Olá, dando seguimento
ao nosso assunto do trimestre, vamos focar na história de Caim.
Então aperte morfar e confira a prévia da próxima aula.
Na terceira lição
vamos entender sobre a adoração a partir do trágico assassinato de
Abel por Caim. Para tanto, Thiago Brazil divide o estudo em três
partes sendo visto temas como: primeiros anos após a Queda, louvor
por dor e Deus e a injustiça.
No primeiro ponto o
comentarista relembra um pouco da história dos filhos de Eva, assim
como quem eram e o que eles faziam. E entrando nesse caso, aprendemos
sobre adoração naquela época e como isso pode virá caso de morte
na família. Resumindo, há várias teorias em respeito de Caim sobre
sua maldade, personalidade e etc., no entanto, o que podemos tirar
deste episódio é que atualmente existe inúmeros “Cains” nas
igrejas que entregam qualquer coisa e de qualquer jeito, achando que
estão dando o seu melhor, porém não está recebendo nada deles.
Já no segundo ponto,
Brazil reflete sobre a consequência da adoração de Caim, lembrando
que isto é antes do trágico fato. O filho de Adão de alguma
maneira – que não é clara na Bíblia – descobriu que sua
adoração não foi aceita por Deus ao contrário da feita por seu
irmão, isto revelou uma face oculta na alma do personagem. O Pai
orienta Caim sobre os resultados que podem ocorrer se deixar a raiva,
a ira e o ódio tomarem em seu coração. Deus não estava punindo
Caim, apenas conscientizando, mas a ira dele sobre o irmão foi tanta
que não deu ouvidos ao Criador e o fim foi aquele que conhecemos,
ele matou Abel por simples inveja.
No último e terceiro
ponto da lição tiramos o que aprendemos com este episódio
envolvendo os irmãos. Primeiro, Deus não fica inerte perante a
injustiça. Depois do fato ocorrido, Caim teve que ir embora pois o
mesmo seria perseguido e provavelmente morto – claro que o Senhor
não deixou ele a merce da própria sorte. Segundo, nas igrejas
sempre haverá “Cains” e “Abéis”, o que devemos fazer é
sermos verdadeiros em nossa adoração entregando o melhor, não por
aparência, mas de coração. E terceiro, Deus não teve culpa sobre
a escolha de Caim em matar o seu irmão. O mal existe em cada um de
nós, e são nossas escolhas que equivale aos resultados futuros. E
por fim, não devemos desistir da vida em sociedade por causa do
medo, inveja, raiva, ódio e etc., temos que acreditar no Senhor,
pois os atrativos do mundo não são melhores que o amor de Deus por
nós.
Conclusão: partindo do
olhar construído durante toda esta lição, podemos afirmar que há
dois tipos de pessoas que se apresentam diante do Pai em adoração:
Aquelas que reconhecem a soberania dEle, e por isso são capazes de
darem o melhor de si; e as outras que não podem dar a Deus o melhor
de si porque estão envoltos em maldade e inveja. Para estes há
punição, para aqueles Deus destina amor, paz e redenção.
Está foi a prévia da
semana sobre a temática adoração. Esperamos que tenha ajudado em
seus estudos e te aguardamos novamente aqui em outra Preview. Pra não
esquecer, se tiver dúvidas ou sugestões comente logo abaixo. Inter!

Nenhum comentário:
Postar um comentário