Olá, estamos na reta
final do estudo sobre a carta aos romanos. Então aperte morfar e
confira o estudo desta semana.
Para a 11° lição da
Escola Dominical o pastor Natalino das Neves trabalha sobre o cristão
como unidade trabalhadora dentro da comunidade cristã. Para tanto, o
estudo é dividido em duas partes sendo discutido temas como,
relacionamento social, benefício dos dons, amor fraterno, alegria
mútua e muito mais.
No primeiro tópico o
pastor das Neves fala sobre “um só corpo” em outras palavras
viver em unidade. Neste sentido o apóstolo Paulo quando escreveu aos
romanos na parte que corresponde ao capítulo 12, ele fez uma breve
apresentação de forma simples, humilde, demonstrando seu
ministério, porém mostrando a figura de servidor do Reino de Deus.
Em seguida ele abriu espaço para debater assuntos relacionados ao
seu status quo. Veja o quadro.
Relacionamentos sociais: Paulo quando
escreve sobre trabalho na Casa do Senhor, fala muito sobre
capacidade e vocação. Neste sentido, ele lembra que muitos são
exagerados e ultrapassam o limite da amizade, melhor dizendo, do
relacionamento interpessoal – em bom português, tinha cristão
se achando por causa do cargo na igreja –. O apóstolo não
culpa os irmãos, principalmente os jovens, pois isto é motivado
por vários fatores, inclusive a ansiedade, no entanto ele pede
que todos fiquem alerta e que não esqueçam da humildade e que
tudo tem limite, até amizade.
|
Usando os dons para o benefício coletivo:
o apóstolo continua seu diálogo lembrando que cada membro do
Corpo de Cristo foi dotado de dons diferentes. Habilidades que não
tem valor ou não funcionam se forem levadas pelo individualismo
ou o favoritismo, pois assim como o corpo humano necessita de
várias partes não importando o tamanho, na igreja é da mesma
maneira. Isto é válido para os cristãos de hoje.
|
A sinergia entre os dons: ressaltando
sobre o trabalho de equipe, Paulo fala de dons presentes na igreja
de romanos e como eles trabalham super bem juntos: profecia e
ministério (este entendido para várias outras áreas). Ele
enfatiza que a presença dos dons na comunidade cristã de Roma
faz bem para os membros, claro, se forem trabalhados de forma
correta para o benefício coletivo e não individual.
|
No segundo e último
ponto da lição, o comentarista trata sobre os membros da comunidade
cristã. Nesta questão Paulo passa algumas orientações para os
cristãos em Roma. Veja o quadro.
Amor fraterno e hipocrisia: Paulo quando
trata desse assunto é devido a arrogância que alguns irmãos
estavam tendo na igreja de Roma, o apóstolo recomenda que o amor
fraternal seja genuíno e não hipócrita entre os cristãos. E se
o irmão estiver cometendo essa falha que possa se corrigir, pois
é pior conviver com alguém problemático e não enxerga seus
próprios erros.
|
Na alegria e na tristeza: jargão típico
em casamentos, porém o apóstolo deixa claro aos romanos que a
igreja deve ser mais participativa com os assuntos dos membros, se
alegrando quando for o momento e consolando quando for a hora. Ele
declara esta situação, pois a inveja e a desumanidade era
presente naquele lugar na época – não muito diferente de hoje
– ao ponto do pessoal torcer pelo fracasso do próximo, e nem
sendo solidário com a dor alheia – tem gente que precisa apenas
de um abraço.
|
Resumindo, a igreja
atualmente deve trabalhar em conjunto, sem extrapolar os limites e
nem os relacionamentos, aplicando os dons com sabedoria e para o bem
coletivo, dessa maneira o resultado será positivo para a comunidade
cristã (a igreja).

Nenhum comentário:
Postar um comentário