Olá, continuamos estudando sobre a família e desta vez é sobre a jornada até o casamento. Então aperte morfar e bons estudos.
Na quarta lição da
Escola Dominical o Pastor Reynaldo Odilo explica sobre os
preparativos que os jovens devem tomar até o casamento. Para tanto o
estudo é divido em três partes sendo trabalhado assuntos como:
esperar no Senhor, a escolha certa, preparação intelectual,
trabalho, namoro, noivado e o próprio casamento, e muito mais.
No primeiro tópico o
comentarista explica como tudo acontece, em outras palavras, o beabá
do amor, o começo da jornada. Veja o quadro.
Esperar com paciência: muitos dos
jovens atualmente são pessoas impaciente quando o assunto é
relacionamento sentimental, se não vivêssemos no século 21
diríamos que eles tem medo de ficarem pra titio, mas simplesmente
sabemos que não é está razão. Existe “n” motivos para essa
preocupação toda, uma delas é ficar sozinho, solitário no
segmento relacionamento. Porém o autor utiliza o exemplo de Adão,
pois ninguém sabe ao certo quando tempo ele ficou sozinho no
jardim, porém esse tempo foi bom para o seu desenvolvimento nas
diversas áreas, inclusive espiritual, quando chegou o momento
certo Deus entregou Eva a Adão, pois viu que era necessário e
bom para os humanos ter alguém para conviver.
|
Fazendo a escolha certa: aqui o autor
exemplifica com a figura de Jacó que esperou no Senhor e dessa
maneira soube quem seria parceira para o resto da vida, no caso
Raquel. Para tanto, como é necessário ter paciência nesses
negócios, Jacó apresentou total preparo e controle sobre sua
escolha, pois ele analisou e estudou sua pretendente para que
enfim fosse feito o pedido formalmente ao pai da escolhida.
|
Conquista: este assunto é um pouco, se
não completamente diferente na Bíblia em comparação aos nossos
dias. Jacó não fez de cara a sua escolha por Raquel, esperou
aproximadamente 1 mês para dá o veredito ao futuro sogro e mais
trabalhou 7 anos (14, se você considerar o golpe do sogro) para
enfim poder casar com a amada. Todo esse tempo gasto pode ter
certeza, Deus estava com ele durante toda a espera o animando e o
ensinando/aconselhando sobre as decisões a serem tomadas, pois
casamento não é brincadeira.
|
No segundo ponto da
lição, é chegada a hora do playground de muitos jovens: o namoro,
além disso, o noivado quando a “brincadeira” fica seria. Veja o
quadro.
Contextualização bíblica:
Namoro: diferente de hoje, o namoro não
é visto claramente na Bíblia, pois muitos dos casamentos eram
arranjados pelos pais, ou simplesmente se ia para o passo
seguinte: o noivado.
Noivado: em comparação ao namoro, essa
fase é vista em inúmeras vezes na Bíblia tanto no AT como no
NT, pois a decisão de casar era algo muito sério e o noivado era
o momento para todas as preparações necessárias até o casório
dos noivos. A seriedade era tamanha, que os homens era dispensado
das guerras por causa do noivado.
|
Significado:
Namoro: na onda do varoar ou do Escolhi
Esperar, o namoro basicamente ficou confuso na cabeça dos jovens.
Sobre isso, o namoro adotou modalidades, como o próprio “fazer
corte”, onde é proibido muitas coisas como beijar. Neste
sentido, a fase do namoro é um período de descobertas – no bom
sentido – quando o casal estará se conhecendo melhor e
construindo uma intimidade intelectual e emocional, e nada mais
disso. É aqui que eles vão descobrir interesses em comum e ser
os sentimentos são igualmente recíprocos e fortes para subir de
nível.
Noivado: depois do namoro vem o noivado,
um novo passo no relacionamento do casal e se concretiza por algo
sério, pois envolve uma intimidade além de intelectual e
emocional, a econômica. Aqui, o casal prepara casamento com todos
os detalhes finais para a cerimônia, e sobre tudo, as coisas
envolvendo o novo lar que ambos vão assumir depois do casamento.
Antes disso, não é permitir nada mais intimo, para isso temos a
noite de nupcial, além é claro, do resto da vida a dois.
|
No terceiro e último
tópico do estudo, o comentarista fala finalmente do casamento, do
seu significado e importância. Veja o quadro.
Significado: enfim a jornada está
terminando, figuramente falando, pois depois do casamento uma nova
jornada de inicia – mas isso é conversa para outra aula – o
casamento é o ritual, cerimônia que duas pessoas (homem e
mulher) se tornam um perante o Senhor, e no caso, nada pode
separa-lo – apenas a morte é claro – suportando tudo,
enfrentando tudo, pois agora são companheiros, cúmplices e
parceiros para todo o resto da vida.
|
Meio de subsistência: emprego. Aqui é
retratado depois do casamento, porém isto deve ser visto antes
dele, pois ninguém vai ser sustentado pelos pais após assumirem
uma vida a dois. E em nossa sociedade o casal tem a possibilidade
de trabalhar, em outras palavras, o homem e a mulher podem
trabalhar para a sustentação do lar. Algo bem diferente se for
ver o tempo dos nossos pais e até na Bíblia.
|
Solteiro, mas feliz: depois de falar de
toda a jornada vivida até o casamento, por que não falar da
“solterice”. Primeiramente isto não é algo ruim, ou algo
anormal, e segundo, a sociedade que deturpa tudo que é visto e
rotula inverdades sobre o assunto. A vida de solteiro é algo real
e normal na vida de qualquer um, temos vários exemplos na Bíblia
de homens que viveram solteiro por toda a vida e não havia nenhum
comentário sobre sua “solterice”. Claro, lá era outro tempo
e tudo mais, mas Deus prepara homens e mulheres para essa vida
“santa” - num estou falando os padres e freiras – com
objetivos específicos e/ou especiais, resumindo, alguém vai
julgar a “soberania divina”?
|
Finalizando, a jornada
da vida é algo muito grande para qualquer um, pois tem os seus altos
e baixos e quando o assunto é relacionamento sentimental, as voltas
e lupes são maiores, porém Deus está ai para ajudar e aconselhar
nas decisões futuras que vão transformar a vida do casal.
Resumindo, devemos entender o tempo de Deus para qualquer um em todas
as áreas, principalmente na emocional e sentimental.
#HáTempoParaVaroar_HáTempoParaEsperar.
Está foi nossa prévia
da próxima lição da Escola Dominical, espero que tenha facilitado
o seu estudo e te aguardamos na próxima Preview. Lembrando, se tiver
dúvidas ou sugestões, comente logo abaixo. Inter!

Nenhum comentário:
Postar um comentário