sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Preview - Mortos para o pecado


Olá, continuamos nossa jornada em meio a carta de Paulo aos cristãos de Roma. Então aperte morfar e bons estudos.

Para a nona lição da Escola Dominical, o Pastor Natalino das Neves continua tratando sobre a justificação, a graça e a morte eterna, abordando pequenos destaques que precisam ser discutidos. Para tanto, o estudo é dividido em três parte, sendo trabalho assuntos envolvendo: a má interpretação, o abuso da graça, a nova posição em Cristo, os embaixadores em Cristo e muito mais.

Na primeira parte do estudo, o Pastor fala que após ser justificado o desligamento com o pecado deve acontecer. O apóstolo Paulo ao escrever para os romanos deixou claro como a justificação acontece e na questão dos judeus isto seria demorado, porém não havia desculpa para ficar num impasse entre a Lei e a graça, onde muitos tiravam proveito para errar e “facilmente” serem perdoados. Outro ponto levantado por Paulo na época era o abuso da graça que muitos faziam, pois além da má interpretação que muitos tinham neste assunto, alguns levaram o lema “uma vez justificado, justificado para sempre” – tem crente que acredita nisso ainda hoje – como forma de desculpa para escapar de algum pecado cometido, literalmente, uma válvula de escape. No entanto, depois de justificado o cristão deve procurar a santificação constantemente. No final, Paulo fala sobre o batismo nas águas, onde ele declara que não é naquele momento que a justificação se procede. O batismo é apenas uma ato simbólico para a escolha que tomou e caracteriza a nova vida que será vivida ali pra frente.

No segundo ponto da lição o autor fala sobre a “morte para o pecado”. Primeiramente, Paulo fala da nova posição que todo e qualquer justificado em Cristo deve assumir – após a justificação, não após o batismo nas águas – sendo sepultado pela morte para o pecado e surgindo para uma nova vida em Cristo, dessa maneira indo em direção a vida eterna e garantindo o bem coletivo – a igreja – que seria o Reino de Deus. Sobre está questão, a justificação provoca uma rotina vivida em Cristo, em bom português, o cristão justificado terá uma nova vida reta, santa, os problemas são aparecer, mas é neste assunto que separa o crente do resto do mundo, pois se dificuldades aparecem o cristão tem a certeza que será apenas uma fase e logo vem calmaria no mar nervoso. E fechando o ponto, Paulo deixa claro que o cristão tem um papel importe na Terra após a justificação, de levar a Palavras para os outros, dessa maneira salvando eles assim como foi salvo anterior, resumindo, sendo um embaixador de Cristo neste mundo pecaminoso e perdido.

No terceiro e último ponto do trabalho o Pastor Natalino fala da vida eterna, na verdade as causas e efeitos que podem ocorrer com os cristãos que não seguirem como santos. O comentarista lembra que no Reino de Deus o pecado não estará presente e nem entrará, isto significa que os cristãos que brincam de gospel estão tendo uma vida muito enganada aqui na Terra, pois nem passaram do portão quando chegar o momento de entrar no reino. E neste sentido o verdadeiro cristão segue um ritmo diferente do mundo, fugindo da tentação do mal e vivendo pela justiça e a Palavra de Deus.

Finalizando, a lição quis apresentar alguns problemas, além de soluções, que ocorriam com os cristãos em Roma e que podem está acontecendo na atualidade. A má interpretação e o abuso da graça devem ser evitado e que mesmo justificado não significa que pode fazer o que desejar e no outro dia se arrepender, pois todos os atos sejam bons ou ruins tem consequências e os erros devem ser parados o mais rápido possível para a segurança de sua vida eterna – não cometa uma burrada como o primeiro Adão, irmão! #UmaVezJustificado_SantificadoParaSempre!

Este foi nossa Preview da semana, esperamos que tenha gostado e facilitado em seus estudos! Lembrando que dúvidas ou sugestões comente logo abaixo, inter!

Nenhum comentário:

Postar um comentário