sexta-feira, 4 de novembro de 2016

Preview - Aula #06: A institucionalização da adoração e do louvor


Olá, continuamos estudando os princípios básicos para uma genuína adoração ao Senhor. Então, aperte morfar e confira a previa da semana.


Na sexta lição da Escola Dominical o foco maior apontado pelo pastor Thiago Brazil é o funcionamento do louvor excedido pelo povo de Israel. Para tanto o estudo é dividido em três partes sendo trabalho assuntos como: adoração, um estilo de vida; critérios, normas e procedimentos; e a institucionalização da fé.

No primeiro ponto o comentarista explana sobre adoração que Israel deveria exercer após sua libertação do Egito. Para tanto, Deus transmitiu por meio de Moisés como funcionaria tudo – e não foi fácil, pois a galera tava um pouco enferrujada – Ele adotou o sacerdócio, aplicou regras, dias, horários e exigências para que o culto fosse feito de forma correta e separada, em outras palavras, que as práticas de adoração vistas e aplicadas anteriormente por Israel enquanto no Egito fossem largadas de vez. De forma resumida “tudo é do Senhor”, sobre isso, o povo o escolhido tinha o dever de agradecer pelas bênçãos enviadas por Deus a sua gente.

No segundo ponto o foco é a normatização da adoração, em outras palavras, os procedimentos e critérios que seriam tomados para o andamento correto da adoração ao Criador. Um deles envolvia os sacrifícios e ofertas entregues. Elas eram entregues de forma especial, ou seja, os judeus deveriam ter um cuidado redobrado quando o sacrifício seja animal ou vegetal. Outro ponto importante implantado por Deus em sua adoração era um local especial dedicado para louvor e a entrega dos sacrifícios, o tabernáculo, um templo móvel utilizado por Israel enquanto esteve no deserto, depois o local mudou para o Templo de Jerusalém, no período de Salomão e os reis subsequentes. E o último ponto levantado por Deus, um povo separado, em outras palavras, os levitas, os descendentes da tribo de Levi ficariam responsáveis por tudo relacionado a adoração e louvor ao Senhor, desde a entrega de sacrifícios até o manuseio de instrumentos ou preparativos pra o culto ou festejos ao Criador.

No terceiro e último ponto do estudo, o foco é voltado para nossa realidade atual. Segundo a opinião do comentarista a institucionalização é algo inevitável na igreja de hoje, pois o número de comunidades cristãs vem aumentando a cada ano e com isso conseqüências como explanação da denominação é algo comum principalmente no Brasil. A aquisição de bens por parte da igreja não é algo errado, pois vivemos uma realidade diferente da Bíblia, no entanto, o lado espiritual não deve ser esquecido, pois ela é algo muito importante na adoração ao Senhor. Sobre isso o monopólio na questão do louvor é algo errôneo nas denominações, pois cada cristão é preparado para ser sacerdote na Nova Aliança – essa desculpinha dos “só principais” não rola pra Deus – E por último devemos ter cuidado enquanto questões fora da igreja, pois a mistura entre igreja e vida secular é presente cada vez mais. Se isso não for algo dosado pode destruir a comunhão entre os irmãos, além de destruir a ética cristã ensinada da Bíblia. O que eles querem é acabar com a imagem da igreja enquanto exemplo de comunidade.

Conclusão: se, como detalhadamente vimos, a institucionalização da fé dos judeus não foi um momento de retrocesso ou fragilização do relacionamento do povo com Deus, mas ao contrário, um processo de amadurecimento e fortalecimento dos interesses coletivos, também devemos crer que não são normas ou legislações humanas que roubarão a essência de nossa adoração a Deus e de nossa comunhão uns com os outros.

Está foi a prévia da semana, esperamos você novamente aqui no site em outra oportunidade. Se tiver dúvidas ou sugestões comente logo abaixo. Inter!

Nenhum comentário:

Postar um comentário