Olá, continuamos nossa
viagem pela carta de Paulo aos romanos durante as aulas da Escola
Dominical. Aperte morfar e bons estudos.
Na quarta lição da
Escola Dominical o Pastor Natalino das Neves prossegue em sua
explicação sobre os pontos importantes envolvendo a carta que Paulo
escreveu aos cristãos de Roma. Nesta aula, o estudo foi dividido em
3 partes sendo abordado assuntos como: filosofia, caminho da paz,
condição de pecador, justificativa pelas obras e muito mais.
No primeiro tópico o
Pastor liga as lições anteriores com esta, para tanto ele trabalha
neste momento sobre o meio eficaz para a salvação. O comentarista
lembra que Paulo escreveu a carta voltada tanto para os gentios
quanto para os judeus que naquele momento aceitaram Cristo como
verdadeiro Salvador e advertiu entre as linhas do documento problemas
que os grupos provocavam e sofriam que distanciavam da salvação. Um
destes obstáculos era a filosofia humana, eles esquecem ou não
querem colocar isso na cabeça, que não há pensamento ou lógica
humana capaz de entender por completo o agir de Deus – tem gente
que fica “louca” por pensar tanto -. Outra pedra no caminho da
salvação era a “paixão” pela lei e pelo costume da
circuncisão, onde o apóstolo bateu inúmeras vezes na tecla dizendo
que nada disso garante a elevação aos céus. E por fim, Paulo
esclarece que todos são culpados e que o castigo é comum/igual para
todos, não há diferença sendo gentio ou judeus neste caso.
No segundo ponto do
estudo o autor continua o foco do trabalho da salvação agora
envolvendo o caminho da paz. Para isso ele lembra que Paulo usou um
cruzamento de referências para exemplificar determinado problema e
com isso apontar soluções e assim encontrar a “paz”. O
apóstolo cita Salmos 14 para explicar que a humanidade é corrupta
por natureza – e o povo pensa que são apenas os brasileiros – e
que a justiça, a verdadeira, não é obtida por mérito ou esforço
próprio, sem Deus nada é capaz. Em seguida ele cita Salmos 5.10 e
140.4 para falar sobre domínio próprio, onde muitos não tinha
controle sobre a língua – fofoca – e que estavam causando muito
problema entre os irmãos. E depois Salmos 10.7 sobre palavrões, ira
e conflitos, algo bastante comum naquela época e que é sempre visto
atualmente. E por fim, Paulo usa Salmos 36.2 para falar sobre “paz”,
algo totalmente impossível de conseguir – sozinho neste caso –
se não tiver Jesus no encalço essa procura levará a vida – nos
dois sentidos – toda.
Na terceira sessão o
Pastor Natalino das Neves abre o espaço para apontar soluções para
o pecado. Primeiramente ele abre um parênteses para a Lei, onde
Paulo lembra os cristãos que a Lei não foi feita na sua essência
para condenar ninguém, porém para mostrar as condições como
pecador e dessa maneira provocar o arrependimento e o conserto
perante Deus – viver em comunhão –. E por último, as obras são
importantes para todo servo do Senhor, porém ela não garante nada
quanto a salvação, pois isso é obtido pela fé e o arrependimento
de seus pecados. As obras são as consequências de uma nova vida, em
outras palavras, o dever de todo e qualquer cristo perante o mundo
perdido – não tem como fugir irmão.
Dessa maneira
terminamos a lição, chegando a conclusão que a humanidade está
com sérios problemas, porém nem tudo está perdido, pois Jesus
esteve aqui – e ainda continua – Ele nos garantiu a salvação
para todos, agora depende da vontade e agir de qualquer um em aceitar
Cristo como salvador e deixar Ele entrar em sua vida.
#MireAtireOAlvoÉCristo!
Assim chegamos ao fim
de mais uma Preview da Escola Dominical, esperamos você novamente em
nosso espaço para outro estudo da Palavra de Deus. Se tiver duvidas
ou sugestões comente logo abaixo e até a próxima.

Nenhum comentário:
Postar um comentário