Olá, um novo ano se
inicia e como tal um novo trimestre é iniciado na Escola Dominical.
E continuando o trabalho trazemos a resenha da próxima aula em
questão na turma dos jovens. Então aperte morfar e bons estudos.
Nesta semana é
estudada a lição 2 do material disponível na Escola, com o tema
geral Justiça e Graça: um
estudo do doutrina da salvação na carta aos romanos, o
comentarista Pastor Natalino das Neves vai nos explicar parâmetros
que levaram o apóstolo Paulo escreve para os cristãos em Roma.
Neste sentido, a aula é divida em 3 partes sendo trabalho assuntos
como: a ira de Deus, a ingratidão, os desvios e a irresponsabilidade
do ser humano, além de outros pontos.
No primeiro tópico o
autor da lição comenta sobre o conhecimento de Deus para salvação.
Sobre isso os gentios de Roma deveriam ficar atentos, primeiramente,
Deus pode até ser amor e justiça, porém isso não significa que
Ele se omite perante a injustiça, em outras palavras, o Senhor
também se ira sendo capaz de castigar. Segundo, Deus está nas
pequenas coisas e quem não é capaz de vê-lo naturalmente pode está
desobedecendo ou até mesmo o negando – e isto é um grande
problema – E neste sentido, a terceira observação do
comentarista, essa irresponsabilidade perante a existência do Senhor
é algo indesculpável, resumindo, Deus é presente em tudo e todo
lugar, não há desculpa capaz de negar esse fato não óbvio para os
seres humanos.
No segundo ponto do
estudo, o Pastor fala um pouco da glória de Deus, sobre o
reconhecimento, ou melhor, sobre a falta de reconhecimento. Neste
caso, Paulo alertou os gentios primeiramente sobre a ingratidão,
pois as pessoas vão acreditar ou vão dar crédito em fatos obtidos
ou ocorrido por meio de esforço próprio, em outras palavras, vão
negar a interversão Deus sobre seus filhos. Neste sentido, a segunda
observação é em questão das pessoas tratarem o seu Criador como
simples objeto, portanto, sendo útil apenas como mecanismo de benção
e de fugar de doenças e maldições, adoração como verdadeiro e
único Salvador nunca vai acontecer. Na visão destes “cristãos”
Deus é o servo e eles os “senhores”. E a última observação
feita neste assunto, é a liberdade que muitos se dão para cometer
loucuras sobre o ato sexual, pois como são os “chefões” nada
impede de terem liberdade de escolha e de terem um pouco de
“aventura” em suas vidas.
E no último ponto da
lição, o comentarista Natalino dialoga sobre o conhecimento
experiencial de Deus, melhor, a presença espiritual de Deus sobre a
vida do ser humano. Os gentios deviam ficar atentos, pois
primeiramente Deus é ativo na vida de todas as pessoas, porém
existe indivíduos que negam sua presença e preferem continuar
com/no pecado. Para o Senhor estas pessoas são perversas e malvadas,
e terão muita coisa para perder tanto aqui, quanto na outra vida. E
sobre essa libertinagem, torna o ser humano alguém irreconciliável,
que não abre mão das sua “liberdade”, isto só vai significar
dor e sofrimento para estes indivíduos futuramente.
Concluímos que Deus
abriu as possibilidades de salvação para os gentios, pois eles tem
grande chance, porém vai depender deles buscarem e alcancem a
salvação, porque todos são livres para escolher seu caminho, no
entanto, as consequências também estão visíveis para todos.
Review
Para não ficar no
prejuízo preparamos uma review da primeira lição do trimestre, que
não houve uma resenha devido nossa equipe estava de férias na
semana correspondente. Com o título Conhecendo a carta aos
romanos, o estudo deu os parâmetros gráficos envolvendo a carta
de Paulo aos cristãos em Roma, como sua data, origem, motivação,
além de um apanhado geral do conteúdo e saudação do apóstolo em
sua epístola. Uma curiosidade, o construtor de tendas (Paulo) não
foi o membro fundador da igreja em Roma, ela surgiu devido seu
histórico como cidade passagem, isto influenciou o encontro de
cristãos e o estabelecimento de uma igreja (comunidade) cristã no
local.
Ficha Técnica
|
|
Material:
|
Lições Bíblicas Jovens
|
Distribuição:
|
CPAD
|
Duração:
|
1º trimestre de 2016 (jan, fev,
mar) – 13 aulas
|
Temática:
|
Justiça e Graça: um estudo da
doutrina da salvação na carta aos romanos
|
Comentarista:
|
Pr. Natalino das Neves
|
Neste trimestre estudaremos a
respeito da Epístola aos Romanos. Paulo, de forma brilhante,
revela como Deus nos libertou, em Jesus Cristo, do poder do pecado
e do jugo da lei.
Ao ler a epístola você vai
perceber que o objetivo de Paulo era refutar os judaizantes, pois
estes, erroneamente, ensinavam que os gentios deveriam obedecer a
lei judaica. Então Paulo mostra que, em Jesus, estamos livres da
lei e do poder do pecado.
Nossa salvação não é
resultado da observância da lei, do esforço humano, mas é o
resultado da graça de Deus. Recebemos a salvação por meio da fé
da bondosa graça de Deus. Somente pela fé o homem pecador pode
ser justificado diante de Deus.
Paulo faz na carta de Romanos uma
descrição detalhada do nosso “alvará de liberdade cristã”.
Sim, Jesus Cristo já nos libertou de todo jugo. Em Cristo somos
livres. O pecado já não tem mais domínio sobre nós, pois já
morremos para o mundo e ressuscitamos com Cristo para a vida
eterna.
Que Deus o abençoe. Até o
próximo trimestre
Telma Bueno, editora.
|
|
Assim chegamos ao fim de mais uma Preview. Para dúvidas ou sugestões comente logo abaixo e até a próxima.


Nenhum comentário:
Postar um comentário