sexta-feira, 14 de outubro de 2016

Preview - Aula #03 - A adoração após a Queda


Olá, dando seguimento ao nosso assunto do trimestre, vamos focar na história de Caim. Então aperte morfar e confira a prévia da próxima aula.

Na terceira lição vamos entender sobre a adoração a partir do trágico assassinato de Abel por Caim. Para tanto, Thiago Brazil divide o estudo em três partes sendo visto temas como: primeiros anos após a Queda, louvor por dor e Deus e a injustiça.

No primeiro ponto o comentarista relembra um pouco da história dos filhos de Eva, assim como quem eram e o que eles faziam. E entrando nesse caso, aprendemos sobre adoração naquela época e como isso pode virá caso de morte na família. Resumindo, há várias teorias em respeito de Caim sobre sua maldade, personalidade e etc., no entanto, o que podemos tirar deste episódio é que atualmente existe inúmeros “Cains” nas igrejas que entregam qualquer coisa e de qualquer jeito, achando que estão dando o seu melhor, porém não está recebendo nada deles.

Já no segundo ponto, Brazil reflete sobre a consequência da adoração de Caim, lembrando que isto é antes do trágico fato. O filho de Adão de alguma maneira – que não é clara na Bíblia – descobriu que sua adoração não foi aceita por Deus ao contrário da feita por seu irmão, isto revelou uma face oculta na alma do personagem. O Pai orienta Caim sobre os resultados que podem ocorrer se deixar a raiva, a ira e o ódio tomarem em seu coração. Deus não estava punindo Caim, apenas conscientizando, mas a ira dele sobre o irmão foi tanta que não deu ouvidos ao Criador e o fim foi aquele que conhecemos, ele matou Abel por simples inveja.

No último e terceiro ponto da lição tiramos o que aprendemos com este episódio envolvendo os irmãos. Primeiro, Deus não fica inerte perante a injustiça. Depois do fato ocorrido, Caim teve que ir embora pois o mesmo seria perseguido e provavelmente morto – claro que o Senhor não deixou ele a merce da própria sorte. Segundo, nas igrejas sempre haverá “Cains” e “Abéis”, o que devemos fazer é sermos verdadeiros em nossa adoração entregando o melhor, não por aparência, mas de coração. E terceiro, Deus não teve culpa sobre a escolha de Caim em matar o seu irmão. O mal existe em cada um de nós, e são nossas escolhas que equivale aos resultados futuros. E por fim, não devemos desistir da vida em sociedade por causa do medo, inveja, raiva, ódio e etc., temos que acreditar no Senhor, pois os atrativos do mundo não são melhores que o amor de Deus por nós.

Conclusão: partindo do olhar construído durante toda esta lição, podemos afirmar que há dois tipos de pessoas que se apresentam diante do Pai em adoração: Aquelas que reconhecem a soberania dEle, e por isso são capazes de darem o melhor de si; e as outras que não podem dar a Deus o melhor de si porque estão envoltos em maldade e inveja. Para estes há punição, para aqueles Deus destina amor, paz e redenção.

Está foi a prévia da semana sobre a temática adoração. Esperamos que tenha ajudado em seus estudos e te aguardamos novamente aqui em outra Preview. Pra não esquecer, se tiver dúvidas ou sugestões comente logo abaixo. Inter!

Nenhum comentário:

Postar um comentário