Olá, continuamos estudando o livro de romanos escrito pelo apóstolo Paulo. Então aperte morfar e bons estudos.
Para a oitava lição o
Pastor Natalino das Neves continua sua viagem sobre a carta paulina
aos romanos. O estudo é dividido em três partes, sendo trabalho
assuntos como: abundância da graça, reino de justiça, testemunho
de Paulo, vida eterna e muito mais.
No primeiro ponto o
comentarista trata sobre a graça de Cristo na perspectiva da justiça
e vida. Sobre isso, Paulo ao escrever para os romanos afirma que a
graça de Deus veio para todos os que nEle e em seu Filho creem,
nesta questão vencendo a condenação provocada por Adão na Queda,
que seria a morte eterna. A única condição para receber o alívio
do Senhor era crer de todo o coração, em outras palavras, tendo fé
em Jesus Cristo. Já a salvação foi muitas vezes alvo dos
acusadores devido o ato de justificação proporcionado por Cristo em
seu sacrifício na cruz, porém o apóstolo relembra que apenas pelo
amor demonstrado por Jesus no Calvário é possível alcançar a
redenção celestial, neste sentido, quem crer no ato salvífico
obtém a justificação necessária para a salvação eterna. Por
fim, o poder da graça garantiu um reino de justiça, assim, os
salvos mudam completamente o seu ser, assim deixando o seu “velho
eu”, agindo de uma forma justa e correta perante Deus e o próximo.
No segundo tópico o
Pastor Natalino aborda um pouco da graça agora na vida de Paulo,
como ela mudou por completo o apóstolo. O comentarista lembra de
quando Paulo se chamava Saulo e este era obcecado pela Lei ao ponto
de fechar os olhos para o dom de Deus e o sacrifício de Jesus, assim
perseguindo o seu próprio povo por considera-los errados segundo a
Lei Judaica. Nesta questão, quando Saulo passou a ser Paulo, ele
tinha um duro trabalho para fazer: levar a mensagem da justificação
para todos, gentios e judeus. E sobre os judeus isso foi mais
difícil, pois o passado de Paulo ainda era muito recente, mas acima
tudo, estava a perspectiva: como aceitar a ideia de que a Lei tinha
valor menor que a morte de uma homem considerado Filho de Deus. Era
uma tarefa difícil, mas não impossível, pois atos falam mais que
próprias palavras. E por fim, Paulo trabalhou ferozmente para
remover o legalismo de dentro da igreja de Cristo, pois não se pode
está em comunhão com Jesus, estando em comunhão com o mundo, e
pior tentando mascarar condutas errôneas em meio os ensinamentos do
Salvador.
No terceiro e último
ponto do estudo o autor fala da vida eterna que em detrimento da
graça somos capazes de chegar ao Reino de Cristo. Primeiramente
porque Deus é e faz justiça, em outras palavras, quando escolhemos
Jesus de todo o coração, isto nos livra da condenação já imposta
em Adão e todos os seus descendentes – a morte eterna –
mostrando assim que além do amor, a justiça de Deus é reta e justa
com todos, portanto vai depender unicamente de suas (homem) escolhas.
E segundo, a absolvição do pecado é feita pela fé em Cristo, pois
sendo transformado em nova criatura e justificado, o cristão precisa
apenas manter a sua fé obediente em Jesus para ter uma vida eterna
com Deus, não descuidando de sua salvação, seu bem mais precioso.
Chegamos a conclusão
que a graça de Cristo é algo incrível para todos os cristãos da
Terra, pois através dela temos a certeza do amor de Deus perante os
seus filhos, além do livramento sobre a morte eterna. Tudo obtido
pela nossa fé em Jesus Cristo, que morreu por cada um, para que a
salvação seja algo possível para o pecador. #MaravilhosaGraça.
Está foi a Preview da
semana, esperamos você na próxima. E não esqueça, dúvidas ou
sugestões comente logo abaixo. Inter!

Nenhum comentário:
Postar um comentário