segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Replay Cine #08 - Star Wars - Episódio 7: O Despertar da Força


Olá, a franquia mais nerd do cinema retornou e nossa equipe foi conferir. Então aperte morfar e confira nossa resenha, que não contém spoiler (não queremos estragar sua diversão).

Roteiro: Lawrence Kasdan conseguiu trazer mais elementos para o sétimo filme da franquia Star Wars, tem: ação, aventura, suspense, drama, mistério e claro, comédia. Com um ritmo dinâmico, a história é desenvolvida de forma que o público nem perceba o passar do tempo dentro da sala de cinema. Isto se dá por vários motivos, desde enredo criativo até a harmonia entre os personagens, novos e antigos, mas o que deixou o público ligado, principalmente os mega fãs, foi as muitas referências aos filmes anteriores - inclusive a trilogia clássica (Episódio 4, 5 e 6) – com cenas retratadas de uma forma inovadora, porém bastante conhecida do universo de Guerra nas Estrelas.

Filmagem: Na direção de JJ Abrams, o novo filme da franquia ganhou um novo frasco, porém sem perder sua essência e elementos já consagrados do universo. O diretor fez um longa totalmente voltado para os fãs – pois ele também é um fã – assim não desapontando ninguém. A produção soube trabalhar muito bem os personagens, além das referências dos filmes anteriores e as revelações que o longa traz – se passou 32 anos, muito coisa mudou no universo – assim apresentando um produto nostálgico ao mesmo tempo atrativo para a nova geração de fãs da franquia.


Personagens: Para não estragar a diversão de ninguém, não se preocupe, aqui não há spoiler que comprometam seu momento de entretenimento.

O sétimo filme da franquia apresenta uma nova história com novos personagens, mas claro, os antigos e saudosos dão o ar da graça durante o desenrolar da trama. No enredo temos as figuras de Rey (Daisy Ridley) e Finn (John Boyega), pessoas distintas e desconhecidas uma para outra, mas em um curto tempo criam um grande laço de amizade, ela é a protogonista do filme e segue o destino da chamada “jornada do herói”, como aconteceu ao Luke anteriormente. Já o Finn, além de alívio cômico ele tem um grande espírito e talento para guerreiro, ambos os personagens tiveram um desenvolvimento interessante para a alegria dos fãs.

No caso de Poe Dameron (Oscar Isaac), ele e Rey, dividem a personalidade ou personificação do Luke no Episódio 4, assim o personagem é a parte talentosa e hábil no comando do X-Wing, sendo considerado o melhor da sua frota.


Agora os personagens antigos, Leia (Carrie Fisher) e Han Solo (Harrison Ford), continuam um casal, mas claro tiveram problemas no caminho – lembre-se, passou 32 anos desde a derrota do Império – porém o amor continua entre os dois. Ela continua exercendo sua figura de liderança, agora militar, e ele, um malandro – mesmo na aposentadoria – devendo para todo o universo. Chewie, o leal escudeiro de Solo também volta e continua sendo turrão para ocultar sua gentileza e carinho pelas pessoas próximas a ele e ao Solo. Luke Skywalker (Mark Hamill) também aparece, porém ele é um trufo para o filme – recomendo assistir para entender.

Para essa nova fase de Star Wars é apresentado três novos vilões. O primeiro é Kylo Ren (Adam Driver), um “Sith” da nova geração, mas não é apenas isso, ele tem um passado e é acima disso que acontece seu desenvolvimento, além de sua devoção cega ao trabalho e ao poder de falecido Darth Vader. O segundo é o General Hux (Domhnall Gleeson), líder militar responsável pelo exercito da Primeira Ordem, ele acredita que o poder militar é mais eficaz que o “místico” poder da Força. E ao lado do General, temos o terceiro vilão, a Capitã Phasma (Gwendoline Christie), ela é responsável por comandar todas as tropas de Storm Trooper, ditadora e não aceita falhas são atributos de sua personalidade, além de ser fria com outras pessoas, literalmente, uma perfeita soldado. E por fim, sobre todos eles está o Supremo Líder Snoke (Andy Serkis), um indivíduo altamente poderoso e fluente no lado sombrio da Força – a versão moderna, porém mais cruel, do Lord Sidious/Chanceler Palpatine.


Para encerrar uma menção honrosa ao droids do franquia, para o novo filme a produção trouxe de volta os clássicos R2D2 e C-3PO, porém todas as atenções estavam voltadas no novo robozinho, BB-8, que mostrou ter carisma, além de inteligência, coragem e acima de tudo, super engraçado.

Considerações finais: Assim podemos acreditar que o novo filme da franquia, trouxe a antiga e adorada essência de Star Wars em um novo frasco e acima de tudo, aprovada por todos os fãs. A mistura entre novo e antigo foi muito aceita, pois proporcionou ao público sentimentos de nostalgia para os veteranos da ópera espacial, e curiosidade para nova geração que está vendo pela primeira vez a Guerra nas Estrelas na telona do cinema. Dessa maneira, recomendamos que assista ao filme, pois será uma experiência única e divertida para você e as outras pessoas.




FICHA TÉCNICA

Direção: J.J. Abrams
Roteiro: Lawrence Kasdan
Elenco: Domhnall Gleeson, Harrison Ford, Andy Serkis, Carrie Fisher, Gwendoline Christie, Oscar Isaac, Mark Hamill e outros
Duração: 136 minutos (2h16min)
Gênero: Sci-Fi, aventura e ação

Sinopse: Muito tempo após os fatos de "O Retorno de Jedi", encontra-se a Primeira Ordem, uma organização sombria iniciada após a queda de Darth Vader e do Império. O grupo está em busca do poderoso Jedi Luke Skywalker, mas terão que enfrentar outro grupo em busca de Luke: a Resistência, liderada por Leia.


Com isso finalizamos o nosso Replay Cine e esperamos que fique satisfeito com nossa resenha – para quem já assistiu – e curioso, para o pessoal que ainda vai conferir o novo longa da franquia. Para sugestões e dúvidas comente logo abaixo e até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário