Olá, estamos iniciando o nosso quadro semanal do site, “Preview”. O espaço é destinado a construção de uma resenha da lição estudada pelos jovens na Escola Bíblica Dominical recorrente da semana.
Seguindo
o cronograma de aula esta semana corresponde a “Lição 6: o avanço
científico” da revista “Lições Bíblicas Jovens – 3º
trimestre de 2015” da Editora CPAD. As aulas anteriores do material
didático serão reformuladas e postada como um único resumo nos
próximos dias.
ATENÇÃO:
o quadro “Preview” é para unicamente incentivar a leitura do
material completo da lição semanal e deve ser tratado apenas como
complemento do estudo.
A
lição “O avanço científico” da segunda semana de agosto é
escrita abordando três tópicos específicos, tendo início com os
aspectos bíblicos e finalizando com os paramentos da modernidade do
século atual.
No
primeiro tópico, o autor da lição aponta a obsessão que a
humanidade tem pelo conhecimento e pelo saber desde o período
bíblico. O comentarista apresenta em seu discurso três personagens
da Bíblia que são enquadrados nessa “busca por saber”: Adão, o
rei Salomão e o apóstolo Paulo.
O
primeiro por causa do seu papel como administrador da terra e
responsável por nomear todos os animais – dando a ideia do que
seria os primeiros passo da dita “ciência”. Já o rei Salomão é
conhecido na Bíblia como o homem mais sábio e inteligente, e em
Eclesiastes afirma que nenhum pensamento humano equilibrado com a
magnitude do Criador, nada é válido ou não teria sentido completo.
E por fim, Paulo, o autor do estudo lembra da carta paulina ao
corintios onde o apóstolo reforça o fato de que a busca pelo
conhecimento não é algo que deva causar orgulho a alguém, pois
isso pode provocar no indivíduo uma falta de amor e até o
distanciamento a Deus e ao próximo.
No
segundo tópico da lição é lembrado a importância da ciência
para a humanidade e que a mesma não é de todo mal, porém vai
depender de quem são os agentes por trás dela. Outro ponto é que a
chamada “ciência moderna” nunca teria existido se não fosse as
primeiras pesquisas que envolvia assuntos já presentes na própria
Bíblia e que os esforços de cientistas cristãos como Copérnico,
Galileu, Kepler e Newton, que a partir de sua fé deram condições
para a criação da ciência moderna.
O tópico é finalizado com o exemplo
do criador da Tabela Periódica, o cientista cristão Mendeleev, ele
sugere que a igreja do novo século deve apoiar e incentivar presença
maior de cristãos entre os cientistas. A razão é que eles vão ter
o poder de usar o conhecimento humano em benefício mútuo para a
humanidade e em pro do planeta, e não apenas para o enriquecimento
de indústria e o mercado financeiro.
E
por fim, no último tópico da lição sobre “o avanço
científico”, o comentarista começa apresentando as novidades
proporcionadas pela ciência na primeira década do século 21, onde
a revista científica norte-americana Science
listou
as 10 áreas que houveram mais descobertas científicas no mundo. No
decorrer do estudo, o autor discorre sobre o fato que os cientistas
atuais esqueceram a base de todas essas descobertas, que é o próprio
Criador, e pior, eles tentam desacreditar sobre Deus o retirando da
sequência, ao ponto de nega-lo por completo.
Porém o tópico é finalizado com o
exemplo do cientista Francis Collins que inicialmente era ateu, mas
devido suas pesquisas sobre o genoma humano finalmente descobriu a
soberania e o poder de Deus em tudo e em todos. Outras pesquisas como
a de células-tronco e a Engenharia Genética são as mais estudadas
pelos cientistas – cristão ou não – além de serem comentadas
pela comunidade cristã mundo afora, pois mesmo sendo um grande
avanço para a história da humanidade, em mãos de pessoas
contrarias a Deus isso pode se tornar uma afronta a sabedoria do
Senhor. E é neste ponto que a igreja deve está pronta, não para
impedir, mas para clarear a mente desses agentes sobre a importância
de Deus sobre tudo, inclusive no avanço científico.
Dessa maneira, a lição encerra
trazendo a conclusão aos alunos da Escola Dominical que a igreja
deve esta inserida neste meio científico, porque ela tem a
possibilidade de produzir uma ciência que agrade ao Senhor, além de
tudo glorificar seu nome como verdadeiro criador.
Se gostou da lição comente em baixo
e nos diga sua opinião sobre o assunto, e até a próxima semana.

Muito bacana a iniciativa de fazer uma prévia da lição.
ResponderExcluir