sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

Preview - Ausência de relacionamentos


Olá, enfim chegamos em dezembro, final do ano e também final do trimestre! Estamos estudando as últimas lições. Então aperte morfar e bons estudos!

Nesta semana estamos na décima aula e como tal o assunto revela elementos como: solidão, isolamento social, redes sociais, dentre outros. Para tanto, o Pastor Esdras Bentlho dividiu o material do estudo em três partes para melhor compreensão da temática.

Na primeira sessão, o autor discute basicamente o que seria solidão. Como muitos sabem, solidão e estar sozinho são coisas totalmente diferentes, porque mesmo o ser humano sendo um ser sociável é sempre bom e saudável um momento a sós. Para um entendimento melhor veja o quadro com as definições de solidão e seus derivados.

Solidão: é um sentimento que traz uma sensação de angústia, isolamento e vazio na pessoa capaz de deprimi-la e prejudicar os poucos relacionamentos que lhe restam.
Filosofia: certo filósofo existencialista definiu a solidão como a condição do homem no mundo: ele nasce, cresce e assim morre.
Solitude: é voluntária, consciente e, na maioria das vezes, criativa e necessária para o autoconhecimento. Ela é percebida quando o estudante se “afasta” para se dedicar a pesquisa ou um crente se retira para orar.

Para o segundo tópico, o Pastor discorre sobre os males modernos, o primeiro deles é o isolamento social. Muitas pessoas tem se distanciado cada vez mais do convívio com outras pessoas por “n” motivos, o comentarista cita alguns como: sociofobia, condições sociais, exclusão e marginalização social e a exclusão do indivíduo da convivência com o grupo social. Tudo isso contribuindo para o aumento da solidão sobre os indivíduos. Dentro disso, temos outro problema: a dificuldade de se integrar. É muito bom se relacionar e isso é uma questão natural para o ser humano, porém também é uma arte e como tal nem todos tem esse talento, ou pelo menos não é um prodígio no assunto. Veja o quadro com algumas dificuldades que levam aos bloqueios no quesito amizade.

Caráter e personalidade: Ser conhecido como fofoqueiro, brigão, mexeriqueiro e mal humorado dificulta a inserção social.
Fatores Psicológicos: A reclusão também pode estar relacionada a distimia, uma depressão moderada responsável pela baixa autoestima, mau humor, tristeza, isolamento social e desânimo.
A timidez também dificulta a inserção

Para encerrar o tópico o comentarista dá dicas simples para que a interação aconteça naturalmente. A pessoa precisa ser apenas gentil, respeitador, asseado, motivado e inspirador. Depois isso é só ter paciência e sabedoria, porque a construção de laços leva tempo.

A terceira e última parte da lição o Pastor Esdra Bentho esboça sua opinião sobre as redes sociais dentro da solidão. Todos sabem que a ideia original desses sites era aproximar as pessoas, inclusive aquelas que estavam longe geograficamente falando, porém além de fazer seu protocolo padrão existe um efeito colateral nos relacionamentos próximos e reais. Veja no quadro os efeitos.

1 – Pelo fato de que na vida real não é possível se relacionar com tantos “amigos” como se propõe a rede virtual.
2 – Os relacionamentos virtuais permitem “editar” a conversa e por meio das ferramentas apresentar o “melhor de si” numa artificialidade impossível no mundo concreto.
3 – Os instrumentos de acesso às redes virtuais cancelam o mistério do encontro do olhar e das expressões faciais que carregam sentido às palavras e os sentimentos que elas comunicam, de modo que a hipocrisia é latente.
4 – o tempo que as pessoas dedicam aos seus aparelhos conectados a web a distanciam daquelas que estão mais próximas.

No final, a recomendação é agir de forma equilibra nesta questão das redes sociais, pois elas não são as vilãs, mas sim, os usuários. O ser humano está mergulhado na modernidade, por essa consequência o aumento da solidão e a escravização na internet é algo tão nítido atualmente. Devemos agir sabiamente em tudo, inclusive no uso da tecnologia e dos relacionamentos meramente virtuais.

Assim concluímos que “a solidão está sendo reinventada na artificialidade das interações. Seja verdadeiro na vida real, inspire confiança na concretude da vida, valorize a pessoa humana pelo que ela é”. Se tiver problemas quanto ao assunto, procure ajuda humana – num é errado visitar um psicologo, só porque é cristão – e claro, a divina – Ele pode abrir todas as portas – dessa forma poderá ter seu problema resolvido. #SozinhoMasNãoSolitário.

Chegamos ao final de mais uma Preview, o que achou do assunto? Tem dificuldades para interagir? Comente logo abaixo, sugestões e duvidas fique a vontade para compartilhar conosco, e até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário