sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Preview: O avanço científico


Olá, estamos iniciando o nosso quadro semanal do site, “Preview”. O espaço é destinado a construção de uma resenha da lição estudada pelos jovens na Escola Bíblica Dominical recorrente da semana.

Seguindo o cronograma de aula esta semana corresponde a “Lição 6: o avanço científico” da revista “Lições Bíblicas Jovens – 3º trimestre de 2015” da Editora CPAD. As aulas anteriores do material didático serão reformuladas e postada como um único resumo nos próximos dias.

ATENÇÃO: o quadro “Preview” é para unicamente incentivar a leitura do material completo da lição semanal e deve ser tratado apenas como complemento do estudo.

A lição “O avanço científico” da segunda semana de agosto é escrita abordando três tópicos específicos, tendo início com os aspectos bíblicos e finalizando com os paramentos da modernidade do século atual.

No primeiro tópico, o autor da lição aponta a obsessão que a humanidade tem pelo conhecimento e pelo saber desde o período bíblico. O comentarista apresenta em seu discurso três personagens da Bíblia que são enquadrados nessa “busca por saber”: Adão, o rei Salomão e o apóstolo Paulo.

O primeiro por causa do seu papel como administrador da terra e responsável por nomear todos os animais – dando a ideia do que seria os primeiros passo da dita “ciência”. Já o rei Salomão é conhecido na Bíblia como o homem mais sábio e inteligente, e em Eclesiastes afirma que nenhum pensamento humano equilibrado com a magnitude do Criador, nada é válido ou não teria sentido completo. E por fim, Paulo, o autor do estudo lembra da carta paulina ao corintios onde o apóstolo reforça o fato de que a busca pelo conhecimento não é algo que deva causar orgulho a alguém, pois isso pode provocar no indivíduo uma falta de amor e até o distanciamento a Deus e ao próximo.

No segundo tópico da lição é lembrado a importância da ciência para a humanidade e que a mesma não é de todo mal, porém vai depender de quem são os agentes por trás dela. Outro ponto é que a chamada “ciência moderna” nunca teria existido se não fosse as primeiras pesquisas que envolvia assuntos já presentes na própria Bíblia e que os esforços de cientistas cristãos como Copérnico, Galileu, Kepler e Newton, que a partir de sua fé deram condições para a criação da ciência moderna.

O tópico é finalizado com o exemplo do criador da Tabela Periódica, o cientista cristão Mendeleev, ele sugere que a igreja do novo século deve apoiar e incentivar presença maior de cristãos entre os cientistas. A razão é que eles vão ter o poder de usar o conhecimento humano em benefício mútuo para a humanidade e em pro do planeta, e não apenas para o enriquecimento de indústria e o mercado financeiro.

E por fim, no último tópico da lição sobre “o avanço científico”, o comentarista começa apresentando as novidades proporcionadas pela ciência na primeira década do século 21, onde a revista científica norte-americana Science listou as 10 áreas que houveram mais descobertas científicas no mundo. No decorrer do estudo, o autor discorre sobre o fato que os cientistas atuais esqueceram a base de todas essas descobertas, que é o próprio Criador, e pior, eles tentam desacreditar sobre Deus o retirando da sequência, ao ponto de nega-lo por completo.

Porém o tópico é finalizado com o exemplo do cientista Francis Collins que inicialmente era ateu, mas devido suas pesquisas sobre o genoma humano finalmente descobriu a soberania e o poder de Deus em tudo e em todos. Outras pesquisas como a de células-tronco e a Engenharia Genética são as mais estudadas pelos cientistas – cristão ou não – além de serem comentadas pela comunidade cristã mundo afora, pois mesmo sendo um grande avanço para a história da humanidade, em mãos de pessoas contrarias a Deus isso pode se tornar uma afronta a sabedoria do Senhor. E é neste ponto que a igreja deve está pronta, não para impedir, mas para clarear a mente desses agentes sobre a importância de Deus sobre tudo, inclusive no avanço científico.

Dessa maneira, a lição encerra trazendo a conclusão aos alunos da Escola Dominical que a igreja deve esta inserida neste meio científico, porque ela tem a possibilidade de produzir uma ciência que agrade ao Senhor, além de tudo glorificar seu nome como verdadeiro criador.

Se gostou da lição comente em baixo e nos diga sua opinião sobre o assunto, e até a próxima semana.

Um comentário:

  1. Muito bacana a iniciativa de fazer uma prévia da lição.

    ResponderExcluir