sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Preview - Relacionamento em família


Olá, hoje trazemos a resenha da segunda aula do trimestre na classe dos jovens. Então aperte morfar e bons estudos.

Na lição desta semana o Pr. Esdras Bentho divide em três partes, sendo debatido assuntos importante que envolvem o relacionamento numa família, entre eles, o propósito de Deus, obediência, cuidado, regras de convivência e atitudes certas em uma conversa familiar.

No primeiro tópico o autor do estudo começa discorrendo sobre o ideal da família abordando três pontos interessantes. Veja a tabela.

O Propósito de Deus
Deus vira que não era bom que o homem estivesse só, e, por isso, criou-lhe a família. A solidão é um agravo à saúde psicofísica da criatura humana e, por mais esta razão, o Senhor não deixaria a criatura feita à sua imagem sem um semelhante para comungar e expressar tudo quanto recebera da parte de Deus. Homem e mulher, portanto, fazem parte do mesmo projeto divino e ambos são responsáveis pela harmonia familiar, desenvolvimento da afetividade e crescimento pessoal.
O pecado
O pecado é uma ofensa contra Deus, e o próximo. Ele afasta as pessoas tanto de Deus como do outro. […] O medo segundo Gênesis, é produto do pecado, ou melhor, da perda da comunhão com Deus. Não há medo quando o crente está na relação certa com o Criador! […] O medo não existia antes da Queda, mas assumiu o controle das emoções humanas quando a criatura fora suficientemente corajosa para desobedecer o mandamento divino!
O lar
O lar pode e deve ser um lugar onde as bênçãos do Senhor estão presentes. O fundamento para a felicidade no lar são o temor ao Senhor e a submissão aos seus mandamentos. Observando deste modo, as realizações pelas quais a sociedade tanto labuta fluiriam naturalmente no lar: prosperidade financeira e realização no trabalho, completa realização no matrimônio e na criação dos filhos; porque assim é abençoado aquele que teme ao Senhor.

No segundo ponto da aula o Pr. Bentho se volta para os filhos, o papel deles dentro da família que é simplesmente “honra o pai e a mãe” como está escrito na Bíblia. Veja o significado desta referência na tabela.

Obediência
Um filho submisso é a alegria dos pais. Neste aspecto, honrar os pais significa respeitá-los, obedecê-los e acatar seus conselhos. O mandamento de honrar pai e mãe é incondicional, imutável e vigente pelo tempo que os pais viverem. Infelizmente, alguns acham que tornar-se adulto e contrair matrimônio são ocasiões para livrarem-se dos pais. Em nenhuma fase da vida a pessoa está livre do cumprimento dessa ordem.
Provisão
O segundo sentido do mandamento é prover os pais em suas necessidades. Qualquer teoria ou prática que pretenda desobrigar os filhos dessa responsabilidade contradiz as Escrituras. De acordo com Jesus, sustentar os pais na velhice era um mandamento que não poderia ser anulado pela tradição.
Preservação moral
O terceiro aspecto do mandamento é a preservação moral do pais. […] Isto implica em não expor os pais ao ridículo, divulgar suas fraquezas, debochar da senilidade dos pais, entre outras. Atente para o conselho de Provérbios 30.17. lembre-se: “A glória dos filhos sãos seus pais” (Pv 17.6).

E no último assunto o comentarista fala sobre a arte de comunicar dentro da família. O Pr. Esdras Bentho lembra que a comunicação é uma necessidade natural do ser humano, porém, ironicamente estabelecer uma conversa com estranhos – fora do círculo familiar – no trabalho, na escola, na faculdade e até na igreja é superfácil, mas quando envolve o campo família a história é outra. Por incrível que pareça, é cada vez mais difícil pais, mães e filhos terem uma simples conversa se tornando estranhos dentro da própria casa. Para resolver este problema, em outras palavras, amenizar os ruídos provocados por esta falta de diálogo entre os membros, o autor da aula elabora um quadro com algumas normas gerais para gerar uma conversa entre família. Veja abaixo.

Normas Gerais

1 – Procure conversar a respeito daquilo que interessa ao outro;
2 – Seja atencioso ao seu interlocutor;
3 – Use palavras educadas e afáveis;
4 – Resista à tentação de interromper a conversa;
5 – Não atenda as redes sociais enquanto conversa;
6 – Não ofenda e, se ofendido, mostre tolerância;
7 – Respeite e não fale mal dos outros;
8 – Rompa as barreiras que foram erguidas devido os problemas do passado;
9 – Perdoe e aceite o perdão de seus parentes. Pai, mãe, irmãos e irmãs são laços que se estabelecem para sempre;
10 – Frequente as reuniões e celebrações familiares.

E por fim, toda conversa deve ter um começo, então “a mudança para uma comunicação frutífera na família deve começar por você. Seja o exemplo!”. Não espere que os outros comecem um diálogo, pois esse pode demorar – e muito. Faça o seguinte, “diga aos seus pais, irmãos e irmãs o quanto você ama-os. Tome a iniciativa e crie oportunidades e ambiente propício à comunicação”. É um bom começo.

Concluímos que “a família é o primeiro núcleo social no qual todos os homens são inseridos. É nela que o indivíduo se descobre diferente do outro, constrói sua identidade e inicia sua descoberta do mundo e do mistério da vida”. Então não despreze o presente dando por Deus que é a família, pois você é sortudo por demais, porque há muito que não sabem e/ou talvez nem poderão saber o verdadeiro sentido de estar em família. #AmeSuaFamília.

Então curtiu o assunto da aula da Escola Dominical? Sugestões ou dúvidas comente logo abaixo e até a próxima Preview.

Nenhum comentário:

Postar um comentário