Olá, continuamos
estudando a carta aos romanos escrita por Paulo. Então aperte morfar
e bons estudos.
Estamos na terceira
aula do trimestre, mas antes queremos relembrar que na lição
anterior estudamos as recomendações de Paulo aos gentios que
participavam da comunidade cristã de Roma, e desta vez, veremos o
“puxão de orelha” do apóstolo em cima dos judeus-cristãos.
Para tanto, o estudo é dividido em três partes, sendo abordado
temáticas como jugo da lei, hipocrisia, legalismo, orgulho,
circuncisão e muito mais.
No primeiro tópico o
Pastor Natalino das Neves trabalha sobre o jugo da lei sobre os
judeus. Ele comenta o mal hábito que os judeus daquela época tinha
sobre os gentios – que eram muitos – um deles era a mania de
julgar, em outras palavras, apontar defeitos e afirmar certa
superioridade por razão das suas raízes quanto nação escolhida
por Deus. Porém o Senhor não aprovava essa postura como Paulo
deixou claro em sua carta. Um dos pontos era que diferente dos
homens, Deus nunca fez ou fará acepção de pessoas, Jesus foi um
exemplo quando esteve na Terra – só ver quem andava junto dEle -.
Outro ponto levantado pelo apóstolo era como os valores cristãos –
a consciência moral dos gentios – tinha importância igual ou
maior que a Lei judaica, e sobre isso os judeus não conseguiam nem
imagina, eles continuavam presos aos seus atos culturais.
Na segunda sessão, o
comentarista aborda sobre a hipocrisia que os judeus cometiam. A
recomendação de Paulo era o abandono, pois isto provocava contenda
dentre eles e os gentios, porque os judeus tinha um sentimento de
superioridade devido suas raízes judaicas, se sentindo mais
abençoado que os demais cristãos (gentios). E sobre isso, eles se
achavam no direto de “liderar” os gentios afirmando que eles
tinha conhecimento maior sobre os ensinamentos cristãos, porém
Paulo diz o contrário e afirma que eles eram “tão” cegos quanto
os gentios. Isto tudo envergonhava a Deus por causa da hipocrisia dos
judeus que resultava na desunião com os gentios.
No terceiro e último
ponto da lição, o autor Natalino das Neves fala do ritualismo que
os judeus insistiam em continuar mesmo tendo virado cristãos, e que
isso afetava tanto sua comunhão horizontal como a vertical. A
circuncisão era um dos pontos sobre o ritualismo, os judeus
acreditavam que quem não seguisse está prática nunca estaria perto
de Deus realmente, no entanto Paulo lembra a eles que o coração
limpo e reto – interior – era mais válido ao Senhor, que
qualquer ato no corpo – externo -. Em outras palavras, Jesus disse
que o ser humano é contaminado pelo que está dentro do seu coração
e não no seu exterior (Mt 7.15). E outro ponto questionado por Paulo
era a falta de humildade que os judeus adquiriram por meio dos anos,
isto como consequência foi a expansão dos evangelho, melhor, os
judeus tinham o privilegio de ser o povo escolhido e protegido por
Deus, mas devido suas ações contrárias, os judeus perderam o
direito exclusivo de possuírem a revelação divina, sendo está
oferecida também aos gentios, e onde eles abraçaram de livre
vontade os ensinamentos do Senhor.
Nisto chegamos a
conclusão, que assim como os judeus em Roma, em nossa época existe
muitos cristãos que agem igualmente aos pontos levantados na aula:
jugo, hipocrisia, orgulho, inveja e etc., e sobre isto devemos sempre
está atentos e evitar, pois para Deus ninguém é melhor e diferente
do ser humano, o ponto maior para o Senhor é o coração e não
aparência física. Então cuidado com a pedra. #FéEBoasObras.
Está foi mais uma
Preview das lições da Escola Dominical, esperamos que tenham
gostado e até a próxima. E não esqueçam, dúvidas ou sugestões
comentem logo abaixo.

Nenhum comentário:
Postar um comentário