Olá, enfim chegamos em dezembro, final do ano e também final do trimestre! Estamos estudando as últimas lições. Então aperte morfar e bons estudos!
Nesta semana estamos na
décima aula e como tal o assunto revela elementos como: solidão,
isolamento social, redes sociais, dentre outros. Para tanto, o Pastor
Esdras Bentlho dividiu o material do estudo em três partes para
melhor compreensão da temática.
Na primeira sessão, o
autor discute basicamente o que seria solidão. Como muitos sabem,
solidão e estar sozinho são coisas totalmente diferentes, porque
mesmo o ser humano sendo um ser sociável é sempre bom e saudável
um momento a sós. Para um entendimento melhor veja o quadro com as
definições de solidão e seus derivados.
Solidão: é um sentimento que traz uma
sensação de angústia, isolamento e vazio na pessoa capaz de
deprimi-la e prejudicar os poucos relacionamentos que lhe restam.
|
Filosofia: certo filósofo
existencialista definiu a solidão como a condição do homem no
mundo: ele nasce, cresce e assim morre.
|
Solitude: é voluntária, consciente e,
na maioria das vezes, criativa e necessária para o
autoconhecimento. Ela é percebida quando o estudante se “afasta”
para se dedicar a pesquisa ou um crente se retira para orar.
|
Para o segundo tópico,
o Pastor discorre sobre os males modernos, o primeiro deles é o
isolamento social. Muitas pessoas tem se distanciado cada vez mais do
convívio com outras pessoas por “n” motivos, o comentarista cita
alguns como: sociofobia, condições sociais, exclusão e
marginalização social e a exclusão do indivíduo da convivência
com o grupo social. Tudo isso contribuindo para o aumento da solidão
sobre os indivíduos. Dentro disso, temos outro problema: a
dificuldade de se integrar. É muito bom se relacionar e isso é uma
questão natural para o ser humano, porém também é uma arte e como
tal nem todos tem esse talento, ou pelo menos não é um prodígio no
assunto. Veja o quadro com algumas dificuldades que levam aos
bloqueios no quesito amizade.
Caráter e personalidade: Ser conhecido
como fofoqueiro, brigão, mexeriqueiro e mal humorado dificulta a
inserção social.
|
Fatores Psicológicos: A reclusão
também pode estar relacionada a distimia, uma depressão moderada
responsável pela baixa autoestima, mau humor, tristeza,
isolamento social e desânimo.
|
A timidez também dificulta a inserção
|
Para encerrar o tópico
o comentarista dá dicas simples para que a interação aconteça
naturalmente. A pessoa precisa ser apenas gentil, respeitador,
asseado, motivado e inspirador. Depois isso é só ter paciência e
sabedoria, porque a construção de laços leva tempo.
A terceira e última
parte da lição o Pastor Esdra Bentho esboça sua opinião sobre as
redes sociais dentro da solidão. Todos sabem que a ideia original
desses sites era aproximar as pessoas, inclusive aquelas que estavam
longe geograficamente falando, porém além de fazer seu protocolo
padrão existe um efeito colateral nos relacionamentos próximos e
reais. Veja no quadro os efeitos.
1 – Pelo fato de que na vida real não
é possível se relacionar com tantos “amigos” como se propõe
a rede virtual.
|
2 – Os relacionamentos virtuais
permitem “editar” a conversa e por meio das ferramentas
apresentar o “melhor de si” numa artificialidade impossível
no mundo concreto.
|
3 – Os instrumentos de acesso às
redes virtuais cancelam o mistério do encontro do olhar e das
expressões faciais que carregam sentido às palavras e os
sentimentos que elas comunicam, de modo que a hipocrisia é
latente.
|
4 – o tempo que as pessoas dedicam aos
seus aparelhos conectados a web a distanciam daquelas que estão
mais próximas.
|
No final, a
recomendação é agir de forma equilibra nesta questão das redes
sociais, pois elas não são as vilãs, mas sim, os usuários. O ser
humano está mergulhado na modernidade, por essa consequência o
aumento da solidão e a escravização na internet é algo tão
nítido atualmente. Devemos agir sabiamente em tudo, inclusive no uso
da tecnologia e dos relacionamentos meramente virtuais.
Assim concluímos que
“a solidão está sendo reinventada na artificialidade das
interações. Seja verdadeiro na vida real, inspire confiança na
concretude da vida, valorize a pessoa humana pelo que ela é”. Se
tiver problemas quanto ao assunto, procure ajuda humana – num é
errado visitar um psicologo, só porque é cristão – e claro, a
divina – Ele pode abrir todas as portas – dessa forma poderá ter
seu problema resolvido. #SozinhoMasNãoSolitário.
Chegamos ao final de
mais uma Preview, o que achou do assunto? Tem dificuldades para
interagir? Comente logo abaixo, sugestões e duvidas fique a vontade
para compartilhar conosco, e até a próxima.

Nenhum comentário:
Postar um comentário