Olá, estamos quase lá.
Está é a penúltima lição do trimestre que fala sobre o livro do
profeta Isaías. Aperte morfar e confira o estudo da semana.
A 12ª aula é focado
na mensagem de esperança ministrada pelo profeta ao povo de Israel
que estava sendo escravizado pelos babilônicos. Nesse sentido, o
estudo engloba três partes, tendo como assunto: a figura
evangelística do profeta, as boas-novas, salvação e esperança;
estes são alguns dos temas propostos.
No primeiro ponto do
estudo, o comentarista Claiton Ivan trabalha sobre o profeta em sua
figura como evangelista, quando este tentou animar a nação de
Israel promovendo uma mensagem de esperança sobre o povo que estava
sendo levado como cativo a Babilônia. Sobre isso, Isaías queria
lembrar ao povo que mesmo no castigo Deus estava com eles e que as
boas-novas logo chegariam. Aqui podemos entender também que além da
libertação da escravidão, a mensagem fala claramente do papel de
Jesus enquanto Boas-Novas de Salvação sobre todas as nações do
mundo.
Já no segundo ponto o
autor da lição explica mais sobre as boas-novas. A expressão vem
do hebraíco basar, que no grego é euangelizo, logo
entendemos como sendo “evangelho”. No comentário a palavra tem
três significados, ou três importâncias na vida do cristão.
Primeiro, Evangelho é uma pessoa, em outras palavras é Cristo. Como
citado no tópico anterior, as boas-novas transmitidas por Isaías na
sua época tinham um significado futuro que era a vinda do Messias
que traria uma nova mensagem, está cheia de salvação e esperança.
Segundo, Evangelho é uma mensagem, sim, Jesus não veio na Terra
simplesmente passear entre os humanos, mas trazer uma novidade aos
mortais que representava algo altamente glorioso, a salvação.
Último e terceiro, Evangelho é um estilo de vida. Não, não tem
nada haver com a adaptação chamada de “mundo gospel”, o estilo
de vida apresentado por Cristo é algo totalmente diferente, uma vida
de sacrifício (cruz) e principalmente de amor ao próximo, inimigo
ou não. Literalmente, devemos ser imitadores de Jesus.
No último e terceiro
ponto da lição o foco é a transmissão da mensagem, em outras
palavras, as boas-novas que são salvação e esperança para o povo
de Deus. Primeiramente Deus ampara no cativeiro. Aqui Isaías se
referia aos problemas que os israelitas teriam durante os anos na
Babilônia, que eles não deveriam esquecer do Senhor, pois o mesmo
estaria com eles os guardando e protegendo dos perigos presentes.
Segundo, Deus não é vingativo, Israel foi feita escrava, mas o
Senhor não deixaria a História do seu povo terminar ali, a
libertação logo viria. Terceiro e último, Deus derramaria o seu
Espirito sobre o povo. Bem, isso já aconteceu no livro de Atos, mas
sua presença é sentida até hoje entre os cristãos. A sua presença
transforma as pessoas e garante principalmente renovo físico e
espiritual para aqueles que estão doentes, cansados e distantes da
Casa do Senhor. Realmente, Deus é o cara.
Conclusão: O profeta
anuncia ao povo que o tempo de sofrimento está chegando ao fim, que
o castigo divino estava para terminar e bênçãos e salvação
estavam a caminho. Elas enfatizam o livramento, a redenção e a
glória do povo de Deus.
Está foi a prévia da
próxima aula da Escola Dominical, esperamos que tenha ajudado em seu
estudo e aguardamos você novamente em outra Preview. Se tiver
dúvidas ou sugestões comente logo abaixo. Inter!

Nenhum comentário:
Postar um comentário