Olá, um novo trimestre
se inicia, com eles novas lições dentro de um assunto novo. Então
aperte morfar e bons estudos.
A "família" é o tema
principal trabalhado durante os próximos três meses e tendo os
comentários do Pastor Reynaldo Odilo, um respeitado juiz da Vara da
Família. Para tanto, nesta primeira aula o assunto proposto gira em
toda da família quanto instituição. Sobre isso, ela é composta de
3 tópicos sendo exposto assuntos como: projeto “família”, o que
consiste uma família, a família como mecanismo de ensino e muito
mais.
No primeiro tópico o
autor trabalha basicamente sobre a formação da família, a
construção do projeto. Veja o quadro.
O problema de estar só: está sozinho
não é o problema, mas viver só, sem nenhuma companhia. Deus
criou o ser humano como uma indivíduo sociável, em outras
palavras, necessitamos interagir, no caso, conversar com outras
pessoas, semelhantes. Por essa razão, Adão não estava feliz no
Éden, pois via todos os animais com seus pares, porém ele não
tinha ninguém igualmente para conviver. Neste sentido, o Senhor
deu prosseguimento ao seu projeto intitulado “família”.
|
A solução para quem está só: Deus
não criou ninguém para viver só, por isso Eva surgiu para Adão
na época do Éden. A mulher foi criada para ser companheira do
homem, com posição igual perante tudo. Sua formação não
seguiu o padrão de Adão, pois Deus queria alguém que
completasse sua criação perfeita, como foi relatado em Gênesis
2.21,22.
|
Vida a dois: Adão agora tinha Eva,
alguém que o completava de todas as formas e maneiras possíveis.
Está é a finalidade que Deus fez quando criou o primeiro casal,
que ambos sejam uma única pessoa, desfrutando de alegria e
felicidade mútua. E além de tudo adorando a Deus.
|
No segundo ponto da
lição, o Pastor Odilo atribui os elementos e aspectos que consistem
uma família. Veja o quadro.
Ponto de convergência: na formação do
primeiro casal, Deus separou eles como indivíduos físicos, porém
quando estes se juntam, em bom português, se casam, eles se
tornam uma “única carne”, compartilhando de todos os
momentos, seja alegres ou tristes. Sobre isso, Paulo compara o
casamento de uma homem com uma mulher, como a união de Cristo e a
igreja. Único, simples, fiel.
|
Campo de treinamento: viver em família
não é só rosa, tem seus altos e baixos, porém viver na
sociedade é pior que tudo. Por isso, família é considerada um
campo de treinamento, pois nos prepara para enfrentar os problemas
e situações que o mundo nos entrega, pois ele não tem pena de
ninguém.
|
Realização total do homem: carro,
casa, faculdade, empregado, nada disso completa por inteiro o
homem (ou a mulher). A única coisa que pode realizar uma pessoa é
a construção de uma família, pois além de perpetuar a raça
humana, garante a continuidade dos valores morais (cristãos)
perante os homens.
|
No último ponto da
lição o comentarista fala sobre os ensinamentos que toda e qualquer
família pode proporcionar aos seus membros. Veja o quadro.
Enquanto ser humano: a família é o
melhor lugar para uma pessoa crescer em todas as áreas: pessoal,
profissional, emocional e principalmente espiritual. Por meio dos
exemplos dos pais, os filhos poderão crescer sadios e serem
ótimos homens e mulheres no futuro. Tudo vai depender dos seus
protetores.
|
Depender dos semelhantes: e falando de
protetores e responsáveis, a família tem essa função de
guardar e proteger seus membros, pois ninguém de fora terá a
mesma misericórdia que os entes queridos.
|
Conhecendo a Deus: é através da
família que podemos ter conhecimento da existência de Deus e de
seu total poder e glória. A Bíblia está cheia de exemplos onde
o Senhor usou as famílias para que outros pudessem ter
conhecimento de seus imenso amor e misericórdia.
|
Assim, chegamos ao fim
desse estudo, onde podemos compreender a importância da família
para qualquer pessoa. Podemos compreender como uma grande aventura e
uma forma de conquistar sabedoria, pois não é fácil conviver com
outros indivíduos, mas este é o papel de toda família. Serem
exemplos perante uma sociedade deturpada e confusa.
Ficha técnica
|
|
Material:
|
Lições Bíblica Jovens
|
Distribuição:
|
CPAD
|
Duração:
|
2º trimestre de 2016 (abr, mai, jun) – 13
aulas
|
Temática:
|
Eu e minha casa: orientações da Palavra de
Deus para a família do século 21
|
Comentarista:
|
Reynaldo Odilo
|
Neste trimestre estudaremos a respeito do
primeiro e mais importante grupo social a que pertencemos – a
família. Ela é chamada de célula mater da sociedade. Primeiro
Deus fez e preparou o mundo para receber essa instituição tão
especial. Depois, Ele criou o homem e a mulher. Deus viu que o
homem, coroa da criação, não poderia viver sozinho! A família
surgiu da necessidade de nos relacionarmos, pois o homem é um ser
gregário.
Deus criou a família perfeita. Seus objetivos
eram os melhores possíveis. Mas, com a Queda a família foi
afetada e passou a sofrer sérias consequências.
Atualmente temos visto que alguns querem até
mudar o próprio conceito de família. Muitas são as crises que
afetam a família moderna. Entretanto, isso não muda em nada a
proposito divino para cada família.
Deus nos ama e deseja que tenhamos um
relacionamento familiar saudável. Que possamos crescer em
família, manifestando a graça de Deus a todas as famílias da
terra.
Que Deus o abençoe! Até o próximo trimestre.
Telma Bueno, editora.
| |


Nenhum comentário:
Postar um comentário