sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Preview - o que pode prejudicar os relacionamentos


Olá, hoje temos mais uma resenha das aulas da Escola Dominical sobre relacionamentos voltadas para os jovens. Aperte morfar e bons estudos.

Na nona lição o Pastor Esdras Bentho fala um pouco das razões que podem prejudicar os relacionamentos, para tanto o estudo é separado em três partes sendo abordado assuntos como: construção do sujeito, de relacionamentos, relacionamento doentio e bons relacionamentos.

Na primeira parte o autor comenta sobre relacionamentos saudáveis e a afetividade. Para começar o Pastor descreve a formação intelectual e emocional do sujeito afirmando que a construção do ser é realizada continuamente, em outras palavras, durante toda vida. Sobre isso, os relacionamentos também são da mesma maneira, porém havendo sempre seus altos e baixos, o recomendado é procurar o cultivo de boas amizades e o distanciamento das más. E para tanto, a afetividade é a razão ou motivo que provoca aproximação tão qual a separação entre as pessoas durante a estada na Terra.

No segundo ponto da lição, o comentarista Esdras Bentho se expressa em relação aos relacionamentos doentios, neste caso usando o exemplo de figuras bíblicas que tiveram tal problema. Para tanto, vale ressaltar que esse tipo de relacionamento afeta a pessoa por completo, sendo atingido fisicamente, psicologicamente e emocionalmente, tirando inclusive a alegria de viver – aqui lembramos de Saul, que perseguiu Davi por razão de ciúmes devido a popularidade do músico. Resultado encontrou a morte em sua próprias mãos – neste sentido, tanto o salmista Davi, quando o apóstolo Paulo recomenda a busca pelo Fruto do Espírito equivalente ao “Domínio Próprio”. Na lição ficamos sabendo de indivíduos que não tinha o domínio e sofreram na vida, alguns são: Caim, Sansão e o próprio Saul já citado anteriormente.

E para encerrar a lição, o Pastor Esdras Bentho descreve no terceiro tópico sobre bons relacionamentos. Neste caso, a construção do indivíduo como visto no primeiro tópico do estudo é responsável para a criação de laços interpessoais, sendo caracterizados em diferentes níveis: social, cultural, religioso e etc. Seguindo essa linha de pensamento, a formação de bons relacionamentos pode acontecer dependendo de quais círculos os indivíduos estão inseridos, ou melhor, quais ele tem mais participação. O comentarista recomenda uma presença maior na família e até na igreja, pois nestes ambientes são mais propícios para o encontro e o fortalecimento de amizades e relacionamentos saudáveis para todas as partes. Assim, os bons relacionamentos estão ficando cada vez mais raros no planeta, pois a internet influenciou bastante neste sentido, afetando negativamente a construção de laços verdadeiros e genuínos entre as pessoas. Porém, isto não que dizer que é o fim, só que as escolhas devem ser pensadas mais profundamente. Assim voltamos a comentar o raciocínio do Pastor, a igreja é um ótimo lugar para a formação de amizades principalmente cristãs, então vale a pena investir.

Concluímos então que os relacionamentos são “objetos” muito frágeis, porém muito importante para qualquer ser humano, neste sentido, as escolhas e as motivações devem sempre ser revistas, pois elas podem machucar e inclusive destruir alguém ou até o próprio indivíduo. O melhor a fazer nesses casos é buscar o domínio próprio. #NaBuscaPorBonsRelacionamentos!

Então, curtiu nossa Preview sobre a próxima aula da Escola Dominical? Sugestões ou dúvidas comente logo abaixo e até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário