Olá, chegamos ao post número 100 e para comemorar trazemos não uma, mas duas resenhas do novo filme da Warner/DC. Aperte morfar e confira.
Resenha 1 por Neandr Andrade
|
Após os eventos do
filme do Homem de Aço a população se dividiu sobre o que o
Superman representa. Para alguns ele é o messias, a esperança, mas
para outros, como por exemplo, Bruce Wayne, o Superman é uma ameaça
e devido a algumas circunstâncias tudo se encaminha para o
confronto, temos aqui o nosso plot principal do filme.
A direção é do Zack
Snyder e uma coisa que ele faz com primor é imprimir imagens das HQs
nas telas, ele fez isso anteriormente em Watchmen e em 300. Ele faz
um bom uso de uma outra característica dele a de hiperestilizar,
como por exemplo, quando filme começa com o Batman relembrando a
morte de seus pais e a cena é composta por um plano apertado e
cortes que remetem a perspectiva de como se fosse do ponto de vista
do colar de sua mãe, Martha Wayne. O filme visualmente é excelente
até a parte final onde o CGI fica muito carregado e passa a
impressão de que "perderam a mão". Outro problema que o
Zack Snyder tem é a dificuldade de deixar a história fluir. Ele
sempre aponta para várias direções e em quase todas as vezes ele
muda o foco antes que o telespectador possa se apegar a uma linha de
raciocínio.
Sobre o Ben Affleck,
sem pestaneja, ele é a melhor coisa do filme. Ele passeia de forma
muito natural entre o Bruce Wayne e o Batman, transmitido na medida
ideal os atributos do personagem, sejam eles de arrogância, medo,
inteligência ou raiva e violência. E por falar em violência o
Batman do Ben Affleck, o "BatFleck", não alivia em nenhum
take, nos remetendo muito à leitura do Batman feita por Frank Miller
em 'Batman o Cavaleiro das Trevas', HQ de 1986, e isso é Fantástico.
Ainda sobre o Batman, o figurino clássico é sensacional não passa
a impressão da armadura militar que vestiu o Christian Bale na
trilogia do Christopher Nolan e também não entrega uma roupa
emborrachada como a que vestiu o Michael Keaton no filme do Tim
Burton.
Sobre o Jeremy Irons no
papel do Alfred, ele funciona muito bem e apesar de uma aparência
mais nova do que a de costume, fica bem estabelecido sendo aquele que
está sempre preocupado com Bruce Wayne entregando a sua fidelidade e
seus conselhos.
Sobre o Henry Cavill,
ao contrário de Ben Affleck que se equilibrou bem entre o personagem
e seu alter ego, Cavill ainda não encontrou o ‘tom’ para
transitar entre Clark Kent e o Superman. Como Superman ele é
imponente e vai até bem, mas o problema está nele como Clark Kent,
ele é muito engessado e a maior prova disso é que as cenas no
Planeta Diário são totalmente dispensáveis.
Sobre a lindíssima Gal
Gadot, ela também sofre com a transição entre Diana e Mulher
maravilha. Quando ela está como Mulher Maravilha funciona bem apesar
das limitações, mas se socializando como Diana, apesar de estar
belíssima ao ponto de arrancar suspiros de qualquer marmanjo, ela
ainda deixa muito a desejar no quesito interpretativo.
Sobre a Amy Adams, ela
é um dos pontos fortes do filme. Cumpre seu papel entregando
humanidade na pele do Lois Lane, sendo muito relevante na história,
a química entre ela e o Cavill funciona bem e isso é algo que nos
faz lembrar da relação Lois e Superman das HQs.
Sobre a Trilha sonora
ficou a cargo do Hans Zimmer e Junkie XL, ela é bem orgânica com o
contexto do filme, no sentido de estar sempre complementando os
componentes visuais e na maior parte bem intensa.
Sobre o grande
confronto entre Batman VS Superman, ele é o êxtase do filme. Batman
e Superman realmente caiem na "porrada" e nesse trecho
temos várias referências das HQs. É muito empolgante e tanto
o Batman como o Superman têm momentos épicos. Isso é bem
emocionante. Visualmente é ótimo, nessa parte o CGI funciona muito
bem e é tudo que os fãs esperavam dessa batalha. No entanto existem
problemas como, o curto tempo de luta entre os dois que poderia ter
um tempo maior. O épico choque de valores não se desenvolve,
fazendo que aquele tão esperado embate de valores não passe de uma
pancadaria que mesmo sendo excelente, deixa a impressão de apenas um
mal entendido. Parte disso é culpa de um roteiro.
O Roteiro é bem mal
escrito. Por exemplo, o Lex Luthor, interpretado pelo Jesse
Eisenberg, foi tratado no roteiro como um insano que sempre faz
metáforas sobre deuses e cheio de descontroles. Isso nos leva a
pergunta "cadê aquele Lex com seu charme vilanesco e
traiçoeiro?". Aparentemente o roteirista se enganou entre o Lex
e o Joker (Coringa) o que compromete o carisma do personagem e a
atuação de Jesse.
Sobre a apresentação
da Liga da Justiça, esse também é um ponto muito problemático no
filme. Para termos uma ideia da pobreza desse desenvolvimento, a
apresentação da Liga da Justiça tendo como uma base um email.
"Putz, isso é sério!". Como isso soa preguiçoso. Esse
desleixo soa como desespero, pois não há como não fazer a
comparação entre DC vs Marvel nos Cinemas e a conclusão dessa
comparação é o quanto a DC está muito atrasada em relação a
Marvel nos cinemas. Quando vemos Superman, Mulher Maravilha e Batman
juntos é legal, mas em nenhum momento fica aquele sentimento de
"ahhhh, finalmente eles estão juntos!".
A pior parte do Filme é
a batalha com o DoomsDay (Apocalypse). Nesse ponto o filme fica
carregado demais no CGI e a impressão de que o filme ficou longo
demais começa a incomodar.
Pontos Fracos
1 – O
Roteiro é mal escrito.
2 – Temos
um Lex Luthor que mais se com o Coringa.
3 –
Apressado e desleixado na apresentação dos demais personagens da
Liga da Justiça, com exceção do Batman e do Superman.
4 – A luta
entre o Batman e o Superman poderia ter um tempo maior, pois esse
é o ápice do filme.
5 – O Ato final tem o CGI carregado
demais.
|
Pontos Fortes
1 – O
Batman interpretado pelo Bem Affleck, o BatFleck.
2 – Cheio
de boas referências e fan services.
3 – O
Figurino, principalmente o Clássico para o Batman.
4 – Ator
coadjuvante como Jeremy Irons no papel de Alfred e Amy Adams no
papel de Lois entregando o se espera de seus personagens.
5 – O Sonho Realizado que todo fã,
seja de Batman, Superman, ou de super-heróis em geral tem ao ver
uma Luta Épica entre os maiores personagens das HQs de todos os
Tempos.
|
Portanto, Batman vs
Superman é um filme brutal e imponente, cheio de fan services que
com certeza agrada o seu público, apesar dos riscos assumidos, seria
um filme excelente se não fosse os excessos. O filme tem problemas,
pois é na hora errado apressado (como na apresentação da Liga),
Preguiçoso (como no ato final) e desleixado (como sendo mal
escrito).
Resenha 2 por Taylor
Oliveira
|
Após o lançamento
deste esperado filme acabei vendo algumas criticas massacrantes na
mídia. Fiquei sem entender ao certo o porquê de tanto “ódio”.
O filme traz uma visão
diferente de outros filmes que são adaptados dos quadrinhos para as
telonas, trazendo um aspecto mais sóbrio e natural dos super-heróis.
Batman vs Superman é
uma grandiosa obra cinematográfica, mostrando toda a capacidade que
temos nos dias de hoje de produzir filmes com ótimos efeitos
gráficos e visuais, e com ótima qualidade de som. Talvez alguns
tenham esperado um confronto mais marcante entre os atores
principais.
Acredito que as maiores
criticas caiam sobre o vilão Lex Luthor, que soou como uma imitação
do inesquecível Coringa de Heath Ledger, pra muitos irá ser o
grande erro, já que ele não era a interpretação do coringa, e
mesmo que fosse não conseguiria imitar esse vilão a altura.
Acredito que tenha faltado um pouco mas de personalidade própria
para Luthor.
O Batman no seu novo
Bruce superou minhas expectativas, preservando aquela essência que o
personagem já trazia em sua historia, do mauricinho meio gótico e
melancólico.
A mulher maravilha
colocou na tela uma beleza e competência que só ela mesma poderia
adicionar na historia. Certamente acertaram em cheio no encaixa dela
no roteiro do filme, e não a quem diga que as apresentações dela
tenham deixado a desejar.
O que posso dizer é
que o ingresso valeu a pena, poucas vezes eu vi uma galera tão
empolgada a meia noite em um cinema esperando para assistir uma pré
estreia de um filme, e que no final muitos aplaudiram de pé, e todos
já estão ansiosos pelas novas aventuras.
Direção: Zack Snyder
Roteiro: Chris Terrio, David S. Goyer
Elenco: Henry Cavill, bem Affleck, Gal
Gadot, Jason Mamoa, Gal Gadot, Jesse Eisenberg, Amy Adams,
Laurence Fishburne, Jeremy Irons e outros
Gênero:
Ação, Aventura
Duração: 153 minutos (2h33min)
Sinopse: O confronto entre Superman
(Henry Cavill) e Zod (Michael Shannon) em Metrópolis fez com que
a população mundial se dividisse acerca da existência de
extra-terrestres na Terra. Enquanto muitos consideram o Superman
como um novo deus, há aqueles que consideram extremamente
perigoso que haja um ser tão poderoso sem qualquer tipo de
controle. Bruce Wayne (Ben Affleck) é um dos que acreditam nesta
segunda hipótese. Sob o manto de um Batman violento e obcecado,
ele investiga o laboratório de Lex Luthor (Jesse Eisenberg), que
descobriu uma pedra verde que consegue eliminar e enfraquecer os
filhos de Krypton.
|
Está foi nosso Replay Cine da vez, agradecemos ajuda de nossos amigos pelas resenhas e aguardamos vocês na próxima. Não esqueça, dúvidas ou sugestões comente logo abaixo. Inter pessoal.









Nenhum comentário:
Postar um comentário