sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Preview - Adão e o pecado


Olá, estamos de volta com mais uma resenha da Escola Dominical. Então aperte morfar e bons estudos.

Na sétima lição da Escola Dominical voltada para os jovens, o Pastor Natalino das Neves esboça sobre Adão e as consequências obtidas pelas escolhas – erradas – tomadas pelo personagem e que afetou à todos, por anos e anos. Para tanto, o estudo é dividido em três partes, sendo abordado assuntos referente ao pecado, a morte, o que havia antes da lei, Adão versus Jesus, além dos juros equivalente da Queda.

No primeiro tópico, o comentarista retrata sobre o Adão, na verdade as consequências que resultaram de seu pecado. O apóstolo Paulo quando fala sobre o pecado e a morte tem que lembrar do “paciente zero”, no caso, Adão. Eva teve sua culpa na história, porém o “primeiro homem” tinha total conhecimento do certo e do errado, e não pensou duas vezes em qual lado escolher para seguir e infelizmente deu no que deu. O personagem ainda queria sair de esperto, jogando a culpa no outro, aqui a Eva, porém Deus colocou ele no lugar e afirmou que Adão provocou a entrada do pecado no mundo – um efeito dominó que dura até hoje – Com o pecado, a morte veio como bônus para o mundo, sem forma de escapar dela. E ela não veio apenas para Adão, mas é como uma doença hereditária passando de geração a geração, onde o único tratamento e remédio para se livrar da doença é o Filho de Deus, Jesus Cristo.

No ponto dois do estudo, o Pastor das Neves destaca a Lei em detrimento do pecado no mundo. Paulo ao escrever para os romanos lembra que a Lei Mosaica foi feita para advertir sobre o pecado e punir os erros cometidos pelo povo de Israel, porém o apóstolo relata que o pecado era, é mais antigo que a própria Lei, e Adão não vivia pela lei, porém o próprio Deus repassou recomendações que ele deveria seguir e assim vivesse reto e justo na Terra – coisa que não aconteceu – E sobre isso, sem a lei o “primeiro homem” desobedeceu, imagina se fosse no tempo da Lei. Não é de hoje que o “proibido é mais legal”, na época da Bíblia isso já era real, e causou problemas como todos nós sabemos. No final, o autor da lição faz um comparativo entre Adão e Jesus, sendo que um é oposto do outro: Adão tinha a vida perfeita e era “perfeito”, mas escolheu desobedecer, já Jesus não tinha a vida perfeita, viveu a realidade judaica, porém foi perfeito durante sua passagem na Terra. Dessa maneira fazendo pensar qual seria a melhor forma de seguir na vida, e claro, garantir a eternidade.

No terceiro e último espaço da lição o autor trabalha sobre o juízo de Deus sobre o pecado. Paulo ao falar do pecado de Adão relata que o mesmo se estende para toda a humanidade – ontem, hoje, sempre – porém cada um é responsável pelo pecado, em outras palavras, vai depender unicamente do indivíduo se livrar da “maldição” desencadeada por Adão na Terra. Além disso, o Pastor Natalino faz um paradoxo interessante entre a Lei e a morte: se vivêssemos sobre ela a pena de morte seria algo comum e normal para qualquer nação, inclusive a brasileira – lembrando que no Brasil, pena de morte não é regulamentada – Por último, o comentarista traz os conceitos sobre a morte e como ela reflete na consequência do pecado. Veja o quadro.

Conceitos básicos sobre a morte

a) a morte física, a qual toda humanidade está sujeita;
b) a morte espiritual, que ocorre quando o ser humano vive na prática do pecado;
c) a morte eterna, a pior de todas, pois ocorre quando não há mais possibilidade de mudança de situação, trata-se da condenação da separação eterna de Deus.

Estas mortes são consequências da transgressão humana, a relação de causa e efeito.

Portanto, o pecado e a morte será algo que irá assombrar a humanidade por muitos e muitos anos, até a volta de Cristo, no entanto Jesus se sacrificou para que nossa vida na Terra não seja em vão e que pudéssemos viver corretamente e santos como Deus queria desde o começo com Adão, e dessa forma no final o encontro com o Pai seja apenas com glórias e alegria. #MorteXJesus_JesusWins

Assim terminamos mais uma Preview da Escola Dominical sobre o material dos jovens, esperamos você na próxima. E não esqueça, dúvidas e/ou sugestões comente logo abaixo. Inter!

Nenhum comentário:

Postar um comentário