Na aula de número 12
do terceiro trimestre de 2014, o autor trabalha o assunto em quatro
tópicos sendo dialogado sobre secularização, os “tempos
trabalhosos”, modernidade e o ciclo histórico envolta deste tema
tão importante para a vida cristã dos jovens atualmente.
No primeiro tópico
aborda sobre os chamados “tempos trabalhosos” quando o apóstolo
Paulo escreve para Timóteo, o advertindo em decorrência deste
período que segundo a Bíblia seria “caracterizada pela completa
anulação dos valores humanos mais nobres, bem como àqueles que
foram ensinados pelo Senhor Jesus Cristo (Mt 5-7)”. O autor ainda
lembra que Paulo explana inúmeros temas, mas sempre retorna ao
assunto dos tempos trabalhosos como foi o caso na carta à igreja de
Roma. E segundo o apóstolo, o chamado também “últimos tempos”
se caracteriza pela anulação dos valores e a perversão religiosa
através de um ascetismo que se parece com piedade. Veja melhor essa
informação na referência de Romanos 1.18-32, onde os aspectos são
igualmente ou similarmente encontrados no período histórico atual.
Portanto,
a ira de Deus é revelada do céu contra toda impiedade e
injustiça dos homens que suprimem a verdade pela injustiça, pois
o que de Deus se pode conhecer é manifesto entre eles, porque
Deus lhes manifestou. Pois desde a criação do mundo os atributos
invisíveis de Deus, seu eterno poder e sua natureza divina, têm
sido vistos claramente, sendo compreendidos por meio das coisas
criadas, de forma que tais homens são indesculpáveis;porque,
tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe
renderam graças, mas os seus pensamentos tornaram-se fúteis e os
seus corações insensatos se obscureceram. Dizendo-se sábios,
tornaram-se loucos e trocaram a glória do Deus imortal por
imagens feitas segundo a semelhança do homem mortal, bem como de
pássaros, quadrúpedes e répteis. Por isso Deus os entregou à
impureza sexual, segundo os desejos pecaminosos dos seus corações,
para a degradação dos seus corpos entre si. Trocaram a verdade
de Deus pela mentira, e adoraram e serviram a coisas e seres
criados, em lugar do Criador, que é bendito para sempre. Amém.
Por causa disso Deus os entregou a paixões vergonhosas. Até suas
mulheres trocaram suas relações sexuais naturais por outras,
contrárias à natureza. Da mesma forma, os homens também
abandonaram as relações naturais com as mulheres e se inflamaram
de paixão uns pelos outros. Começaram a cometer atos indecentes,
homens com homens, e receberam em si mesmos o castigo merecido
pela sua perversão. Além do mais, visto que desprezaram o
conhecimento de Deus, ele os entregou a uma disposição mental
reprovável, para praticarem o que não deviam. Tornaram-se cheios
de toda sorte de injustiça, maldade, ganância e depravação.
Estão cheios de inveja, homicídio, rivalidades, engano e
malícia. São bisbilhoteiros, caluniadores, inimigos de Deus,
insolentes, arrogantes e presunçosos; inventam maneiras de
praticar o mal; desobedecem a seus pais; são insensatos,
desleais, sem amor pela família, implacáveis. Embora conheçam o
justo decreto de Deus, de que as pessoas que praticam tais coisas
merecem a morte, não somente continuam a praticá-las, mas também
aprovam aqueles que as praticam. Romanos 1:18-32 (NVI)
|
Na segunda sessão da
aula o autor esboça sobre “a igreja em um mundo pós-cristão”.
Para melhor compreensão sobre o assunto trazemos uma tabela contendo
informações importantes referente a secularização, a
pós-modernidade, e por último, a cultura pós-cristã. Veja a
tabela.
Secularização
|
A secularização, ou seja, a
perda da influência da religião sobre a sociedade, decorre em
parte do Iluminismo (chamado também de “século das luzes”)
que, por sua vez, juntamente com a Renascença (ou Renascimento,
das artes, da filosofia e da cultura pré-cristã, chamada de
“antiguidade clássica”), é fruto da Reforma Protestante que
acabou com a hegemonia do catolicismo romano.
|
Pós-modernidade
|
Também conhecida como
hipermodernidade ou ainda modernidade tardia, de forma simples é
uma reação ao mundo moderno (que foi criado confiando cegamente
na razão, e formou-se no impacto de três acontecimentos: Reforma
Protestante. Iluminismo e a Renascença) e, ao contrário deste,
tanto as que se baseiam na ciência como as que se fundamentam na
revelação.
|
Cultura pós-cristã
|
Esta é o resultado direto do
processo de secularização e da filosofia pós-modernista.
Pós-cristianismo é a ideia de que a visão de mundo que o
cristianismo apresentava como forma de explicar a realidade já
não dá mais conta de faze-lo. Não obstante, a cultura
pós-cristã não é anticristã como muitos, equivocadamente,
pensam.
|
Na penúltima parte da
lição o comentarista expressa uma questão importante, de que
vivemos no mundo, mas não fazemos parte do sistema. Ele lembra de
uma reflexão contida em Salmos 11.3, onde levanta uma questão “o
que podemos fazer?”. Sobre isso é sempre evitar se enquadrar nas
condutas e normativas impostas pelo mundo e sempre fazer a diferença,
pois somos a luz e o sal do mundo. E por último saber interpretar o
tempo, isto significa ter consciência das mudanças emergente devido
a secularização estando alerta e pronto pra quando for preciso
apresentar uma postura cristã sobre questões envolvendo estes
fatores perigosos a fé cristã.
Já no último tópico
o autor nos apresenta um breve histórico do mundo em relação as
mudanças ocorridas durante os anos que influenciaram principalmente
a igreja e o mundo, e que a secularização sempre esteve presente.
Veja a tabela.
“Encantamento” do mundo
|
O mundo era “encantado” e
todas as coisas se explicavam através do mito (religião). A
filosofia foi uma tentativa de racionalizar a fala a respeito dos
mitos, procurando questionar respostas simplistas e oferecendo
“explicações” mais elaboradas e menos transcendentais.
Falando-se em ocidente, tal postura perdurou ate a Idade Média.
|
“Desencantamento” do mundo
|
Com a descoberta progressiva da
física, ou seja, de como funciona o universo, as explicações
religiosas são substituídas por explicações lógicas e
racionais. No mundo ocidental este período corresponde à
modernidade.
|
“Reencantamento” do mundo
|
O próximo estágio só é
possível quando se descobre que nem tudo pode ser explicado de
forma racional. O ser humano não vive sem mistério e de forma
puramente lógica. As coisas mais importantes da vida ainda são
inexplicáveis: Quem somos, de onde viemos, para onde vamos? Esse
momento, ocidentalmente falando, corresponde à pós-modernidade.
|
Concluímos que “em
todas as épocas, a igreja sempre enfrentou dificuldades e jamais
desistiu”. Então, mesmo que a secularização esteja em alta no
mundo, nós devemos fazer a diferença sempre.
Este foi a Preview de
hoje, o que achou? Qual sua opinião referente ao assunto? Sugestões
e dúvidas comente logo abaixo e até a próxima.

interessante
ResponderExcluir