Olá, a base para um
bom relacionamento é a comunicação! Isto para qualquer família é
importante. Então aperte morfar e confira nosso prévia sobre o
assunto.
Para a oitava lição
da Escola Dominical, o foco é a comunicação dentro da família.
Sobre isso o Pastor Reynaldo Odilo divide o trabalho em três partes,
sendo visto assuntos como: fruto do espirito, exemplos patriarcais, a
exortação de Deus, falta de tempo e muito mais.
No primeiro tópico do
estudo o comentarista fala sobre os Frutos do Espírito que tem
influência na comunicação e que afeta a família negativamente na
falta dela. Eles são:
Alegria: este
sentimento, melhor, fruto não é exclusivo do cristão, porém o
mesmo já é alegre por natureza, a falta dela num relacionamento
principalmente na família pode causar certos desconfortos entre os
membros. É natural ficamos de mal-humor as vezes, mas é um problema
a sua permanência dentro do lar.
Sinceridade:
esse sentimento é algo difícil de encontrar nos dias de hoje, no
entanto, dentro da família os membros devem ser sempre sinceros em
suas opiniões e em seus relacionamentos, pois se é falso dentro de
casa, imagina lá fora! Ser golpeado por uma verdade é melhor, que
viver numa omissão por timidez ou vergonha da verdade.
Perdão: é algo
sempre necessário em qualquer tipo de relacionamento, inclusive na
família. É normal temos desentendimento entre os membros, mas se o
perdão realmente existir, isto vai superar qualquer dificuldade ou
intriga que possa aparecer dentro do lar.
Paciência:
Conviver entre pessoas é difícil, tem hora que falta paciência,
agora imagina este problema com pessoas que você ver todo dia, mora,
almoça, dorme, todos juntos. A confusão é em dobro. Se não houver
paciência entre os membros de uma família, pode considerar uma
coisa, essa casa vai ao chão logo, logo. Conte até 10, vá dar uma
volta, mas procure ser mais paciente, o futuro da família agradece.
Agora, no segundo ponto
do estudo é voltado para a boa comunicação, em resumo, os
resultados positivos que ela pode causar na família se ela for bem
executada e compreendida pelos membros da família.
Exemplos
patriarcais: aqui o autor apresenta duas figuras importante para
História Bíblica e além disso foram exemplos em boa comunicação:
Noé e Abraão. Sua boa atuação em informar os familiares sobre os
problemas e providências de Deus sobre eles puderam garantir sua
sobrevivência, sobretudo, a prolongação da raça humana na face da
Terra.
Sentindo-se amado
com Jesus: aqui fala do melhor interlocutor da Bíblia, sim, Ele:
Jesus Cristo. Se o Filho de Deus vivesse em nosso tempo com certeza
seria um ótimo publicitário. Seu discurso e sua forma de
interpretar a Palavra de Deus atraiu inúmeros olhares, bons e ruins,
porém isso significava simplesmente o domínio que Cristo tinha
sobre a comunicação, sendo o maior mecanismo para a propagação do
amor e do evangelho de Deus ao povo naquela época.
Sentindo-se
integrado com Jesus: reafirmando a comunicação de Jesus. O seu
poder de interlocução era tão bom que incentivava os discípulos a
fazerem o mesmo, de serem mais ativos no trabalho como servos de Deus
e propagadores do Evangelho. Apenas pessoas com uma boa comunicação
tinha essa habilidade de motivar a participação de outras pessoas
em prol de um objetivo comum, aqui, o IDE do Senhor.
No último ponto da
lição, quem tem o poder de falar, deve também ter a habilidade de
ouvir, e ouvir super bem (com humildade, para ser exato).
A exortação de
Deus: todo mundo adora falar, mas são poucos que ouvem. Dentro
da família, assim como em qualquer lugar, é necessário ter a
habilidade de ouvir, pois evitará possíveis ruídos entre as
mensagens, dessa maneira problemas futuros. Como diria Tiago “seja
pronto para ouvir e cuidadoso para falar” (Tg 1.19)
A arrogância dos
filhos desobedientes: tem pais que mimam os filhos demais, isso
só prejudica o desenvolvimento dos indivíduos. Quando são
crescidos, ou até antes, se nota um “ar” de arrogância, de
superioridade dessas figuras ao ponto de não ouvirem ninguém e
acharem que estão sempre certos. Porém a história é sempre
outras, muitos “racham a cara” por não ouvir o conselho e/ou
experiência de uma pessoa mais velha. Muitas coisas poderiam ter
sido evitadas se tivessem ouvido.
A falta de tempo (e
paciência) dos pais: os filhos podem se tornar arrogantes
dependendo da falta de comunicação entre os familiares, porém um
pai ausente – uma mãe pode ser o caso – também tem culpa na
história. No mundo inteiro ouvimos histórias de casos monstruosos
envolvendo jovens, até adolescentes, quando se pesquisa mais a fundo
sobre os envolvidos descobre-se que os pais são os culpados
iniciais. Não, porque estão envolvidos com ações do filho, mas
pela ausência, falta no convívio do jovem, achando que apenas
coisas materiais podem preencher a falta de tempo dos progenitores .
Estão totalmente errados, o Rei Davi é um grande exemplo nesse
caso, ele pode ter sido alguém “segundo o coração de Deus”,
mas ele nunca conseguiu o título de “melhor pai do mundo”.
Portanto, podemos
concluir que a comunicação é muito importante para todas ações
do mundo, isso inclui a família. Sem ela, problemas vão sempre
existir, dessa maneira devemos ter o maior cuidado em nossos
relacionamentos, pois uma palavra colocada errada ou até mal
interpretada pode trazer consequências duradouras e até destruindo
o “incrível” projeto de Deus que é a família.
#FamíliaUnida_ComunicaçãoAfiada
Está foi a Preview da
vez, esperamos que tenha ajudado nos estudos referente ao tema da
Escola Dominical. Aguardamos o seu retorno nos próximos posts.
Lembre-se, dúvidas ou sugestões comente logo abaixo. Inter!

Nenhum comentário:
Postar um comentário