Olá, hoje vamos conversar um assunto interessante para qualquer pessoa: amizade. Então aperte morfar e vamos para o bate-papo.
O ser humano tem uma
necessidade quase patológica de ser comunicar, de viver em sociedade
e dentro disso está a formação de relacionamentos de todos os
tipos, dentre eles, as amizades, mas o que se trata exatamente esse
sentimento, essa necessidade humana?
Segundo o dicionário,
a palavra “amizade” significa basicamente: sentimento de amigo;
afeto que liga as pessoas, reciprocidade de afeto. Em outras palavras
é ação que uni duas ou mais pessoas com gostos ou interesses em
comum, assim fortalecendo laços e formando futuras parcerias. E
sobre isso, é encontrado vários níveis de amizades, como tipos
e/ou profundidade. Veja o quadro:
Amizade:
Familiar: a união entre irmãos é a
mais vista neste segmento, mas amizade entre parentes de
diferentes níveis como tios ou primos, são comuns. A família em
si é considerada o primeiro círculo social de uma pessoa, além
de serem os primeiros amigos que alguém adquire;
Momentânea: esse tipo é a mais comum,
é encontrada na escola, trabalho, igreja e demais locais, são
amizades que as pessoas constroem vivendo em sociedade. Elas são
consideradas momentâneas pois duram apenas enquanto o indivíduo
esta frequentando determinado local como a faculdade, se foge a
regra já é outro tipo de amizade;
Duradoura: este tipo é difícil de
encontrar nos dias de hoje, não que seja impossível, pois o
tempo e a distância são fatores que atrapalham a permanência ou
durabilidade dos laços. Essa amizade é comum entre pessoas que
se conhecem desde a infância, mas ela pode ser feita com qualquer
tipo de grupo. Basicamente, quem tem uma amizade duradoura
classifica o amigo como seu “melhor amigo”;
Falsa: como o nome já diz, essa amizade
é falsa, é motivada apenas pelo interesse ou até mesmo para
prejudicar alguém. Tenha cuidado!;
Colorida: no tempo dos nossos pais até
mesmo dos nossos avôs essa amizade era impossível ou pelo menos
desacreditada. Ela é basicamente a amizade entre homem e mulher.
São considerados melhores amigos, pois tem intimidade como
qualquer outra amizade e mesmo se tratando de sexo diferentes a
barreira envolvendo a amizade nunca é ultrapassada, porém a
casos e casos;
“Conhecidos”: é simplesmente as
amizades virtuais, aquela que você adiciona pessoas nas suas
redes socais, mas não tem nenhuma intimidade concretada com a
pessoa. No mundo real essa “amizade” também existe, no
entanto é mais difícil de encontrar, pode ser vista em locais de
trabalho ou até faculdade, pois as partes tem certo
relacionamento, porém não é exatamente amizade;
Ágape: considerada também como uma
forma de amor e sendo maior exemplo dado por Jesus para conosco.
Simplesmente essa amizade/amor é um ato de sacrifício voluntário
para com alguém. Sendo mais comum entre irmãos de sangue, ela é
um ensinamento que todo cristão deve aplicar na vida.
|
Voltando para a Bíblia
temos “n” exemplos de amizade. Aqui, vamos citar dois que são
considerados grande exemplos, mas que também que causam polêmica
quando são citados: Davi e Jônatas e Jesus e João. Ambos os casos
a amizade ultrapassou as barreiras – no bom sentido – pois o
sentimento entre as partes era maior que uma simples amizade, era
exatamente um amor entre irmãos (de sangue). Isso era notado no
decorrer da história envolvendo os amigos: Davi tinha tanta
consideração por Jônatas que ajudou de bom grado os descendentes
do amigo; João cuidou de Maria (mãe de Jesus), após sua “suporta
morte”. Resumindo, é na dificuldade que nasce um irmão
(Provérbios 17.17).
A Bíblia está cheia
de referências envolvendo amizade, o versículo “é melhor ter
companhia do que estar sozinho, porque maior é a recompensa do
trabalho de duas pessoas. Se um cair, o amigo pode ajudá-lo a
levantar-se. Mas pobre do homem que cai e não tem quem o ajude a
levantar-se!” em Eclesiastes 4.9,10 é um deles. Assim, para
encerrar queremos saber sua opinião, o que é amizade para você?
Tem algum exemplo? Amizade duradoura, genuína, como de Davi e
Jônatas existe nos dias de hoje? Responda logo abaixo nos
comentários.
Este foi nossa conversa
da vez, esperamos em um próximo Morphin, lembrando, dúvidas ou
sugestões, comente logo abaixo. Inter!


Nenhum comentário:
Postar um comentário