sexta-feira, 20 de maio de 2016

Preview - Aula #08: A comunicação na família


Olá, a base para um bom relacionamento é a comunicação! Isto para qualquer família é importante. Então aperte morfar e confira nosso prévia sobre o assunto.

Para a oitava lição da Escola Dominical, o foco é a comunicação dentro da família. Sobre isso o Pastor Reynaldo Odilo divide o trabalho em três partes, sendo visto assuntos como: fruto do espirito, exemplos patriarcais, a exortação de Deus, falta de tempo e muito mais.

No primeiro tópico do estudo o comentarista fala sobre os Frutos do Espírito que tem influência na comunicação e que afeta a família negativamente na falta dela. Eles são:

Alegria: este sentimento, melhor, fruto não é exclusivo do cristão, porém o mesmo já é alegre por natureza, a falta dela num relacionamento principalmente na família pode causar certos desconfortos entre os membros. É natural ficamos de mal-humor as vezes, mas é um problema a sua permanência dentro do lar.

Sinceridade: esse sentimento é algo difícil de encontrar nos dias de hoje, no entanto, dentro da família os membros devem ser sempre sinceros em suas opiniões e em seus relacionamentos, pois se é falso dentro de casa, imagina lá fora! Ser golpeado por uma verdade é melhor, que viver numa omissão por timidez ou vergonha da verdade.

Perdão: é algo sempre necessário em qualquer tipo de relacionamento, inclusive na família. É normal temos desentendimento entre os membros, mas se o perdão realmente existir, isto vai superar qualquer dificuldade ou intriga que possa aparecer dentro do lar.

Paciência: Conviver entre pessoas é difícil, tem hora que falta paciência, agora imagina este problema com pessoas que você ver todo dia, mora, almoça, dorme, todos juntos. A confusão é em dobro. Se não houver paciência entre os membros de uma família, pode considerar uma coisa, essa casa vai ao chão logo, logo. Conte até 10, vá dar uma volta, mas procure ser mais paciente, o futuro da família agradece.

Agora, no segundo ponto do estudo é voltado para a boa comunicação, em resumo, os resultados positivos que ela pode causar na família se ela for bem executada e compreendida pelos membros da família.

Exemplos patriarcais: aqui o autor apresenta duas figuras importante para História Bíblica e além disso foram exemplos em boa comunicação: Noé e Abraão. Sua boa atuação em informar os familiares sobre os problemas e providências de Deus sobre eles puderam garantir sua sobrevivência, sobretudo, a prolongação da raça humana na face da Terra.

Sentindo-se amado com Jesus: aqui fala do melhor interlocutor da Bíblia, sim, Ele: Jesus Cristo. Se o Filho de Deus vivesse em nosso tempo com certeza seria um ótimo publicitário. Seu discurso e sua forma de interpretar a Palavra de Deus atraiu inúmeros olhares, bons e ruins, porém isso significava simplesmente o domínio que Cristo tinha sobre a comunicação, sendo o maior mecanismo para a propagação do amor e do evangelho de Deus ao povo naquela época.

Sentindo-se integrado com Jesus: reafirmando a comunicação de Jesus. O seu poder de interlocução era tão bom que incentivava os discípulos a fazerem o mesmo, de serem mais ativos no trabalho como servos de Deus e propagadores do Evangelho. Apenas pessoas com uma boa comunicação tinha essa habilidade de motivar a participação de outras pessoas em prol de um objetivo comum, aqui, o IDE do Senhor.

No último ponto da lição, quem tem o poder de falar, deve também ter a habilidade de ouvir, e ouvir super bem (com humildade, para ser exato).

A exortação de Deus: todo mundo adora falar, mas são poucos que ouvem. Dentro da família, assim como em qualquer lugar, é necessário ter a habilidade de ouvir, pois evitará possíveis ruídos entre as mensagens, dessa maneira problemas futuros. Como diria Tiago “seja pronto para ouvir e cuidadoso para falar” (Tg 1.19)

A arrogância dos filhos desobedientes: tem pais que mimam os filhos demais, isso só prejudica o desenvolvimento dos indivíduos. Quando são crescidos, ou até antes, se nota um “ar” de arrogância, de superioridade dessas figuras ao ponto de não ouvirem ninguém e acharem que estão sempre certos. Porém a história é sempre outras, muitos “racham a cara” por não ouvir o conselho e/ou experiência de uma pessoa mais velha. Muitas coisas poderiam ter sido evitadas se tivessem ouvido.

A falta de tempo (e paciência) dos pais: os filhos podem se tornar arrogantes dependendo da falta de comunicação entre os familiares, porém um pai ausente – uma mãe pode ser o caso – também tem culpa na história. No mundo inteiro ouvimos histórias de casos monstruosos envolvendo jovens, até adolescentes, quando se pesquisa mais a fundo sobre os envolvidos descobre-se que os pais são os culpados iniciais. Não, porque estão envolvidos com ações do filho, mas pela ausência, falta no convívio do jovem, achando que apenas coisas materiais podem preencher a falta de tempo dos progenitores . Estão totalmente errados, o Rei Davi é um grande exemplo nesse caso, ele pode ter sido alguém “segundo o coração de Deus”, mas ele nunca conseguiu o título de “melhor pai do mundo”.

Portanto, podemos concluir que a comunicação é muito importante para todas ações do mundo, isso inclui a família. Sem ela, problemas vão sempre existir, dessa maneira devemos ter o maior cuidado em nossos relacionamentos, pois uma palavra colocada errada ou até mal interpretada pode trazer consequências duradouras e até destruindo o “incrível” projeto de Deus que é a família. #FamíliaUnida_ComunicaçãoAfiada

Está foi a Preview da vez, esperamos que tenha ajudado nos estudos referente ao tema da Escola Dominical. Aguardamos o seu retorno nos próximos posts. Lembre-se, dúvidas ou sugestões comente logo abaixo. Inter!

Nenhum comentário:

Postar um comentário