segunda-feira, 28 de março de 2016

Replay Cine #13 - Batman vs Superman: a origem da justiça


Olá, chegamos ao post número 100 e para comemorar trazemos não uma, mas duas resenhas do novo filme da Warner/DC. Aperte morfar e confira.

Resenha 1 por Neandr Andrade

Após os eventos do filme do Homem de Aço a população se dividiu sobre o que o Superman representa. Para alguns ele é o messias, a esperança, mas para outros, como por exemplo, Bruce Wayne, o Superman é uma ameaça e devido a algumas circunstâncias tudo se encaminha para o confronto, temos aqui o nosso plot principal do filme.

A direção é do Zack Snyder e uma coisa que ele faz com primor é imprimir imagens das HQs nas telas, ele fez isso anteriormente em Watchmen e em 300. Ele faz um bom uso de uma outra característica dele a de hiperestilizar, como por exemplo, quando filme começa com o Batman relembrando a morte de seus pais e a cena é composta por um plano apertado e cortes que remetem a perspectiva de como se fosse do ponto de vista do colar de sua mãe, Martha Wayne. O filme visualmente é excelente até a parte final onde o CGI fica muito carregado e passa a impressão de que "perderam a mão". Outro problema que o Zack Snyder tem é a dificuldade de deixar a história fluir. Ele sempre aponta para várias direções e em quase todas as vezes ele muda o foco antes que o telespectador possa se apegar a uma linha de raciocínio.


Sobre o Ben Affleck, sem pestaneja, ele é a melhor coisa do filme. Ele passeia de forma muito natural entre o Bruce Wayne e o Batman, transmitido na medida ideal os atributos do personagem, sejam eles de arrogância, medo, inteligência ou raiva e violência. E por falar em violência o Batman do Ben Affleck, o "BatFleck", não alivia em nenhum take, nos remetendo muito à leitura do Batman feita por Frank Miller em 'Batman o Cavaleiro das Trevas', HQ de 1986, e isso é Fantástico. Ainda sobre o Batman, o figurino clássico é sensacional não passa a impressão da armadura militar que vestiu o Christian Bale na trilogia do Christopher Nolan e também não entrega uma roupa emborrachada como a que vestiu o Michael Keaton no filme do Tim Burton.

Sobre o Jeremy Irons no papel do Alfred, ele funciona muito bem e apesar de uma aparência mais nova do que a de costume, fica bem estabelecido sendo aquele que está sempre preocupado com Bruce Wayne entregando a sua fidelidade e seus conselhos.

Sobre o Henry Cavill, ao contrário de Ben Affleck que se equilibrou bem entre o personagem e seu alter ego, Cavill ainda não encontrou o ‘tom’ para transitar entre Clark Kent e o Superman. Como Superman ele é imponente e vai até bem, mas o problema está nele como Clark Kent, ele é muito engessado e a maior prova disso é que as cenas no Planeta Diário são totalmente dispensáveis.


Sobre a lindíssima Gal Gadot, ela também sofre com a transição entre Diana e Mulher maravilha. Quando ela está como Mulher Maravilha funciona bem apesar das limitações, mas se socializando como Diana, apesar de estar belíssima ao ponto de arrancar suspiros de qualquer marmanjo, ela ainda deixa muito a desejar no quesito interpretativo.

Sobre a Amy Adams, ela é um dos pontos fortes do filme. Cumpre seu papel entregando humanidade na pele do Lois Lane, sendo muito relevante na história, a química entre ela e o Cavill funciona bem e isso é algo que nos faz lembrar da relação Lois e Superman das HQs.

Sobre a Trilha sonora ficou a cargo do Hans Zimmer e Junkie XL, ela é bem orgânica com o contexto do filme, no sentido de estar sempre complementando os componentes visuais e na maior parte bem intensa.

Sobre o grande confronto entre Batman VS Superman, ele é o êxtase do filme. Batman e Superman realmente caiem na "porrada" e nesse trecho temos várias referências das HQs.  É muito empolgante e tanto o Batman como o Superman têm momentos épicos. Isso é bem emocionante. Visualmente é ótimo, nessa parte o CGI funciona muito bem e é tudo que os fãs esperavam dessa batalha. No entanto existem problemas como, o curto tempo de luta entre os dois que poderia ter um tempo maior. O épico choque de valores não se desenvolve, fazendo que aquele tão esperado embate de valores não passe de uma pancadaria que mesmo sendo excelente, deixa a impressão de apenas um mal entendido. Parte disso é culpa de um roteiro.


O Roteiro é bem mal escrito. Por exemplo, o Lex Luthor, interpretado pelo Jesse Eisenberg, foi tratado no roteiro como um insano que sempre faz metáforas sobre deuses e cheio de descontroles. Isso nos leva a pergunta "cadê aquele Lex com seu charme vilanesco e traiçoeiro?". Aparentemente o roteirista se enganou entre o Lex e o Joker (Coringa) o que compromete o carisma do personagem e a atuação de Jesse.

Sobre a apresentação da Liga da Justiça, esse também é um ponto muito problemático no filme. Para termos uma ideia da pobreza desse desenvolvimento, a apresentação da Liga da Justiça tendo como uma base um email. "Putz, isso é sério!". Como isso soa preguiçoso. Esse desleixo soa como desespero, pois não há como não fazer a comparação entre DC vs Marvel nos Cinemas e a conclusão dessa comparação é o quanto a DC está muito atrasada em relação a Marvel nos cinemas. Quando vemos Superman, Mulher Maravilha e Batman juntos é legal, mas em nenhum momento fica aquele sentimento de "ahhhh, finalmente eles estão juntos!".


A pior parte do Filme é a batalha com o DoomsDay (Apocalypse). Nesse ponto o filme fica carregado demais no CGI e a impressão de que o filme ficou longo demais começa a incomodar.

Pontos Fracos
1 – O Roteiro é mal escrito.
2 – Temos um Lex Luthor que mais se com o Coringa.
3 – Apressado e desleixado na apresentação dos demais personagens da Liga da Justiça, com exceção do Batman e do Superman.
4 – A luta entre o Batman e o Superman poderia ter um tempo maior, pois esse é o ápice do filme.
5 – O Ato final tem o CGI carregado demais.
Pontos Fortes
1 – O Batman interpretado pelo Bem Affleck, o BatFleck.
2 – Cheio de boas referências e fan services.
3 – O Figurino, principalmente o Clássico para o Batman.
4 – Ator coadjuvante como Jeremy Irons no papel de Alfred e Amy Adams no papel de Lois entregando o se espera de seus personagens.
5 – O Sonho Realizado que todo fã, seja de Batman, Superman, ou de super-heróis em geral tem ao ver uma Luta Épica entre os maiores personagens das HQs de todos os Tempos.

Portanto, Batman vs Superman é um filme brutal e imponente, cheio de fan services que com certeza agrada o seu público, apesar dos riscos assumidos, seria um filme excelente se não fosse os excessos. O filme tem problemas, pois é na hora errado apressado (como na apresentação da Liga), Preguiçoso (como no ato final) e desleixado (como sendo mal escrito).


Resenha 2 por Taylor Oliveira

Após o lançamento deste esperado filme acabei vendo algumas criticas massacrantes na mídia. Fiquei sem entender ao certo o porquê de tanto “ódio”.

O filme traz uma visão diferente de outros filmes que são adaptados dos quadrinhos para as telonas, trazendo um aspecto mais sóbrio e natural dos super-heróis.

Batman vs Superman é uma grandiosa obra cinematográfica, mostrando toda a capacidade que temos nos dias de hoje de produzir filmes com ótimos efeitos gráficos e visuais, e com ótima qualidade de som. Talvez alguns tenham esperado um confronto mais marcante entre os atores principais.


Acredito que as maiores criticas caiam sobre o vilão Lex Luthor, que soou como uma imitação do inesquecível Coringa de Heath Ledger, pra muitos irá ser o grande erro, já que ele não era a interpretação do coringa, e mesmo que fosse não conseguiria imitar esse vilão a altura. Acredito que tenha faltado um pouco mas de personalidade própria para Luthor.

O Batman no seu novo Bruce superou minhas expectativas, preservando aquela essência que o personagem já trazia em sua historia, do mauricinho meio gótico e melancólico.

A mulher maravilha colocou na tela uma beleza e competência que só ela mesma poderia adicionar na historia. Certamente acertaram em cheio no encaixa dela no roteiro do filme, e não a quem diga que as apresentações dela tenham deixado a desejar.


O que posso dizer é que o ingresso valeu a pena, poucas vezes eu vi uma galera tão empolgada a meia noite em um cinema esperando para assistir uma pré estreia de um filme, e que no final muitos aplaudiram de pé, e todos já estão ansiosos pelas novas aventuras.

Direção: Zack Snyder
Roteiro: Chris Terrio, David S. Goyer
Elenco: Henry Cavill, bem Affleck, Gal Gadot, Jason Mamoa, Gal Gadot, Jesse Eisenberg, Amy Adams, Laurence Fishburne, Jeremy Irons e outros
Gênero: Ação, Aventura
Duração: 153 minutos (2h33min)

Sinopse: O confronto entre Superman (Henry Cavill) e Zod (Michael Shannon) em Metrópolis fez com que a população mundial se dividisse acerca da existência de extra-terrestres na Terra. Enquanto muitos consideram o Superman como um novo deus, há aqueles que consideram extremamente perigoso que haja um ser tão poderoso sem qualquer tipo de controle. Bruce Wayne (Ben Affleck) é um dos que acreditam nesta segunda hipótese. Sob o manto de um Batman violento e obcecado, ele investiga o laboratório de Lex Luthor (Jesse Eisenberg), que descobriu uma pedra verde que consegue eliminar e enfraquecer os filhos de Krypton.


Está foi nosso Replay Cine da vez, agradecemos ajuda de nossos amigos pelas resenhas e aguardamos vocês na próxima. Não esqueça, dúvidas ou sugestões comente logo abaixo. Inter pessoal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário