Olá, estamos
percorrendo o livro do profeta Isaías, e desta vez o foco será
sobre a justiça. Então aperte morfar e bons estudos.
Na quarta lição da
Escola Dominical o assunto abordado pelo comentarista Claiton Ivan é
sobre a justiça, na verdade, a injustiça cometida pelo povo de
Israel nos tempos do profeta Isaías. Para tanto, o trabalho é
dividido em três sessões sendo estudado temáticas como: a
injustiça e a opressão, arrogância, misericórdia, justiça de
Deus e muito mais.
No primeiro ponto da
aula o comentarista discorre sobre os problemas presenciados pelo
profeta durante o seu ministério principalmente no Reino de Judá.
Entenda.
Justiça: o
sentido da palavra atualmente remete ao comprimento de leis morais em
prol de alguém que foi prejudicado de alguma forma. Na época da
Bíblia o significado era a obediência sobre a lei de Deus e sua
justiça, no entanto, isso deixou de acontecer na período do
profeta. Literalmente, o Reino de Judá, especificamente, estava
caminhando para um colapso, a destruição e ruína era eminente.
A opressão
oficializada: como citado nas lições anteriores a prosperidade
cresceu os olhos dos israelitas, principalmente os reis e
governantes, causando dessa maneira o crescimento também da
injustiça e justo dela a opressão sobre a população mais pobre de
Israel, no caso os fracos, órfãos e viúvas. Detalhe, a opressão
não era algo exclusivo da elite israelense, os pobres que tinham
algo – mesmo que pouco – a mais que o próximo estes faziam
questão de oprimir igualmente seu semelhante.
A justiça como
instrumento de triunfo: a justiça era algo bom, honesto e
harmonioso para humanidade, pois promovia principalmente dignidade
entre as pessoas e até igualdade. No entanto, isso passava longe nos
dias de Isaías como profeta, ele presenciou inúmeras atitudes
erradas por parte do povo, onde Deus disse que deveriam agir de forma
justa, os isralitas faziam o contrário.
A injustiça no
mundo atual: nesta parte o comentarista associa a injustiça dos
tempos bíblicos com nossa realidade atual. Bem, se na época de
Isaías era triste com tanto problemas, imagina agora! É irmão
contra irmão, são igrejas capitalistas, preconceito, violências e
a lista só aumenta.
No segundo ponto do
estudo o foco é a arrogância dos poderosos e dos favorecidos de
Israel, e sobre isso o principal efeito desse problema, o orgulho.
Entenda.
A descrição da
arrogância pelo profeta: em seu livro o profeta Isaías descreve
sobre a arrogância praticada pelo povo Israel, mais precisamente,
dos habitantes do Reino do Sul (Judá). Ele descrevia com essas
pessoas agiam, o profeta não era contra vestimenta e outras coisas,
o problema estava na forma que os governantes e/ou pessoas poderosas
usavam esses objetos. Literalmente de forma abusiva apenas para
mostrar o seu poder e suas poses praticando assim a arrogância e
sobre tudo o orgulho.
Um pecado
abominável: aqui o autor se voltou para comentar sobre o
orgulho, pecado que surgiu desde a tentativa de golpe de Lúcifer no
céu, se passando por Adão e Eva, e chegando nos tempos de Isaías,
e claro hoje. Resumindo, devido os problemas praticados pelo homem,
como injustiça, arrogância, mentira e etc, se a humanidade não
procurar uma solução, eles mesmos podem se destruir por razão
simplesmente do orgulho.
Os males do orgulho:
aqui relembramos novamente sobre o orgulho, ele é algo contrário a
Deus, onde se valoriza o “eu” e esquece dos outros. É
literalmente uma bomba relógio para a destruição do homem. E para
se viver em sociedade é preciso ter harmonia entre as pessoas.
No terceiro e último
ponto do estudo o comentarista desenvolve a conversa falando sobre a
misericórdia e a justiça de Deus.
O profeta prediz a
ruína: injustiça, opressão, arrogância e orgulho, só com
isso não daria outra coisa as profecias do profeta Isaías, o Reino
de Judá como Israel toda não teria outro destino que a destruição
– a escravidão no caso.
Humildade: tudo
seria resolvido se o povo de Israel tivesse uma única atitude:
humildade. Em outras palavras, era necessário apenas o povo se
humilhar e pedir perdão ao Senhor e volta “ao início de tudo”.
A justiça de Deus:
o Senhor não brinca em serviço! Sua justiça é boa para aqueles
que confiam no Criador, no entanto, também serve como corretivo
quando este está agindo errado e de forma pecaminosa como era Israel
naquele tempo. Como bem sabemos Deus protegeu muitas vezes o seu
povo, porém deixou ele ser escravo em terra estranha para que assim
se arrependessem e voltassem “ao início”, então sentiu a
justiça de Deus aqui?
Conclusão: é
como diz o ditado, “a justiça de Deus tarda, mas não falha”! O
povo de Israel descobriu isso naquela de Isaías, na verdade, foi
alertada sobre isso, mas como sabemos não deram ouvidos e deu no que
deu. Nosso papel como cristão, também é agir como o profeta:
anunciar, denunciar e alertar os problemas vividos pela sociedade na
tentativa de provocar o seu conserto, o retorno e o “ressurgimento”
da justiça entre os homens e inclusivamente como Deus.
#JustiçaNoSéculo21
Está foi nossa prévia
da próxima lição da Escola Dominical para a turma dos jovens,
esperamos que tenha ajudado em seus estudos, e te aguardamos em breve
em outra Preview. Se tiver dúvidas ou sugestões não deixe de
comentar logo abaixo. Inter!

Nenhum comentário:
Postar um comentário