quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Morphin #03 - O tribalismo cristão


Olá, hoje trazemos mais um episódio do nosso bloco especial. Preparado para uma conversa descontraída? Então aperte morfar e #simbora.

Com o advento da internet grupos como nerds, roqueiros, skatistas e outros ficaram mais evidentes perante a sociedade. Segundo os pesquisadores esses conjunto de pessoas é denominado de “tribos urbanas”, pois como nas tribos indígenas eles são formados de indivíduos com gostos e interesses em comum, como músicas, filmes, roupas e acessórios. Para compreender melhor, os autores Polistchuk e Trinta (2003, p. 40) de uma forma metafórica expressa como se dar o agrupamento desses sujeitos totalmente peculiares, “se estruturam por meio de laços de solidariedade orgânica, que repontam em modos idênticos de pensar, vestir, falar e se comportar”. Porém, agora temos uma dúvida um tanto interessante: “ser cristão” também é uma tribo urbana?

A sociedade denomina os cristãos como sendo “gospel”. Eles não estão errados em afirmar essa colocação, porém precisamos discorrer um pouco sobre isso. A “Gospel” não é simplesmente um gênero musical, é tudo que esta ligado ao povo evangélico. No entanto, isso é algo visto e comprado no Brasil. A expressão tem início nos EUA com as comunidades cristãs negras por causa, principalmente, do estilo musical empregado durante as celebrações dos cultos na igreja. Para saber mais sobre o que é “ser Gospel” trazemos este vídeo de nosso parceiro.


Agora, cristãos é ou não uma tribo urbana? A resposta: depende! Você deve está se perguntando “como assim?” para resposta, e a questão é simples. Se for tratado como um grupo separado formado por pessoas com interesses e hábitos em comum, onde os membros devem ter os mesmos padrões singulares e universais: sim, somos realmente uma tribo. Agora, se somos um grupo com interesses e hábitos em comum, porém não agindo como um grupo fechado – panelinha – que não julga outras pessoas por padrões diferentes do seu: não, não somos uma tribo, mas cristãos dignos do coração do Senhor.

Resumindo, não é errado ver os cristãos ou gospeis como uma tribo urbana, o problema está em tratar isso como um grupo fechado, um clubinho, onde poucos podem entrar. Não me entenda mal, não estou dizendo para deixar o pecado entrar dentro do meio cristão, no entanto, que possamos tratar as pessoas como iguais seja ela de qual for a religião, cor, nacionalidade, orientação e etc. Como Jesus disse uma vez, nós devemos amar o próximo (Mc 12.31) e indiferente de quem seja, porque assim como você foi conquistado por Cristo, ele também precisa ser. Então vamos fazer a obra, e sair da zona de conforto.

Veja mais em nossa página no Facebook
Antes de encerrar um detalhe importante, as tribos urbanas não são heterogênicas, isso significa que dentro de um grupo por haver outros grupos diferentes ou até ramificações deste agrupamento formador. E esse cruzamento de tribos não afeta negativamente, na verdade contribui para a construção de nossos grupos sociais como: os nerds gospel, os roqueiros gospel, e até, skatista gospel. Por fim, antes de tudo faça parte sempre da tribo de Cristo, pois ela é a melhor há na Terra.

Então este foi o nosso Morphin de hoje. Você faz parte de alguma tribo urbana? Sugestões e dúvidas! Comente logo abaixo e até a próxima.

Siga-nos no Twitter e no Google+

Referência
POLISTCHUK, Ilana; TRINTA, Aluizio Ramos. Teorias da Comunicação: o pensamento e a prática da Comunicação Social. Editora Elsevier: Rio de Janeiro, 2003. 356 p.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário