sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Preview - A necessidade universal de salvação


Olá, continuamos nossa viagem pela carta de Paulo aos romanos durante as aulas da Escola Dominical. Aperte morfar e bons estudos.

Na quarta lição da Escola Dominical o Pastor Natalino das Neves prossegue em sua explicação sobre os pontos importantes envolvendo a carta que Paulo escreveu aos cristãos de Roma. Nesta aula, o estudo foi dividido em 3 partes sendo abordado assuntos como: filosofia, caminho da paz, condição de pecador, justificativa pelas obras e muito mais.

No primeiro tópico o Pastor liga as lições anteriores com esta, para tanto ele trabalha neste momento sobre o meio eficaz para a salvação. O comentarista lembra que Paulo escreveu a carta voltada tanto para os gentios quanto para os judeus que naquele momento aceitaram Cristo como verdadeiro Salvador e advertiu entre as linhas do documento problemas que os grupos provocavam e sofriam que distanciavam da salvação. Um destes obstáculos era a filosofia humana, eles esquecem ou não querem colocar isso na cabeça, que não há pensamento ou lógica humana capaz de entender por completo o agir de Deus – tem gente que fica “louca” por pensar tanto -. Outra pedra no caminho da salvação era a “paixão” pela lei e pelo costume da circuncisão, onde o apóstolo bateu inúmeras vezes na tecla dizendo que nada disso garante a elevação aos céus. E por fim, Paulo esclarece que todos são culpados e que o castigo é comum/igual para todos, não há diferença sendo gentio ou judeus neste caso.

No segundo ponto do estudo o autor continua o foco do trabalho da salvação agora envolvendo o caminho da paz. Para isso ele lembra que Paulo usou um cruzamento de referências para exemplificar determinado problema e com isso apontar soluções e assim encontrar a “paz”. O apóstolo cita Salmos 14 para explicar que a humanidade é corrupta por natureza – e o povo pensa que são apenas os brasileiros – e que a justiça, a verdadeira, não é obtida por mérito ou esforço próprio, sem Deus nada é capaz. Em seguida ele cita Salmos 5.10 e 140.4 para falar sobre domínio próprio, onde muitos não tinha controle sobre a língua – fofoca – e que estavam causando muito problema entre os irmãos. E depois Salmos 10.7 sobre palavrões, ira e conflitos, algo bastante comum naquela época e que é sempre visto atualmente. E por fim, Paulo usa Salmos 36.2 para falar sobre “paz”, algo totalmente impossível de conseguir – sozinho neste caso – se não tiver Jesus no encalço essa procura levará a vida – nos dois sentidos – toda.

Na terceira sessão o Pastor Natalino das Neves abre o espaço para apontar soluções para o pecado. Primeiramente ele abre um parênteses para a Lei, onde Paulo lembra os cristãos que a Lei não foi feita na sua essência para condenar ninguém, porém para mostrar as condições como pecador e dessa maneira provocar o arrependimento e o conserto perante Deus – viver em comunhão –. E por último, as obras são importantes para todo servo do Senhor, porém ela não garante nada quanto a salvação, pois isso é obtido pela fé e o arrependimento de seus pecados. As obras são as consequências de uma nova vida, em outras palavras, o dever de todo e qualquer cristo perante o mundo perdido – não tem como fugir irmão.

Dessa maneira terminamos a lição, chegando a conclusão que a humanidade está com sérios problemas, porém nem tudo está perdido, pois Jesus esteve aqui – e ainda continua – Ele nos garantiu a salvação para todos, agora depende da vontade e agir de qualquer um em aceitar Cristo como salvador e deixar Ele entrar em sua vida. #MireAtireOAlvoÉCristo!

Assim chegamos ao fim de mais uma Preview da Escola Dominical, esperamos você novamente em nosso espaço para outro estudo da Palavra de Deus. Se tiver duvidas ou sugestões comente logo abaixo e até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário