sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

Preview - A necessidade dos gentios


Olá, um novo ano se inicia e como tal um novo trimestre é iniciado na Escola Dominical. E continuando o trabalho trazemos a resenha da próxima aula em questão na turma dos jovens. Então aperte morfar e bons estudos.

Nesta semana é estudada a lição 2 do material disponível na Escola, com o tema geral Justiça e Graça: um estudo do doutrina da salvação na carta aos romanos, o comentarista Pastor Natalino das Neves vai nos explicar parâmetros que levaram o apóstolo Paulo escreve para os cristãos em Roma. Neste sentido, a aula é divida em 3 partes sendo trabalho assuntos como: a ira de Deus, a ingratidão, os desvios e a irresponsabilidade do ser humano, além de outros pontos.

No primeiro tópico o autor da lição comenta sobre o conhecimento de Deus para salvação. Sobre isso os gentios de Roma deveriam ficar atentos, primeiramente, Deus pode até ser amor e justiça, porém isso não significa que Ele se omite perante a injustiça, em outras palavras, o Senhor também se ira sendo capaz de castigar. Segundo, Deus está nas pequenas coisas e quem não é capaz de vê-lo naturalmente pode está desobedecendo ou até mesmo o negando – e isto é um grande problema – E neste sentido, a terceira observação do comentarista, essa irresponsabilidade perante a existência do Senhor é algo indesculpável, resumindo, Deus é presente em tudo e todo lugar, não há desculpa capaz de negar esse fato não óbvio para os seres humanos.

No segundo ponto do estudo, o Pastor fala um pouco da glória de Deus, sobre o reconhecimento, ou melhor, sobre a falta de reconhecimento. Neste caso, Paulo alertou os gentios primeiramente sobre a ingratidão, pois as pessoas vão acreditar ou vão dar crédito em fatos obtidos ou ocorrido por meio de esforço próprio, em outras palavras, vão negar a interversão Deus sobre seus filhos. Neste sentido, a segunda observação é em questão das pessoas tratarem o seu Criador como simples objeto, portanto, sendo útil apenas como mecanismo de benção e de fugar de doenças e maldições, adoração como verdadeiro e único Salvador nunca vai acontecer. Na visão destes “cristãos” Deus é o servo e eles os “senhores”. E a última observação feita neste assunto, é a liberdade que muitos se dão para cometer loucuras sobre o ato sexual, pois como são os “chefões” nada impede de terem liberdade de escolha e de terem um pouco de “aventura” em suas vidas.

E no último ponto da lição, o comentarista Natalino dialoga sobre o conhecimento experiencial de Deus, melhor, a presença espiritual de Deus sobre a vida do ser humano. Os gentios deviam ficar atentos, pois primeiramente Deus é ativo na vida de todas as pessoas, porém existe indivíduos que negam sua presença e preferem continuar com/no pecado. Para o Senhor estas pessoas são perversas e malvadas, e terão muita coisa para perder tanto aqui, quanto na outra vida. E sobre essa libertinagem, torna o ser humano alguém irreconciliável, que não abre mão das sua “liberdade”, isto só vai significar dor e sofrimento para estes indivíduos futuramente.

Concluímos que Deus abriu as possibilidades de salvação para os gentios, pois eles tem grande chance, porém vai depender deles buscarem e alcancem a salvação, porque todos são livres para escolher seu caminho, no entanto, as consequências também estão visíveis para todos.

Review

Para não ficar no prejuízo preparamos uma review da primeira lição do trimestre, que não houve uma resenha devido nossa equipe estava de férias na semana correspondente. Com o título Conhecendo a carta aos romanos, o estudo deu os parâmetros gráficos envolvendo a carta de Paulo aos cristãos em Roma, como sua data, origem, motivação, além de um apanhado geral do conteúdo e saudação do apóstolo em sua epístola. Uma curiosidade, o construtor de tendas (Paulo) não foi o membro fundador da igreja em Roma, ela surgiu devido seu histórico como cidade passagem, isto influenciou o encontro de cristãos e o estabelecimento de uma igreja (comunidade) cristã no local.


Ficha Técnica
Material:
Lições Bíblicas Jovens
Distribuição:
CPAD
Duração:
1º trimestre de 2016 (jan, fev, mar) – 13 aulas
Temática:
Justiça e Graça: um estudo da doutrina da salvação na carta aos romanos
Comentarista:
Pr. Natalino das Neves
Neste trimestre estudaremos a respeito da Epístola aos Romanos. Paulo, de forma brilhante, revela como Deus nos libertou, em Jesus Cristo, do poder do pecado e do jugo da lei.

Ao ler a epístola você vai perceber que o objetivo de Paulo era refutar os judaizantes, pois estes, erroneamente, ensinavam que os gentios deveriam obedecer a lei judaica. Então Paulo mostra que, em Jesus, estamos livres da lei e do poder do pecado.

Nossa salvação não é resultado da observância da lei, do esforço humano, mas é o resultado da graça de Deus. Recebemos a salvação por meio da fé da bondosa graça de Deus. Somente pela fé o homem pecador pode ser justificado diante de Deus.

Paulo faz na carta de Romanos uma descrição detalhada do nosso “alvará de liberdade cristã”. Sim, Jesus Cristo já nos libertou de todo jugo. Em Cristo somos livres. O pecado já não tem mais domínio sobre nós, pois já morremos para o mundo e ressuscitamos com Cristo para a vida eterna.

Que Deus o abençoe. Até o próximo trimestre

Telma Bueno, editora.

Assim chegamos ao fim de mais uma Preview. Para dúvidas ou sugestões comente logo abaixo e até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário