sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Preview - A secularização mais presente


Olá, trazemos hoje a penúltima lição do trimestre. Então aperte morfar e bons estudos.

Na aula de número 12 do terceiro trimestre de 2014, o autor trabalha o assunto em quatro tópicos sendo dialogado sobre secularização, os “tempos trabalhosos”, modernidade e o ciclo histórico envolta deste tema tão importante para a vida cristã dos jovens atualmente.

No primeiro tópico aborda sobre os chamados “tempos trabalhosos” quando o apóstolo Paulo escreve para Timóteo, o advertindo em decorrência deste período que segundo a Bíblia seria “caracterizada pela completa anulação dos valores humanos mais nobres, bem como àqueles que foram ensinados pelo Senhor Jesus Cristo (Mt 5-7)”. O autor ainda lembra que Paulo explana inúmeros temas, mas sempre retorna ao assunto dos tempos trabalhosos como foi o caso na carta à igreja de Roma. E segundo o apóstolo, o chamado também “últimos tempos” se caracteriza pela anulação dos valores e a perversão religiosa através de um ascetismo que se parece com piedade. Veja melhor essa informação na referência de Romanos 1.18-32, onde os aspectos são igualmente ou similarmente encontrados no período histórico atual.

Portanto, a ira de Deus é revelada do céu contra toda impiedade e injustiça dos homens que suprimem a verdade pela injustiça, pois o que de Deus se pode conhecer é manifesto entre eles, porque Deus lhes manifestou. Pois desde a criação do mundo os atributos invisíveis de Deus, seu eterno poder e sua natureza divina, têm sido vistos claramente, sendo compreendidos por meio das coisas criadas, de forma que tais homens são indesculpáveis;porque, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe renderam graças, mas os seus pensamentos tornaram-se fúteis e os seus corações insensatos se obscureceram. Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos e trocaram a glória do Deus imortal por imagens feitas segundo a semelhança do homem mortal, bem como de pássaros, quadrúpedes e répteis. Por isso Deus os entregou à impureza sexual, segundo os desejos pecaminosos dos seus corações, para a degradação dos seus corpos entre si. Trocaram a verdade de Deus pela mentira, e adoraram e serviram a coisas e seres criados, em lugar do Criador, que é bendito para sempre. Amém. Por causa disso Deus os entregou a paixões vergonhosas. Até suas mulheres trocaram suas relações sexuais naturais por outras, contrárias à natureza. Da mesma forma, os homens também abandonaram as relações naturais com as mulheres e se inflamaram de paixão uns pelos outros. Começaram a cometer atos indecentes, homens com homens, e receberam em si mesmos o castigo merecido pela sua perversão. Além do mais, visto que desprezaram o conhecimento de Deus, ele os entregou a uma disposição mental reprovável, para praticarem o que não deviam. Tornaram-se cheios de toda sorte de injustiça, maldade, ganância e depravação. Estão cheios de inveja, homicídio, rivalidades, engano e malícia. São bisbilhoteiros, caluniadores, inimigos de Deus, insolentes, arrogantes e presunçosos; inventam maneiras de praticar o mal; desobedecem a seus pais; são insensatos, desleais, sem amor pela família, implacáveis. Embora conheçam o justo decreto de Deus, de que as pessoas que praticam tais coisas merecem a morte, não somente continuam a praticá-las, mas também aprovam aqueles que as praticam. Romanos 1:18-32 (NVI)

Na segunda sessão da aula o autor esboça sobre “a igreja em um mundo pós-cristão”. Para melhor compreensão sobre o assunto trazemos uma tabela contendo informações importantes referente a secularização, a pós-modernidade, e por último, a cultura pós-cristã. Veja a tabela.

Secularização
A secularização, ou seja, a perda da influência da religião sobre a sociedade, decorre em parte do Iluminismo (chamado também de “século das luzes”) que, por sua vez, juntamente com a Renascença (ou Renascimento, das artes, da filosofia e da cultura pré-cristã, chamada de “antiguidade clássica”), é fruto da Reforma Protestante que acabou com a hegemonia do catolicismo romano.
Pós-modernidade
Também conhecida como hipermodernidade ou ainda modernidade tardia, de forma simples é uma reação ao mundo moderno (que foi criado confiando cegamente na razão, e formou-se no impacto de três acontecimentos: Reforma Protestante. Iluminismo e a Renascença) e, ao contrário deste, tanto as que se baseiam na ciência como as que se fundamentam na revelação.
Cultura pós-cristã
Esta é o resultado direto do processo de secularização e da filosofia pós-modernista. Pós-cristianismo é a ideia de que a visão de mundo que o cristianismo apresentava como forma de explicar a realidade já não dá mais conta de faze-lo. Não obstante, a cultura pós-cristã não é anticristã como muitos, equivocadamente, pensam.

Na penúltima parte da lição o comentarista expressa uma questão importante, de que vivemos no mundo, mas não fazemos parte do sistema. Ele lembra de uma reflexão contida em Salmos 11.3, onde levanta uma questão “o que podemos fazer?”. Sobre isso é sempre evitar se enquadrar nas condutas e normativas impostas pelo mundo e sempre fazer a diferença, pois somos a luz e o sal do mundo. E por último saber interpretar o tempo, isto significa ter consciência das mudanças emergente devido a secularização estando alerta e pronto pra quando for preciso apresentar uma postura cristã sobre questões envolvendo estes fatores perigosos a fé cristã.

Já no último tópico o autor nos apresenta um breve histórico do mundo em relação as mudanças ocorridas durante os anos que influenciaram principalmente a igreja e o mundo, e que a secularização sempre esteve presente. Veja a tabela.

“Encantamento” do mundo
O mundo era “encantado” e todas as coisas se explicavam através do mito (religião). A filosofia foi uma tentativa de racionalizar a fala a respeito dos mitos, procurando questionar respostas simplistas e oferecendo “explicações” mais elaboradas e menos transcendentais. Falando-se em ocidente, tal postura perdurou ate a Idade Média.
“Desencantamento” do mundo
Com a descoberta progressiva da física, ou seja, de como funciona o universo, as explicações religiosas são substituídas por explicações lógicas e racionais. No mundo ocidental este período corresponde à modernidade.
“Reencantamento” do mundo
O próximo estágio só é possível quando se descobre que nem tudo pode ser explicado de forma racional. O ser humano não vive sem mistério e de forma puramente lógica. As coisas mais importantes da vida ainda são inexplicáveis: Quem somos, de onde viemos, para onde vamos? Esse momento, ocidentalmente falando, corresponde à pós-modernidade.

Concluímos que “em todas as épocas, a igreja sempre enfrentou dificuldades e jamais desistiu”. Então, mesmo que a secularização esteja em alta no mundo, nós devemos fazer a diferença sempre.

Este foi a Preview de hoje, o que achou? Qual sua opinião referente ao assunto? Sugestões e dúvidas comente logo abaixo e até a próxima.

Um comentário: