a formação de bons relacionamentos pode acontecer dependendo de
quais círculos os indivíduos estão inseridos, ou melhor, quais ele
tem mais participação. O comentarista recomenda uma presença maior
na família e até na igreja, pois nestes ambientes são mais
propícios para o encontro e o fortalecimento de amizades e
relacionamentos saudáveis para todas as partes. Assim, os bons
relacionamentos estão ficando cada vez mais raros no planeta, pois a
internet influenciou bastante neste sentido, afetando negativamente a
construção de laços verdadeiros e genuínos entre as pessoas.
Porém, isto não que dizer que é o fim, só que as escolhas devem
ser pensadas mais profundamente. Assim voltamos a comentar o
raciocínio do Pastor, a igreja é um ótimo lugar para a formação
de amizades principalmente cristãs, então vale a pena investir.
Concluímos então que
os relacionamentos são “objetos” muito frágeis, porém muito
importante para qualquer ser humano, neste sentido, as escolhas e as
motivações devem sempre ser revistas, pois elas podem machucar e
inclusive destruir alguém ou até o próprio indivíduo. O melhor a
fazer nesses casos é buscar o domínio próprio.
#NaBuscaPorBonsRelacionamentos!

Nenhum comentário:
Postar um comentário