sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Preview - As necessidades espirituais dos judeus


Olá, continuamos estudando a carta aos romanos escrita por Paulo. Então aperte morfar e bons estudos.

Estamos na terceira aula do trimestre, mas antes queremos relembrar que na lição anterior estudamos as recomendações de Paulo aos gentios que participavam da comunidade cristã de Roma, e desta vez, veremos o “puxão de orelha” do apóstolo em cima dos judeus-cristãos. Para tanto, o estudo é dividido em três partes, sendo abordado temáticas como jugo da lei, hipocrisia, legalismo, orgulho, circuncisão e muito mais.

No primeiro tópico o Pastor Natalino das Neves trabalha sobre o jugo da lei sobre os judeus. Ele comenta o mal hábito que os judeus daquela época tinha sobre os gentios – que eram muitos – um deles era a mania de julgar, em outras palavras, apontar defeitos e afirmar certa superioridade por razão das suas raízes quanto nação escolhida por Deus. Porém o Senhor não aprovava essa postura como Paulo deixou claro em sua carta. Um dos pontos era que diferente dos homens, Deus nunca fez ou fará acepção de pessoas, Jesus foi um exemplo quando esteve na Terra – só ver quem andava junto dEle -. Outro ponto levantado pelo apóstolo era como os valores cristãos – a consciência moral dos gentios – tinha importância igual ou maior que a Lei judaica, e sobre isso os judeus não conseguiam nem imagina, eles continuavam presos aos seus atos culturais.

Na segunda sessão, o comentarista aborda sobre a hipocrisia que os judeus cometiam. A recomendação de Paulo era o abandono, pois isto provocava contenda dentre eles e os gentios, porque os judeus tinha um sentimento de superioridade devido suas raízes judaicas, se sentindo mais abençoado que os demais cristãos (gentios). E sobre isso, eles se achavam no direto de “liderar” os gentios afirmando que eles tinha conhecimento maior sobre os ensinamentos cristãos, porém Paulo diz o contrário e afirma que eles eram “tão” cegos quanto os gentios. Isto tudo envergonhava a Deus por causa da hipocrisia dos judeus que resultava na desunião com os gentios.

No terceiro e último ponto da lição, o autor Natalino das Neves fala do ritualismo que os judeus insistiam em continuar mesmo tendo virado cristãos, e que isso afetava tanto sua comunhão horizontal como a vertical. A circuncisão era um dos pontos sobre o ritualismo, os judeus acreditavam que quem não seguisse está prática nunca estaria perto de Deus realmente, no entanto Paulo lembra a eles que o coração limpo e reto – interior – era mais válido ao Senhor, que qualquer ato no corpo – externo -. Em outras palavras, Jesus disse que o ser humano é contaminado pelo que está dentro do seu coração e não no seu exterior (Mt 7.15). E outro ponto questionado por Paulo era a falta de humildade que os judeus adquiriram por meio dos anos, isto como consequência foi a expansão dos evangelho, melhor, os judeus tinham o privilegio de ser o povo escolhido e protegido por Deus, mas devido suas ações contrárias, os judeus perderam o direito exclusivo de possuírem a revelação divina, sendo está oferecida também aos gentios, e onde eles abraçaram de livre vontade os ensinamentos do Senhor.

Nisto chegamos a conclusão, que assim como os judeus em Roma, em nossa época existe muitos cristãos que agem igualmente aos pontos levantados na aula: jugo, hipocrisia, orgulho, inveja e etc., e sobre isto devemos sempre está atentos e evitar, pois para Deus ninguém é melhor e diferente do ser humano, o ponto maior para o Senhor é o coração e não aparência física. Então cuidado com a pedra. #FéEBoasObras.

Está foi mais uma Preview das lições da Escola Dominical, esperamos que tenham gostado e até a próxima. E não esqueçam, dúvidas ou sugestões comentem logo abaixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário