Olá, esta é nossa
primeira conversa de 2016, para alguns o assunto é triste, mas é
necessário ser debatido. Então aperte morfar e vamos ao bate-papo.
O que se pensar sobre a
morte, que ela chega um dia para todo mundo! Que ela é um mal
necessário! Resultado de um pecado! Bem, conversar sobre a morte é
algo muito pesado para algumas pessoas, uma mais que as outras, pois
cada ser humano já teve certa experiência envolvendo esse estado
natural que se chega na vida. Sobre isso, queremos dialogar sobre
alguns pontos em questão sobre o tema.
![]() |
| Veja mais em nossa página no Facebook |
Sem rodeios e sem fugir
do foco, sim o estado de “morto” é uma consequência do pecado,
mas precisamente envolvendo “a queda” – Adão e Eva – após
os fatos ocorridos nesta fatídica história a morte arrumou morada
entre os homens. Para compreensão melhor veja um quadro abaixo.
A morte como resultado do
pecado
1 – Adão e Eva ficaram
agora sujeitos a morte física. Deus colocara a árvore da vida no
jardim do Éden para que, ao comer continuamente dela, o ser
humano nunca morresse (Gn 2.9);
2 – Adão e Eva ficaram
também morreram no sentido moral, Deus advertia Adão que se
comece do fruto proibido, ele certamente morreria (Gn 2.17);
3 – Adão e Eva também
morreram espiritualmente quando desobedeceram a Deus, pois isso
destruiu o relacionamento íntimo que tinham antes com Deus (Gn
3.6);
4 – Finalmente, a morte,
como resultado do pecado, importa em morte eterna. A vida eterna
viria pela obediência de Adão e Eva (Gn 3.22), ao invés disso,
a leia da morte eterna entrou em operação;
5 – A única maneira de
o ser humano escapar da morte em todos os seus aspectos é através
de Jesus Cristo, que “aboliu a morte e trouxe à luz a vida e a
incorrupção” (2 Tm 1.10).
Estudo: A
morte. Bíblia de Estudo Pentecostal.
Edição comemorativa: centenário
das Assembleias de Deus no Brasil. Pág 789.
|
Mesmo com a “burrada”
ocorrida no início de tudo, a morte não precisa ser vista como algo
maligno, claro que tem todo o fato de tristeza, pois a morte de um
ente querido é algo muito pesado para os familiares e pessoas
próximas. Porém o fato afeta os cristãos e as demais pessoas de
formas diferentes, em outras palavras, os salvos em Cristo tem uma
noção do que é guardado após o “adormecer para a eternidade”,
isto gera certo alívio. Entenda porque.
A morte física do crente
1 – A morte, para os
salvos, não é o fim da vida, mas um novo começo. Neste caso,
ela não é um terror, mas um meio de transição para uma vida
mais plena;
2 – A Bíblia refere-se
à morte do crente em termos consoladores. Por exemplo, ela afirma
que a morte do santo “Preciosa é à vista do Senhor” (Sl
116.15);
3 – Quanto ao estado dos
salvos, entre sua morte e a ressurreição do corpo, as Escrituras
ensinam o seguinte:
a
– No momento da morte, o crente é conduzido à presença de
Cristo;
b
– Permanece em plena consciência e desfruta de alegria diante
da bondade e amor de Deus;
c
– O céu é como um lar, um maravilhoso lugar de repouso e
segurança e de convívio e comunhão com os santos;
d
– O viver no céu incluirá a adoração e o louvor a Deus;
e
– Os salvos nos céu, até o dia da ressurreição do corpo, não
são espíritos incorpóreos e invisíveis, mas seres dotados de
uma forma corpórea celestial temporária;
f
– No céu, os crentes conservam sua identidade individual;
g
– Os crentes que passam para o céu continuam a almejar que os
propósitos de Deus na terra se cumpram.
4 – Embora o salvo tenha
grande esperança e alegria ao morrer, os demais crentes que ficam
não deixam de lamentar a morte de um ente querido.
Estudo: A morte. Bíblia
de Estudo Pentecostal.
Edição comemorativa: centenário
das Assembleias de Deus no Brasil. Pág 789.
|
Por essa razão da pra
entender o motivo pelo qual muitos cristão “adoram” utilizar o
jargão “morrer é lucro” - versículo em Filipenses 1.21 - pois
muitos tem certeza da salvação – ou são muito corajosos, ou
gostam de disfarçar o medo - Por fim, podemos tirar da morte que é
algo que vai acontecer com qualquer um e em qualquer momento da vida,
alguns serão trágicos, outros terão uma morte serena, e que
ninguém está pronto para ocorrido – no caso dos familiares –
pois é sempre um momento triste. No entanto a vida continua e não
devemos ficar apegados com o passado, mas guardar as melhores
recordações daquele que se foi, pois o reencontro poderá ocorrer
no Reino de Cristo. Então diga adeus a tristeza, porque coisas novas
virão. #UmaVidaSeVaiParaOutraChegar.
Bem, este foi o
primeiro Morphin de 2016, esperamos que tenha gostado da conversa e
te aguardamos para a próxima. Para dúvidas ou sugestões, comente
logo abaixo e até mais.



Nenhum comentário:
Postar um comentário