quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

Morphin #11 - Morte: queda, tristeza e "lucro"


Olá, esta é nossa primeira conversa de 2016, para alguns o assunto é triste, mas é necessário ser debatido. Então aperte morfar e vamos ao bate-papo.

O que se pensar sobre a morte, que ela chega um dia para todo mundo! Que ela é um mal necessário! Resultado de um pecado! Bem, conversar sobre a morte é algo muito pesado para algumas pessoas, uma mais que as outras, pois cada ser humano já teve certa experiência envolvendo esse estado natural que se chega na vida. Sobre isso, queremos dialogar sobre alguns pontos em questão sobre o tema.

Veja mais em nossa página no Facebook

Sem rodeios e sem fugir do foco, sim o estado de “morto” é uma consequência do pecado, mas precisamente envolvendo “a queda” – Adão e Eva – após os fatos ocorridos nesta fatídica história a morte arrumou morada entre os homens. Para compreensão melhor veja um quadro abaixo.

A morte como resultado do pecado

1 – Adão e Eva ficaram agora sujeitos a morte física. Deus colocara a árvore da vida no jardim do Éden para que, ao comer continuamente dela, o ser humano nunca morresse (Gn 2.9);
2 – Adão e Eva ficaram também morreram no sentido moral, Deus advertia Adão que se comece do fruto proibido, ele certamente morreria (Gn 2.17);
3 – Adão e Eva também morreram espiritualmente quando desobedeceram a Deus, pois isso destruiu o relacionamento íntimo que tinham antes com Deus (Gn 3.6);
4 – Finalmente, a morte, como resultado do pecado, importa em morte eterna. A vida eterna viria pela obediência de Adão e Eva (Gn 3.22), ao invés disso, a leia da morte eterna entrou em operação;
5 – A única maneira de o ser humano escapar da morte em todos os seus aspectos é através de Jesus Cristo, que “aboliu a morte e trouxe à luz a vida e a incorrupção” (2 Tm 1.10).

Estudo: A morte. Bíblia de Estudo Pentecostal.
Edição comemorativa: centenário das Assembleias de Deus no Brasil. Pág 789.

Mesmo com a “burrada” ocorrida no início de tudo, a morte não precisa ser vista como algo maligno, claro que tem todo o fato de tristeza, pois a morte de um ente querido é algo muito pesado para os familiares e pessoas próximas. Porém o fato afeta os cristãos e as demais pessoas de formas diferentes, em outras palavras, os salvos em Cristo tem uma noção do que é guardado após o “adormecer para a eternidade”, isto gera certo alívio. Entenda porque.

A morte física do crente

1 – A morte, para os salvos, não é o fim da vida, mas um novo começo. Neste caso, ela não é um terror, mas um meio de transição para uma vida mais plena;
2 – A Bíblia refere-se à morte do crente em termos consoladores. Por exemplo, ela afirma que a morte do santo “Preciosa é à vista do Senhor” (Sl 116.15);
3 – Quanto ao estado dos salvos, entre sua morte e a ressurreição do corpo, as Escrituras ensinam o seguinte:
a – No momento da morte, o crente é conduzido à presença de Cristo;
b – Permanece em plena consciência e desfruta de alegria diante da bondade e amor de Deus;
c – O céu é como um lar, um maravilhoso lugar de repouso e segurança e de convívio e comunhão com os santos;
d – O viver no céu incluirá a adoração e o louvor a Deus;
e – Os salvos nos céu, até o dia da ressurreição do corpo, não são espíritos incorpóreos e invisíveis, mas seres dotados de uma forma corpórea celestial temporária;
f – No céu, os crentes conservam sua identidade individual;
g – Os crentes que passam para o céu continuam a almejar que os propósitos de Deus na terra se cumpram.
4 – Embora o salvo tenha grande esperança e alegria ao morrer, os demais crentes que ficam não deixam de lamentar a morte de um ente querido.

Estudo: A morte. Bíblia de Estudo Pentecostal.
Edição comemorativa: centenário das Assembleias de Deus no Brasil. Pág 789.

Por essa razão da pra entender o motivo pelo qual muitos cristão “adoram” utilizar o jargão “morrer é lucro” - versículo em Filipenses 1.21 - pois muitos tem certeza da salvação – ou são muito corajosos, ou gostam de disfarçar o medo - Por fim, podemos tirar da morte que é algo que vai acontecer com qualquer um e em qualquer momento da vida, alguns serão trágicos, outros terão uma morte serena, e que ninguém está pronto para ocorrido – no caso dos familiares – pois é sempre um momento triste. No entanto a vida continua e não devemos ficar apegados com o passado, mas guardar as melhores recordações daquele que se foi, pois o reencontro poderá ocorrer no Reino de Cristo. Então diga adeus a tristeza, porque coisas novas virão. #UmaVidaSeVaiParaOutraChegar.

Siga-nos também no Twitter e no  Google+

Bem, este foi o primeiro Morphin de 2016, esperamos que tenha gostado da conversa e te aguardamos para a próxima. Para dúvidas ou sugestões, comente logo abaixo e até mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário