Olá, continuamos nossa
jornada em meio a carta de Paulo aos cristãos de Roma. Então aperte
morfar e bons estudos.
Para a nona lição da
Escola Dominical, o Pastor Natalino das Neves continua tratando sobre
a justificação, a graça e a morte eterna, abordando pequenos
destaques que precisam ser discutidos. Para tanto, o estudo é
dividido em três parte, sendo trabalho assuntos envolvendo: a má
interpretação, o abuso da graça, a nova posição em Cristo, os
embaixadores em Cristo e muito mais.
Na primeira parte do
estudo, o Pastor fala que após ser justificado o desligamento com o
pecado deve acontecer. O apóstolo Paulo ao escrever para os romanos
deixou claro como a justificação acontece e na questão dos judeus
isto seria demorado, porém não havia desculpa para ficar num
impasse entre a Lei e a graça, onde muitos tiravam proveito para
errar e “facilmente” serem perdoados. Outro ponto levantado por
Paulo na época era o abuso da graça que muitos faziam, pois além
da má interpretação que muitos tinham neste assunto, alguns
levaram o lema “uma vez justificado, justificado para sempre” –
tem crente que acredita nisso ainda hoje – como forma de desculpa
para escapar de algum pecado cometido, literalmente, uma válvula de
escape. No entanto, depois de justificado o cristão deve procurar a
santificação constantemente. No final, Paulo fala sobre o batismo
nas águas, onde ele declara que não é naquele momento que a
justificação se procede. O batismo é apenas uma ato simbólico
para a escolha que tomou e caracteriza a nova vida que será vivida
ali pra frente.
No segundo ponto da
lição o autor fala sobre a “morte para o pecado”.
Primeiramente, Paulo fala da nova posição que todo e qualquer
justificado em Cristo deve assumir – após a justificação, não
após o batismo nas águas – sendo sepultado pela morte para o
pecado e surgindo para uma nova vida em Cristo, dessa maneira indo em
direção a vida eterna e garantindo o bem coletivo – a igreja –
que seria o Reino de Deus. Sobre está questão, a justificação
provoca uma rotina vivida em Cristo, em bom português, o cristão
justificado terá uma nova vida reta, santa, os problemas são
aparecer, mas é neste assunto que separa o crente do resto do mundo,
pois se dificuldades aparecem o cristão tem a certeza que será
apenas uma fase e logo vem calmaria no mar nervoso. E fechando o
ponto, Paulo deixa claro que o cristão tem um papel importe na Terra
após a justificação, de levar a Palavras para os outros, dessa
maneira salvando eles assim como foi salvo anterior, resumindo, sendo
um embaixador de Cristo neste mundo pecaminoso e perdido.
No terceiro e último
ponto do trabalho o Pastor Natalino fala da vida eterna, na verdade
as causas e efeitos que podem ocorrer com os cristãos que não
seguirem como santos. O comentarista lembra que no Reino de Deus o
pecado não estará presente e nem entrará, isto significa que os
cristãos que brincam de gospel estão tendo uma vida muito enganada
aqui na Terra, pois nem passaram do portão quando chegar o momento
de entrar no reino. E neste sentido o verdadeiro cristão segue um
ritmo diferente do mundo, fugindo da tentação do mal e vivendo pela
justiça e a Palavra de Deus.
Finalizando, a lição
quis apresentar alguns problemas, além de soluções, que ocorriam
com os cristãos em Roma e que podem está acontecendo na atualidade.
A má interpretação e o abuso da graça devem ser evitado e que
mesmo justificado não significa que pode fazer o que desejar e no
outro dia se arrepender, pois todos os atos sejam bons ou ruins tem
consequências e os erros devem ser parados o mais rápido possível
para a segurança de sua vida eterna – não cometa uma burrada como
o primeiro Adão, irmão! #UmaVezJustificado_SantificadoParaSempre!
Este foi nossa Preview
da semana, esperamos que tenha gostado e facilitado em seus estudos!
Lembrando que dúvidas ou sugestões comente logo abaixo, inter!

Nenhum comentário:
Postar um comentário