sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Preview - Cristo e a graça


Olá, continuamos estudando o livro de romanos escrito pelo apóstolo Paulo. Então aperte morfar e bons estudos.

Para a oitava lição o Pastor Natalino das Neves continua sua viagem sobre a carta paulina aos romanos. O estudo é dividido em três partes, sendo trabalho assuntos como: abundância da graça, reino de justiça, testemunho de Paulo, vida eterna e muito mais.

No primeiro ponto o comentarista trata sobre a graça de Cristo na perspectiva da justiça e vida. Sobre isso, Paulo ao escrever para os romanos afirma que a graça de Deus veio para todos os que nEle e em seu Filho creem, nesta questão vencendo a condenação provocada por Adão na Queda, que seria a morte eterna. A única condição para receber o alívio do Senhor era crer de todo o coração, em outras palavras, tendo fé em Jesus Cristo. Já a salvação foi muitas vezes alvo dos acusadores devido o ato de justificação proporcionado por Cristo em seu sacrifício na cruz, porém o apóstolo relembra que apenas pelo amor demonstrado por Jesus no Calvário é possível alcançar a redenção celestial, neste sentido, quem crer no ato salvífico obtém a justificação necessária para a salvação eterna. Por fim, o poder da graça garantiu um reino de justiça, assim, os salvos mudam completamente o seu ser, assim deixando o seu “velho eu”, agindo de uma forma justa e correta perante Deus e o próximo.

No segundo tópico o Pastor Natalino aborda um pouco da graça agora na vida de Paulo, como ela mudou por completo o apóstolo. O comentarista lembra de quando Paulo se chamava Saulo e este era obcecado pela Lei ao ponto de fechar os olhos para o dom de Deus e o sacrifício de Jesus, assim perseguindo o seu próprio povo por considera-los errados segundo a Lei Judaica. Nesta questão, quando Saulo passou a ser Paulo, ele tinha um duro trabalho para fazer: levar a mensagem da justificação para todos, gentios e judeus. E sobre os judeus isso foi mais difícil, pois o passado de Paulo ainda era muito recente, mas acima tudo, estava a perspectiva: como aceitar a ideia de que a Lei tinha valor menor que a morte de uma homem considerado Filho de Deus. Era uma tarefa difícil, mas não impossível, pois atos falam mais que próprias palavras. E por fim, Paulo trabalhou ferozmente para remover o legalismo de dentro da igreja de Cristo, pois não se pode está em comunhão com Jesus, estando em comunhão com o mundo, e pior tentando mascarar condutas errôneas em meio os ensinamentos do Salvador.

No terceiro e último ponto do estudo o autor fala da vida eterna que em detrimento da graça somos capazes de chegar ao Reino de Cristo. Primeiramente porque Deus é e faz justiça, em outras palavras, quando escolhemos Jesus de todo o coração, isto nos livra da condenação já imposta em Adão e todos os seus descendentes – a morte eterna – mostrando assim que além do amor, a justiça de Deus é reta e justa com todos, portanto vai depender unicamente de suas (homem) escolhas. E segundo, a absolvição do pecado é feita pela fé em Cristo, pois sendo transformado em nova criatura e justificado, o cristão precisa apenas manter a sua fé obediente em Jesus para ter uma vida eterna com Deus, não descuidando de sua salvação, seu bem mais precioso.

Chegamos a conclusão que a graça de Cristo é algo incrível para todos os cristãos da Terra, pois através dela temos a certeza do amor de Deus perante os seus filhos, além do livramento sobre a morte eterna. Tudo obtido pela nossa fé em Jesus Cristo, que morreu por cada um, para que a salvação seja algo possível para o pecador. #MaravilhosaGraça.

Está foi a Preview da semana, esperamos você na próxima. E não esqueça, dúvidas ou sugestões comente logo abaixo. Inter!

Nenhum comentário:

Postar um comentário